
O aposentado Hélio Bueno de Camargo já tem compromisso fixo em sua agenda: toda última segunda-feira do mês ele participa do Grupo de Homens, iniciativa da Clínica da Família Ponte São João, em Jundiaí. O projeto, criado para incentivar a prevenção de doenças e a promoção da saúde masculina, vem crescendo desde fevereiro, quando começou com oito integrantes. Hoje, já são mais de 20 participantes ativos.
Saúde do homem além do Novembro Azul
A cada encontro, diferentes temas são discutidos, ampliando o conhecimento sobre fatores de risco e hábitos saudáveis. Entre os assuntos já abordados estão colesterol, uso de medicamentos, testosterona, atividade física, gordura abdominal, hipertensão, diabetes e doenças renais.
Segundo o agente comunitário de saúde (ACS) Hiversen André Baroni, a proposta é mudar a relação dos homens com o cuidado médico.
“As estatísticas mostram que os homens somente buscam os serviços de saúde quando estão com doenças agravadas e, também, não aderem muito aos tratamentos. Além disso, muito se fala da saúde dessa população apenas no mês de novembro, focando o câncer de próstata. Nossa ideia foi romper esse ciclo e acolhê-los a partir de um trabalho contínuo, que oferta o cuidado indo além da consulta médica”, explica.
Multiplicadores de informação
Para o ACS Geovane Oliveira da Silva, os benefícios não ficam restritos apenas aos participantes.
“Eles começam a olhar para si, sendo promotores da própria saúde e também levam esse cuidado para as esposas, os filhos, para as pessoas que convivem junto deles. Desta forma, ainda ampliamos a educação em saúde e mais pessoas passam a adotar pequenos cuidados no dia a dia que fazem a diferença lá na ponta. Conseguimos evitar o agravamento de várias condições, melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, de maneira coletiva”, destaca.
Depoimentos dos participantes
Veterano do grupo, Hélio Camargo elogia a iniciativa. “É muito bom, porque esclarece muitas dúvidas e nós ficamos mais à vontade, já que são só homens. A data do encontro sempre fica na minha agenda”.
Já o aposentado João Valini ressalta o papel da convivência:
“Eu nunca participei de grupo assim e estou aproveitando bastante. A convivência com outros, poder fazer novas amizades é muito bom”.
Outras atividades na Clínica da Família
Além do Grupo de Homens, a Clínica da Família Ponte São João também oferece encontros de caminhada, ginástica laboral, pilates solo, grupos de sobrepeso e obesidade, neurodivergência, respiração e meditação, arteterapia, dança, acompanhamento de resultados de exames e Lian Gong. Para participar, basta procurar o equipamento de saúde e se informar sobre a programação.
Rede de atenção em Jundiaí
Em toda a rede de Atenção Básica de Jundiaí — Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família — há atividades em grupo voltadas para prevenção de doenças e promoção da saúde. As agendas ficam disponíveis em cada unidade de referência e estão abertas à comunidade.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4