Centro de Referência da Infância e Adolescência no Jardim Novo Horizonte de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em agosto, o Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, receberá o Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA). O espaço oferecerá serviços integrados e multiplataforma para crianças e adolescentes da região. Nas primeiras semanas, as equipes receberão treinamento intensivo por técnicos da Casa Sol. O foco inicial será nas crianças do projeto “Eu tenho voz”, da Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí.

O CRIA funcionará no contraturno escolar, proporcionando às crianças atividades enriquecedoras desenvolvidas pelas Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, Esporte e Lazer, Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura e Educação. A programação de atividades visa o desenvolvimento integral das crianças e o fortalecimento dos vínculos familiares. O objetivo principal é oferecer às crianças e adolescentes um ambiente seguro e acolhedor, onde possam se sentir valorizadas e protegidas.

“Eu tenho voz” no Jardim Novo Horizonte

A escolha do Jardim Novo Horizonte para a instalação do CRIA não foi por acaso. Uma pesquisa realizada pela médica Stela Tavolieri de Oliveira entre 2016 e 2020 identificou o local como tendo o maior número de casos de abuso registrados na cidade. Essa realidade preocupante motivou a criação do projeto “Eu tenho voz” e, agora, a implementação do CRIA, um marco na luta contra a violência infantil na região.

“A chegada do Centro de Referência da Infância ao Jardim Novo Horizonte é um passo crucial na prevenção da violência contra as crianças”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “O CRIA será um espaço de conscientização para a população sobre a importância de erradicar a violência doméstica, além de oferecer apoio e cuidado às crianças e adolescentes da região.”

Centro de Referência da Infância e Adolescência no Jardim Novo Horizonte de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Suporte e prevenção à violência contra crianças e adolescentes

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, destaca a relevância do CRIA do Jardim Novo Horizonte para o complemento das ações já em andamento. “Identificamos que cerca de 3% dos nossos alunos sofrem algum tipo de violência fora da escola. O CRIA será fundamental para centralizar o atendimento, que hoje é feito de forma descentralizada, e oferecer um suporte ainda mais eficaz às vítimas.”

O CRIA foi projetado com base nas premissas da Urban95 e da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, incorporando elementos naturalizados das escolas municipais, garantindo um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado e à socialização.

“Além da união de diversas áreas da Prefeitura, também estaremos alinhados com o Ministério Público, as Forças de Segurança e o Poder Judiciário para que a política pública de proteção a mulheres, crianças e adolescentes seja executada de forma eficiente e abrangente”, ressalta Luiz Guilherme Fuschini Camargo, diretor do Departamento de Proteção Social Especial da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social.

[tdj-leia-tambem]