Jardins do Solar do Barão ganham ainda mais cores com a chegada da Primavera
Connect with us

Jundiaí

Jardins do Solar do Barão ganham ainda mais cores com a chegada da Primavera

Além da tranquilidade em pleno Centro Histórico, bancos e ambientes sombreados, espaço ganha ainda mais cores e perfumes do que de costume

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com a chegada da Primavera ao Hemisfério Sul, não faltam boas opções de praças e parques para que a população aprecie a estação mais florida do ano. Entre estes espaços, entre os queridinhos dos jundiaienses estão os jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, que, além da ambientação tranquila em pleno Centro Histórico, bancos e ambientes sombreados, e das instalações do programa Cidade das Crianças, ganham ainda mais cores e perfumes do que de costume.

“Aqui nos jardins, o jundiaiense encontra aquelas flores das nossas memórias afetivas, dos tempos das nossas avós, e que, muitas vezes, não encontramos mais, como as margaridas, gerânios e dálias. Aqui também fica a única praça pública com roseiras na cidade”, comenta o diretor do Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Paulo Vicentini.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, reforçou a importância da ocupação do público. “É motivo de grande alegria notar a ocupação do público em nossos espaços culturais, como resultado da intensa programação oferecida, dos investimentos feitos na preservação do patrimônio e no horário estendido inclusive aos finais de semana e feriados. E o Museu com seus jardins são um exemplo latente disso”.

Acerca da remodelação dos jardins em 2017, Paulo explica que a intervenção levou em conta o projeto original de 1977. “Muita gente diz que os jardins do Solar teriam sido desenhados por um arquiteto francês, mas a verdade é que eles foram planejados na década de 1970, pelo arquiteto Antônio Fernandes Panizza, que foi consultado pela UGC quando de sua remodelação, em 2017, após um período de abandono. E esse projeto original levava em conta dois eixos principais: o de ser um espaço de união e permeabilidade de transeuntes entre as ruas Barão e Rangel, sem a necessidade de passar pelo Museu, e a de ser um ambiente agregador de pessoas”.

Vicentini também ressalta que no projeto original, Panizza concebia o local como um pequeno jardim voltado para as Infâncias. “Ainda restam alguns desafios para os jardins, como a questão da acessibilidade, mas muito já se concretizou do projeto original. A questão das Infâncias se fortaleceu com a presença maciça das crianças e das instalações do programa Cidade das Crianças, como os brinquedos de madeira e a casinha da árvore. Sem contar a abertura das salas do andar inferior, ao redor dos jardins, que hoje são também ambientes expositivos”.

A flora nos jardins também foi pensada do ponto de vista da presença de aves e de abelhas, que só da espécie Jataí contam com oito colmeias espalhadas pelo local. “Contamos também com árvores frutíferas, algumas em vasos, como os pés de amora, e a introdução de espécies como a macieira e o pessegueiro. E a propósito de mais mitos, temos um que envolve a nossa jabuticabeira, a ‘prima-dona’ dos jardins. Existe uma história de que o imperador teria descido e comentado sobre a árvore para uma pessoa escravizada que aqui estava. Mas a verdade é que esta árvore tem, comprovados, no máximo 120 anos e no século 20 e o imperador já nem mais estava no Brasil”, comentou Vicentini.

Entre as flores que evocam as memórias afetivas presentes nos jardins estão as rosas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Já a fotógrafa Grace Sanches aproveitou a estação florida para fazer o ensaio fotográfico de Daniela Karas. “Sempre proponho ensaios aqui nos jardins do Solar, porque é um ambiente acolhedor e que mistura natureza com arquitetura, sempre com manutenção impecável. Sem contar que é o lugar favorito da cidade para mim e para o meu filho Théo, de seis anos. Aqui eu me sinto em casa”.

Lucas Gabriel dos Santos, de 16 anos, também aproveita a ida ao Centro para passear pelos jardins. “Gosto muito de vir aos jardins para conversar e como já tinha vindo três vezes ver a exposição no museu, desta vez aproveitei para descer. Para mim, estes jardins são um paraíso”, comentou o estudante, morador da vila Nova Jundiainópolis.

Exposição

Já dentro do prédio histórico, segue em cartaz a exposição Holocausto: para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita, que já ultrapassou os 110 mil visitantes.

A exposição tem classificação etária para maiores de 12 anos acompanhados de seus responsáveis e é uma realização da UGC com o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto de São Paulo, o Consulado Geral da República da Lituânia de São Paulo e o Consulado Honorário da República da Lituânia do Guarujá. A visitação segue até o dia 29 de outubro.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro, e fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, inclusive durante emendas e feriados. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Jundiaí

Hospital São Vicente de Jundiaí atinge nível máximo em certificação de qualidade

Insituição se torna referência nacional em saúde após conquista do selo Diamante

Published

on

Fachada do Hospital São Vicente, junto com a UTI Móvel e jardins.

Na última semana, o Centro de Trauma do Hospital São Vicente (HSV) conquistou o nível máximo de qualidade de excelência da Certificação da Rede de Gerenciamento de Pacientes Politraumatizados, conferida a partir de uma parceria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).  Com o recebimento do selo Diamante, a Rede de…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente realiza encontro sobre Cuidados com a Pessoa Idosa em outubro

Programação é aberta ao público externo e taxa de inscrição é de R$ 60,00. Veja como se inscrever!

Published

on

Fachada do Hospital São Vicente, em Jundiaí. Com jardim e céu azul ao fundo.
Hospital São Vicente promove III Encontro Multidisciplinar em outubro (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital São Vicente (HSV), em Jundiaí (SP), possui um papel muito importante na educação e desenvolvimento de estudantes de diversas áreas assistenciais. E pensando nisso, no mês de outubro, a unidade promoverá a 3ª edição do Encontro Multidisciplinar com o tema ‘Cuidados com a Pessoa Idosa’.  O evento será realizado no sábado, 5 de outubro, das 8h às 16h30,…

Continue Reading

Jundiaí

Autor de Jundiaí lança livro sobre a influência marxista-leninista na arte moderna

O lançamento da obra do escritor e professor jundiaiense, Dr. Samuel Antonio Merbach de Oliveira, acontecerá na Livraria Leitura, no Maxi Shopping Jundiaí, neste sábado, 21 de setembro.

Published

on

Autor de Jundiaí lança livro sobre a influência marxista-leninista na arte moderna
Foto: Arquivo Pessoal

O escritor e professor de Jundiaí, Dr. Samuel Antonio Merbach de Oliveira, está prestes a lançar mais uma obra que promete instigar reflexões sobre a história da arte. No próximo sábado, dia 21, a partir das 16h, o livro "A influência marxista-leninista na arte moderna" será apresentado na Livraria Leitura do Maxi Shopping Jundiaí. A obra, que surge como um…

Continue Reading

Jundiaí

Sebrae-SP realiza evento com foco em sustentabilidade e inovação empresarial em Jundiaí

O “Fórum ESG – Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos” aconteceu no auditório do CIESP em Jundiaí e foi promovido pelo Sebrae-SP.

Published

on

Evento Sebrae-SP
Foto: Sebrae-SP

No mês de agosto, Jundiaí foi palco de um evento voltado para as boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), sigla traduzida do inglês que abrange questões ambientais, sociais e de governança. O Fórum ESG – Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos aconteceu no auditório do CIESP em Jundiaí e foi promovido pelo Sebrae-SP em parceria com CIESP,…

Continue Reading

Jundiaí

Radiação ultravioleta atingirá risco extremo na sexta-feira (20) em Jundiaí

Esse índice varia de zero a 11, sendo que, em níveis extremos, como o previsto para Jundiaí, a radiação ultravioleta pode causar sérios danos à pele.

Published

on

Av. Jundiaí com céu já claro, indicando sinais de radiação ultravioleta
Foto: Leandro Souza

A cidade de Jundiaí estará sob a influência do índice ultravioleta (IUV) extremo, atingindo o nível 11 a partir de sexta-feira (20), de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A previsão é que a radiação ultravioleta permaneça até domingo (22). Impactos da radiação ultravioleta O IUV…

Continue Reading
Advertisement