Gabriel e a mãe foram convidados pelo programa. (Foto: Tribuna de Jundiaí/Reprodução TV Globo)
Gabriel e a mãe foram convidados pelo programa. (Foto: Tribuna de Jundiaí/Reprodução TV Globo)

O jovem Gabriel Souza, vítima de notícias falsas divulgadas em grupos de moradores do bairro Eloy Chaves nas redes sociais, esteve hoje (14) no programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, na TV Globo.

Na última semana, o caso do garoto repercutiu dentro e fora do município quando moradores do Ermida tiraram fotos sem consentimento e divulgaram em grupos o colocando como “suspeito” de fotografar casas com o intuito de praticar roubo.

No programa, a mãe de Gabriel, também convidada, falou sobre o seu sentimento. “Você cria com toda a dedicação e vê tudo isso exposto dessa forma. Foi como se eu não conseguisse mais protegê-lo”, falou à Fátima. “Até que ponto você tem o direito de tirar foto de outra pessoa e expor?”.

[tdj-leia-tambem]

O psiquiatra convidado, Marco Antônio Abud, falou sobre as feridas que o preconceito causa. “O preconceito é isso: você não faz parte, você é excluído. E isso fere muito”. Ele completou dizendo sobre como transpassar essa barreira. “Eu falo que a solução contra o preconceito é a empatia, se colocar no lugar do outro”, completa.

Os advogados especialistas ouvidos pelo programa confirmaram que houve racismo e crimes de injúria racial e calúnia. Essa afirmação já havia sido afirmada pelo advogado Salvador Ferreira de Sousa Junior, em reportagem ao Tribuna de Jundiaí.

Gabriel disse que a justiça prevalecerá e que seu sonho continua inabalável: ser fotógrafo profissional.

(Foto: Tribuna de Jundiaí/Reprodução TV Globo)