Gestores e alunos de EMEB de Jundiaí discutem melhorias no Jardim Tulipas

Nesta semana, alunos da EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho se reuniram com gestores de Jundiaí para sugerir melhorias para o bairro Jardim Tulipas. Receberam as crianças os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Aloysio Queiroz (Mobilidade e Transporte).

A iniciativa de receber os estudantes está em consonância com o Programa Cidade das Crianças. Após realizarem visitas aos espaços, os estudantes prepararam um material para apresentar as sugestões. Elas dividiram as propostas em: Sustentabilidade, Sinalização, Parque Botânico, Meio Ambiente e Espaços para Aproveitar as Infâncias. Alguns dos pedidos foram ciclovia, espaço pet, plantio de árvores, revitalização e ampliação dos brinquedos, elementos que remetam à campanha pé de infância, entre outros.

Aluno do 4º ano, Pedro Almeida Silveira, de nove anos, afirma estar contente com a possibilidade de apresentar as sugestões aos gestores. “Trouxemos as ideias para que o bairro fique ainda mais legal do que já é”.

‘Cidade melhor para elas e para todos’

A Prefeitura de Jundiaí está desenvolvendo um Plano de Mobilidade, sob responsabilidade da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), além de um Plano de Revitalização do Parque Botânico Tulipas, liderado pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e damos essa abertura para elas expressarem as ideias e as formas de construir uma cidade melhor para elas e para todos. A partir de agora iremos analisar todas as solicitações, estudar a viabilidade de implantação e buscar um equilíbrio com os serviços já existentes no bairro”, comenta Parimoschi.

Uma nova reunião está prevista para o início do próximo ano, para apresentar o projeto a partir dos estudos que serão realizados a partir dos próximos dias. “Iremos compatibilizar o planejamento já existente com as demandas trazidas pelas crianças antes de dar um retorno sobre o que será possível executar. De qualquer forma, é muito importante vê-las, desde cedo, exercendo a cidadania. Jundiaí só tem a ganhar com isso”, avalia Adilson Rosa.  

[tdj-leia-tambem]