Ação do pait em escolas.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O uso de cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes ou pods, tem crescido de forma alarmante entre os jovens brasileiros. Mesmo proibidos no país desde 2009, esses dispositivos tiveram aumento de 400% nos últimos quatro anos, segundo estudo do Ministério da Saúde em parceria com o IBGE. A pesquisa revela ainda que 70% dos usuários estão na faixa etária entre 15 e 24 anos.

Com o objetivo de conscientizar sobre os riscos dessa prática, a equipe do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), tem intensificado suas ações em escolas da região. Nesta semana, cerca de 350 estudantes da Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra participaram de uma palestra educativa.

O outro lado do cigarro eletrônico

Durante o encontro, a médica pediatra Carla Ruske destacou os perigos mascarados pela publicidade.

“A cada dia, mais adolescentes estão utilizando, atraídos por propagandas que mostram apenas um lado da história. Estamos atuando junto aos estudantes para trazer o outro lado, ou seja, a realidade. Se engana quem acha que cigarro eletrônico não é cigarro. Esses dispositivos podem ter mais de duas mil substâncias, incluindo a nicotina, que vicia. Além disso, são responsáveis por problemas de saúde gravíssimos e irreversíveis”, alertou.

Entre as doenças associadas ao uso estão câncer, infarto, fibrose pulmonar, pneumotórax e a chamada bronquiolite obliterante, conhecida como “pulmão de pipoca”. “Além de apontar os riscos, tiramos dúvidas e abrimos as portas do PAIT de Jundiaí, que oferece acolhimento e tratamento a partir de ações individuais e coletivas”, acrescentou Carla.

Escola atenta ao problema

A vice-diretora da escola, Vivian Colepicolo, reforçou a importância da iniciativa.

“Era uma necessidade trazer essa palestra para os nossos alunos. Os cigarros eletrônicos viraram moda e percebemos o aumento no uso. Como escola, temos que conscientizar. Já havíamos feito um trabalho com o grêmio estudantil e o psicólogo da unidade”, afirmou.

Grupos de apoio em Jundiaí

Além das palestras, o PAIT mantém grupos permanentes de apoio ao tratamento de tabagistas:

  • Núcleo Integrado de Saúde (NIS) – quartas-feiras, às 14h (Av. Carlos Salles, 74, 4º andar).
  • CMEJA – segundas-feiras, às 18h (Rua José do Patrocínio, 200, Complexo Argos).

Também são abertas novas turmas todos os meses. Na próxima terça-feira (26), terá início um grupo na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Av. Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos), às 9h30. Para setembro, já estão confirmados encontros no CMEJA (1º/09, às 18h) e no NIS (10/09, às 14h).

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4