Funss de Jundiaí capacita centenas de pessoas
Funss de Jundiaí já ofereceu mais de 4.700 vagas de cursos gratuitos neste ano

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) já disponibilizou, de janeiro até junho deste ano, 4.726 vagas gratuitas em cursos gratuitos de qualificação profissional, workshop e oficinas. Em 2018, foram ofertadas 5 mil vagas de cursos profissionalizantes no município.

De acordo com o levantamento da instituição, o mês que teve mais capacitações foi abril, com 40 cursos oferecidos. Até o momento, junho conta com 37 módulos abertos.

Segundo a presidente do Fundo Social, Vanessa Machado, a iniciativa é possível graças aos esforços da Administração e às parcerias estabelecidas com instituições de ensino renomadas, que viabilizam os módulos sem gerar gastos aos cofres públicos.

Wilians Rodrigues Poiatti, de 42 anos, morador no bairro Ponte São João, aproveitou a oportunidade oferecida pelo Fundo Social e garantiu uma vaga no curso de Salgadeiro. Desempregado desde 2014, o engenheiro elétrico sonha, hoje, em abrir uma confeitaria com a esposa.

“Ela já fez alguns cursos no Funss e, por isso, conheci o trabalho da unidade. Estou muito feliz porque, certamente, não teria capital para recomeçar e custear um módulo como este”, afirma.

Já a Débora Krum Roda, de 45 anos, soube da oportunidade de se qualificar, gratuitamente, por meio de uma vizinha, que tomou conhecimento pelas redes sociais. De olho na possibilidade de abrir o próprio negócio, está satisfeita com os aprendizados já obtidos.

“Acreditava que conhecia tudo sobre higienização de alimentos, por exemplo. Mas, na verdade, sabia alguns macetes de cozinha. Com as técnicas aprendidas, aqui, garanto segurança alimentar, sabores diferentes e zero desperdício de insumos”, explicou.

LEIA TAMBÉM:

Jundiaí abre inscrições para curso de artesanato

Jundiaí abre 200 vagas em capacitações gratuitas na próxima semana

Além dos cursos oferecidos na sede do Fundo Social de Solidariedade, dentro do Parque da Uva, o Funss também realiza capacitações descentralizadas, em locais mais afastados da região central. De janeiro até maio, 651 vagas gratuitas foram descentralizadas e disponibilizadas à população.

Além do Jardim Santa Gertrudes, também já foram contemplados bairros como Morada das Vinhas, Vista Alegre, Vila Esperança, Jardim Novo Horizonte, Jardim das Tulipas, Almerinda Chaves, Traviú, entre outros.

“A descentralização atende a um compromisso do Governo em levar o conhecimento e a capacitação profissional onde a população se encontra. Por isso, não medimos esforços para programá-los, de acordo com a necessidade de cada local”, concluiu a diretora do Funss, Francine Picardi.