Projeto "Eu Tenho Voz" em Jundiaí Combate a Violência Infantil com Teatro e Educação
Connect with us

Educação Pública

Projeto “Eu Tenho Voz” em Jundiaí: enfrentando a violência infantil através da arte e informação

A peça “Marcas da Infância” e uma rede de apoio levam informação e acolhimento às escolas municipais.

Published

on

Atualizado há

Alunos da EMEB Luzia Francisca apresentam peça teatral "Eu Tenho Voz" para idosos no CECE Mário Milani, promovendo integração.
Peça teatral “Marcas da Infância”, roteirizada e encenada pela Cia. NarrAr Histórias Teatralizadas, foi apresentada às famílias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um sábado de conscientização na EMEB Luzia Francisca

No último sábado, 25 de maio, a EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, localizada no bairro Ivoturucaia em Jundiaí, abriu suas portas para um evento especial: o projeto “Eu Tenho Voz”. Reunindo famílias, crianças e profissionais da educação, a iniciativa da Unidade de Gestão de Educação (UGE) busca fortalecer a identificação e o combate aos diversos tipos de violência contra crianças, integrando-se ao programa de Comunicação Não Violenta da UGE.

Teatro como ferramenta de diálogo e reflexão

O ponto alto do encontro foi a peça teatral “Marcas da Infância”, apresentada pela Cia. NarrAr Histórias Teatralizadas. Criada especialmente para o projeto, a peça aborda três histórias de infância marcadas por experiências traumáticas, utilizando uma linguagem lúdica e diálogos envolventes para abordar temas sensíveis como abuso sexual e diferentes formas de violência.

A peça visa não apenas informar, mas também sensibilizar e empoderar crianças de 6 a 10 anos, incentivando-as a buscar ajuda e quebrar o silêncio em situações de risco.

“Queremos levar às crianças a informação sobre como pedir socorro”

A Dra. Hertha Helena de Oliveira, magistrada e idealizadora do projeto, destacou a importância de fornecer informações claras e acessíveis às crianças sobre como identificar e denunciar situações de violência. “Jundiaí investe nisso, porque vê a proteção da criança como prioridade”, afirmou.

Evelyn Alves e Jefferson Dias, pais da pequena Alice, elogiaram a abordagem do projeto. “É um assunto que, muitas vezes, a gente não consegue falar abertamente com as crianças, pois são temas bem sensíveis. Mas, com um teatro, a mensagem chega facilmente às crianças”, compartilharam.

Rede de apoio e proteção

Além da peça teatral, o projeto “Eu Tenho Voz” conta com uma rede intersetorial de apoio à vítima, envolvendo diversas unidades da Prefeitura de Jundiaí, o Ministério Público e Conselhos Tutelares. Essa rede oferece escuta especializada e acolhimento às crianças que sofreram violência, incentivando a denúncia e garantindo o acompanhamento necessário.

Tânia Gurgel, gestora adjunta da UGE, ressaltou o impacto positivo do projeto: “É uma atividade que impacta tanto as crianças que nunca passaram por algum tipo de violência, mas principalmente àquelas que já sofreram algum episódio, pois elas se sentem mais seguras de reportar o abuso, já que contam com uma escuta especializada e acolhedora na Rede”.

Família sorridente aproveita evento na EMEB Luzia Francisca, Jundiaí, celebrando apresentação teatral "Eu Tenho Voz" com alegria e união.
Famílias elogiaram a programação deste sábado (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Educação e conscientização: ferramentas essenciais

Thaís Fernanda Peixoto, mãe de Samuel Henrique Peixoto de Luna, aluno do 3º ano, enfatizou a importância de abordar o tema da violência com as crianças, tanto em casa quanto na escola. “Com essa metodologia, por meio do teatro, as crianças passam a ter uma visão diferente. É muito importante”, afirmou.

Vera Lúcia Martins Passero, diretora da EMEB Luzia Francisca, reforçou o papel da escola na promoção de uma cultura de paz e respeito. “O teatro é uma comunicação direta com o emocional das pessoas. Muitos saíram daqui refletindo sobre o assunto. E nós queremos reforçar que é possível educar sem violência”.

Próximos passos do projeto “Eu Tenho Voz”

O sucesso do evento na EMEB Luzia Francisca marca o início de uma jornada de conscientização e prevenção da violência infantil em Jundiaí. Nos próximos meses, o projeto “Eu Tenho Voz” levará sua mensagem de esperança e transformação a outras escolas da rede municipal, fortalecendo a proteção das crianças e construindo um futuro mais seguro para todos.

Educação Pública

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nas redes sociais a ampliação do prazo devido ao desastre climático no Rio Grande do Sul.

Published

on

Uma mão segura um smartphone exibindo a tela de login das inscrições do ENEM 2024, com um fundo desfocado mostrando uma interface semelhante em uma tela maior.
Anúncio foi feito pelo ministro da Educação nas redes sociais (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nas redes sociais a prorrogação das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O novo prazo se estende até o dia 14 de junho, uma semana a mais do que o previsto inicialmente, que terminaria em 7 de junho. Motivo da prorrogação e abrangência nacional A decisão de prorrogar as…

Continue Reading

Educação Pública

Tarcísio de Freitas assina lei para criação de escolas cívico-militares em SP

Programa deve abranger até 100 unidades de ensino no início de 2025

Published

on

Governador Tarcísio de Freitas segurando e exibindo um documento assinado, rodeado por um grupo de pessoas aplaudindo
Governador Tarcísio de Freitas sanciona lei que cria até 100 escolas cívico-militares em SP, promovendo segurança e disciplina no ensino. (Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP)

O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta segunda-feira (27) a lei que institui o Programa Escola Cívico-Militar na rede paulista de ensino. A partir da publicação da nova norma no Diário Oficial do Estado, o Governo de São Paulo iniciará uma ampla consulta pública para definir as unidades estaduais e municipais de ensino que poderão aderir ao modelo. A expectativa…

Continue Reading

Educação Pública

Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27

Inscrições vão até 7 de junho, com opções de pagamento variadas e possibilidade de isenção; provas acontecem em novembro.

Published

on

Estudantes fazem prova em sala de aula, preenchendo gabaritos de múltipla escolha. Educação, exames escolares, estudo.
Estudantes podem se inscrever para o Enem 2024 a partir de 27 de maio e escolher entre inglês ou espanhol para a prova de língua estrangeira. (Foto: Canva)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 terão início na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, e se estenderão até o dia 7 de junho. Os interessados em participar do exame devem realizar sua inscrição através da Página do Participante do Enem, utilizando o CPF e a senha do portal Gov.br. O Instituto Nacional de…

Continue Reading

Educação Pública

Mexam-se: iniciativa da UGE leva 600 pessoas ao Mundo das Crianças para promover a vida saudável

O evento reuniu alunos e familiares para uma manhã de atividades físicas, destacando a importância do combate à obesidade infantil.

Published

on

Crianças e familiares se divertem no Mundo das Crianças durante a primeira edição do Mexam-se 2024, promovendo hábitos saudáveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de…

Continue Reading

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Published

on

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continue Reading
Advertisement