Parques Jundiaí
Mundo das Crianças, Botânico e Parque da Cidade: juntos, somam 2 milhões de m² (Fotos: Divulgação/PMJ)

A qualidade de vida é um dos maiores cartões postais de Jundiaí. Com mais de 400 mil habitantes, a cidade se destaca pelas áreas verdes – a começar pela Serra do Japi – nos espaços de lazer e em locais para práticas esportivas. Alguns deles, inclusive, tem rendido elogios até internacionais, como é o caso do recém-criado Mundo das Crianças. Com obras em execução pela Prefeitura de Jundiaí e DAE S/A, em breve a cidade vai poder se orgulhar de outro feito: ter um espaço integrado maior que o Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Em entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí, o diretor-presidente da DAE, engenheiro Walter da Costa e Silva Filho, comentou sobre os próximos desafios em relação ao saneamento básico e também às áreas de lazer administradas pela empresa.

Ex-secretário de Serviços Públicos da Prefeitura, Walter participou da elaboração do Parque da Cidade, entregue na administração do ex-prefeito Miguel Haddad (PSDB), em 2004, e agora da execução e entrega do Mundo das Crianças, junto com o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), durante as comemorações do aniversário da cidade, em dezembro do ano passado.

“A utilização destes espaços próximos à represa é uma forma de preservação ambiental e também de aproveitamento dos espaços públicos para práticas esportivas, culturais, educacionais e de lazer para todas as famílias. Isso tem sido desenvolvido por Jundiaí ao longo dos anos, sempre buscando essa qualidade de vida”, comentou.

Segundo o diretor-presidente, com a entrega da pista de skate – realizada sábado passado – a DAE concluiu as etapas 1 e 2 de construção do espaço. “Vamos iniciar a fase 3, que envolve a expansão até a estrada de ferro. O Mundo das Crianças vai ficar com o mesmo tamanho do Parque da Cidade, que é de aproximadamente 500, 600 mil m². Isso vai gerar para Jundiaí um parque de 1 milhão de m²”.

Criança em skate
Pista de skate foi entregue no final de semana: agenda à parte para visitantes (Foto: PMJ)

Ciclovias

Ele revelou também que os acessos aos parques serão facilitados para quem gosta de pedalar. “No sentido contrário (aos parques), a Prefeitura está fazendo as pistas de ciclovia do lado externo dessas áreas e que vão se conectar com estes parques. Isso vai fazer com que tenhamos 1,5 milhão de m² de áreas integradas de lazer. E se formos anexar ao Jardim Botânico, teremos um parque de 2 milhões de m², que é maior que a área do Ibirapuera, em São Paulo. Um motivo de muito orgulho para todos nós”.

[tdj-leia-tambem]

Walter também celebrou a procura das pessoas pelo Mundo das Crianças. Durante todos os dias da semana em que o espaço está em funcionamento, o sistema de agenda – criado para evitar aglomerações – não teve trégua. “A participação das famílias e também dos alunos das escolas municipais tem sido muito gratificante”, ressaltou, lembrando que todos os protocolos sanitários devem ser cumpridos pelos visitantes.

E agora, com a abertura da pista, uma nova agenda foi criada no site do parque para receber exclusivamente os pedidos de quem quer conhecer o Skate Park. “A pista é homologada pela Federação Paulista de Skate e recebemos com muito orgulho a aprovação do espaço por parte dos atletas. Era exatamente o que queríamos ouvir, pois tudo é feito para as pessoas”.

Walter (segundo, à esquerda) e o prefeito Luiz Fernando vistoriam obras da DAE (Foto: PMJ)

Investimentos

O diretor-presidente também falou sobre os investimentos da DAE para o município, com novas obras e melhoria do sistema. “Nós estamos muito preocupados com a universalização do saneamento em Jundiaí. A DAE tem investido bastante e estamos chegando em todas as divisas com os outros municípios. A área urbana de Jundiaí já tem 100% de (abastecimento de) água e (tratamento de) esgoto, por isso nós estamos partindo para a área rural. Hoje são atendidos 99,07% de toda a população com água instalada no município e 98,6% com coleta e tratamento do esgoto. Com todos os projetos e investimentos que a DAE está fazendo neste momento, em torno de R$ 200 milhões, com certeza vamos chegar em 2024 com 100% em todo o território de Jundiaí”.