
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), abriu as inscrições para a edição 2024 do Programa Cultivo Protegido. O programa visa estimular os produtores rurais da cidade a adotarem tecnologias que ampliem a proteção de suas lavouras. De acordo com a gestão municipal, neste ano o programa oferece subsídios de até R$ 6 mil por propriedade.
Lançado há dois anos, o Programa Cultivo Protegido é pioneiro no Brasil na oferta de subsídios para a instalação de telas antigranizo, antipássaro e filme agrícola. Em 2023, o programa beneficiou 33 produtores em 36 propriedades da cidade, contribuindo para a preservação da safra e a qualidade dos produtos.
Benefícios do cultivo protegido
O cultivo em ambiente protegido oferece diversos benefícios para os produtores rurais, como por exemplo:
- Minimização do impacto de estresses climáticos: Protege as plantações contra o excesso de chuva, granizo, geadas e baixas temperaturas.
- Prevenção de danos causados por aves: Evita que os frutos sofram ataques de pássaros no período da colheita.
- Redução da incidência de pragas e doenças: Contribui para a produção de alimentos mais saudáveis e seguros.
- Melhora na qualidade dos produtos: Assegura colheitas mais uniformes e com maior valor comercial.
Como participar do programa
Para participar do programa Cultivo Protegido de Jundiaí o interessado deve ser agricultor com propriedade comprovadamente produtiva de frutas e hortaliças em Jundiaí e apresentar nota fiscal da compra dos produtos para os quais se solicita o subsídio.
Documentos necessários para inscrição
- Cópias do RG e CPF (pessoa física);
- Cópia do CNPJ, RG e CPF dos responsáveis (pessoa jurídica);
- Documento que comprove a posse da propriedade ou contrato de arrendamento ou termo de cessão de uso;
- Cópia simples do comprovante de residência;
- Cópia simples da nota fiscal em nome do produtor rural, referente à compra dos revestimentos para a cobertura das estruturas;
- Certidões negativas de débito dos tributos municipais;
- Cópia do comprovante de conta bancária em nome do produtor.
Assim, os produtores rurais interessados em participar do programa devem apresentar os documentos necessários na Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, que fica no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9h às 17h. Além disso, podem retirar e preencher o formulário de inscrição no local. Em caso de dúvidas, os produtores podem entrar em contato pelos telefones: 11 4589-8581/8872/8692.
[tdj-leia-tambem]