
Para que haja mobilidade e fluidez no trânsito, a partir de 23 de janeiro Jundiaí contará com corredor de ônibus preferencial na rua Rangel Pestana. O corredor terá início no cruzamento da rua Benjamin Constant e terminará no cruzamento da rua Secundino Veiga, com extensão de 1.500 metros.
Além disso, a rua Dr. Torres Neves, no centro de Jundiaí, contará com corredor de ônibus preferencial com 150 metros de extensão. Com intuito de garantir a segurança, haverá também outras modificações, como a velocidade máxima permitida, que passa dos 50 km/h para 40 km/h.
“Essa é a primeira etapa da implantação de corredores preferenciais executada pela Prefeitura de Jundiaí, atendendo ao Plano de Mobilidade Urbana da cidade, buscando dar prioridade ao transporte coletivo”, reforça o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Outra mudança será em relação aos pontos de ônibus da Rua Rangel Pestana. Haverá a desativação do ponto próximo ao restaurante Bom Prato e a linha 953 (Terminal Colônia) irá para o ponto na saída do Jardim do Museu Solar do Barão, na própria Rangel Pestana, 95. As outras linhas como 512 (Vila Aparecida), 715 (Jardim São Camilo) e 917 (Terminal Vila Hortolândia via Ponte São João) irão para a rua Dr. Torres Neves, 460, (ao lado do estacionamento).
Levantamento da Unidade de Mobilidade e Transporte mostra que nas linhas que circulam pela Rangel são feitas diariamente 1.048 viagens de ônibus, transportando 17.050 passageiros. O local ainda conta com 338 viagens intermunicipais diárias. As alterações têm como objetivo reduzir a concentração de pessoas em trechos que não comportam aumento no movimento. Na extensão do corredor hoje existem 147 vagas de estacionamento que permanecerão.
Os horários de operação serão de segunda a sexta, das 6h às 8h30 e 16h30 às 19h, e a velocidade máxima será de 40 km/h. Dessa forma, a redução na velocidade máxima tem como objetivo garantir segurança e maior fluxo de ônibus na via preferencial. Fora desses horários poderá haver a circulação de outros veículos. Haverá sinalização horizontal e vertical ao longo dos corredores para que os motoristas que transitarem pelas vias identifiquem as alterações de percurso.
“Os números dos levantamentos que fizemos nos mostraram a necessidade da implantação dessas faixas preferenciais devido ao aumento no volume de veículos automotores nas vias municipais”, destaca Aloysio Queiroz, Gestor de Mobilidade e Transporte.