Sistema de cultivo desenvolvido em Jundiaí produz goiaba o ano todo
Conecte-se conosco

Jundiaí

Sistema de cultivo desenvolvido em Jundiaí produz goiaba o ano todo

Nesse sistema, as goiabeiras são amparadas por um arame esticado e suspenso por mourões. Conheça.

Publicado

em

Atualizado há

O sistema facilita a colheita e diversos processos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com o sistema de condução por espaldeira, tradicional para o cultivo das uvas, o produtor de Jundiaí, Henrique Losqui, do bairro Corrupira, tem 3 mil pés de goiaba tailandesa. Nesse sistema, um arame esticado e suspenso por mourões ampara as goiabeiras. A Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Prefeitura de Jundiaí, acompanha as produções da fruta através de diversos programas de fomento ao agricultor.

“Uma das vantagens desse sistema é que, com a poda eficiente após a colheita, podemos ter goiaba quase que o ano inteiro. Sem contar a facilidade no manejo, porque vários processos, entre eles a pulverização, roçada e limpeza do terreno, tudo pode ser feito com máquinas. Sem contar a segurança e a facilidade na hora da colheita, já que os pés são baixos”, disse o produtor.

“Essa técnica de plantar goiaba em espaldeira, que começou e foi desenvolvida por nós aqui em Jundiaí, foi para o país inteiro”, reforçou o pesquisador da fruticultura e produtor rural, Roberto Loschi. Em Jundiaí, atualmente, 13 produtores produzem goiaba. Segundo o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (Lupa), a cidade tem aproximadamente 11 hectares de produção.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Safra da goiaba em Jundiaí

Apesar da técnica em espaldeira, a produção tradicional, em pomares, é a mais desenvolvida na cidade. “A goiaba tem se consolidado como uma opção de segunda cultura, ou seja, da diversificação para alguns agricultores. Ela é uma fruta que tem boa saída para venda direta em programas municipais como Produtor na Praça e Circuito das Frutas nos Terminais e também em atacadistas e supermercados”, afirma o engenheiro da UGAAT, Sérgio Pompermaier.

A safra principal da fruta se concentra entre o começo da primavera até o verão. Mas, com o avanço de técnicas de manejo da poda, irrigação e adubação, é possível ter colheita, praticamente, o ano todo, mesmo no sistema tradicional. “Uma das características do agronegócio de Jundiaí é a produção de frutas em pequenas propriedades. Por isso temos criado programas de fomento ao Agronegócio e de proteção ao produtor rural, como o Cultivo Protegido e o Proaj, que ajudam o agricultor a se fixar na terra”, disse a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

“Com o cultivo da goiaba, Jundiaí reforça a tradição e consolidação da fruticultura. A diversificação na produção de frutas já é uma realidade no município e a goiaba tem um grande potencial de crescimento, já que sofre muito pouco com a sazonalidade”, detalha o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade