Jundiaí é 5ª no Estado na empregabilidade de pessoas com deficiência
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí é 5ª no Estado na empregabilidade de pessoas com deficiência

No acumulado do ano de 2022 (janeiro até setembro), Jundiaí tem saldo positivo de 60 empregos

Published

on

Atualizado há

Simone Imaculada Oliveira conseguiu emprego partir do Portal Jundiaí Empreendedora
Simone Imaculada Oliveira conseguiu emprego partir do Portal Jundiaí Empreendedora (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A auxiliar de produção Simone Imaculada Oliveira, de 49 anos, estava há dois anos desempregada. Há oito meses, a realidade dela mudou. Ela, que tem deficiência auditiva bilateral, conseguiu, com a colaboração do programa Jundiaí Empreendedora, um emprego de auxiliar de produção na empresa Pochet do Brasil.

“Graças a ajuda da Prefeitura, consegui fazer o cadastro do meu currículo, enviar meu lado e consegui ser empregada. Estou muito feliz com a oportunidade”, explica.

Assim como Simone, Tamires da Costa, de 29 anos, que possui paralisia cerebral, conseguiu emprego depois de oito anos desempregada. Ela trabalha como operadora de loja no Assaí há sete meses. “Consegui a entrevista via prefeitura e consegui me recolocar no mercado de trabalho. Foi uma ajuda muito boa e estou muito feliz com meu trabalho. O suporte que foi me dado aqui foi muito bom.”

Trabalho desenvolvido em Jundiaí rende frutos. A cidade é a quinta colocada no estado em contratações de pessoas com deficiência, de acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado do ano de 2022 (janeiro até setembro), Jundiaí tem saldo positivo de 60 empregos, atrás de Poá, Taubaté, Fernandópolis e Araraquara.

O número decorre de ter havido no Município 547 admissões e de 487 desligamentos durante 2022.

De acordo com o assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência da UGCC da Prefeitura de Jundiaí, Marco Antonio dos Santos, Jundiaí tem feiro encontros mensais de sensibilização para empregabilidade de pessoas com deficiência. “No dia 16 de novembro, teremos o quarto encontro. Reunimos auditores fiscais do Ministério do Trabalho, INSS, Cerest Jundiaí, a Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e empresas, com o objetivo principal de discutir formas de aumentar a oferta e a ocupação de vagas de emprego destinadas às Pessoas com Deficiência (PCD). Além disso, com o Jundiaí Empreendedora auxiliamos quem quiser se colocar no mercado de trabalho e também e qualificar. Jundiaí, com a gestão de sucesso do prefeito Luiz Fernando Machado, tem buscado dar inclusão e voz a todos os grupos e perfis de pessoas”, explica.

“Ampliar as chances a cada jundiaiense que ainda procura oportunidade no mercado de trabalho continua sendo uma agenda permanente de nossa parte. Desde as reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, até os cursos de qualificação que nós oferecemos: há um conjunto real de ações em Jundiaí que buscam, no fim, gerar mais postos de trabalho em nossa cidade.  A proposta é aumentar cada vez mais a participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e dar oportunidade para quem quer empreender”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Uma das ferramentas que contribui para os dados positivos é o portal Jundiaí Empreendedora, que está com mais de 2 mil vagas diárias de empregos disponíveis – 163 vagas exclusivas para a pessoa com deficiência. “O programa Jundiaí Empreendedora é um grande fomentador na criação de vagas de trabalho. A pessoa com deficiência, claro, se insere nesse trabalho, com a qualificação profissional e a ponte com as empresas por meio do nosso portal Jundiaí Empreendedora”, Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Segundo o diretor de Fomento ao Comércio, Enrico Arkchimor Milamonti, o Espaço Jundiaí Empreendedora faz o cadastro de pessoas com deficiência e encaminhamento para o trabalho. “Isso pode ser feito pelo Portal e também no Espaço.  Nossos agentes de atendimento analisam o currículo, auxiliam o cadastro nas plataformas digitais e agendam entrevistas com possíveis empregadores, além de cadastro do laudo médico. ”

O laudo médico para PcD é um documento que ajuda a comprovar a deficiência de uma pessoa. Ele é essencial para quem é contratado por empresas que adotam a lei de cotas para PcDs.

Jundiaí

Semana terá temperaturas que podem chegar a 35°C; confira a previsão do tempo em Jundiaí

De acordo com o Climatempo, a cidade terá dias de sol com nuvens, mas não chove. Confira a previsão do tempo em Jundiaí para essa semana.

Published

on

previsão do tempo em Jundiaí é de sol, sem chuva
Foto: Canva

O inverno está acabando e a previsão do tempo em Jundiaí é de uma semana de calor, com temperatura máxima que pode atingir 35°C. De acordo com o Climatempo, a cidade terá dias de sol com nuvens, mas não chove. Confira a previsão do tempo em Jundiaí para essa semana: Segunda-feira (9) - Sol o dia todo com algumas nuvens…

Continue Reading

Jundiaí

Satélites registram 45 focos de queimada por dia na região de Jundiaí

O Programa Queimadas estima que mais de 113 mil km² de vegetação tenham sido destruídos entre janeiro e julho de 2024 em todo o Brasil.

Published

on

Queimadas
Foto: Canva

Satélites capturaram 1.363 frentes de fogo em áreas de vegetação em agosto deste ano, conforme divulgado pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A região de Jundiaí e Sorocaba contabilizou uma média de 45 focos de queimada por dia, com o mês registrando quase dois incêndios por hora. Desde janeiro, foram identificados 3.658 focos de incêndio em…

Continue Reading

Jundiaí

Fisioterapeuta de Jundiaí conquista novos horizontes através da música sertaneja; conheça Rayssa Silva

Com o lançamento de sua música sertaneja, a cantora combina o cuidado e a empatia que desenvolveu na fisioterapia com a emoção e a paixão da música.

Published

on

Fisioterapeuta de Jundiaí conquista novos horizontes através da música sertaneja
Foto: Arquivo Pessoal

Natural de Jundiaí, Rayssa já se destaca na área da fisioterapia e agora se prepara para brilhar em um novo palco: o da música sertaneja. "Eu amo a fisioterapia porque amo pessoas, mas a música provoca emoções de uma maneira única," afirma Rayssa, que sempre encontrou na música uma forma de expressar seus sentimentos mais profundos. Desde pequena, ela sempre…

Continue Reading

Jundiaí

Fisioterapia devolve a vida de jundiaiense que sofria de síndrome rara

Após perder todos os movimentos, Luis Gustavo renasceu com a força de vontade e inúmeras sessões de fisioterapia

Published

on

Fisioterapia transformou a vida de Luis Gustavo.
Luis em sessões de fisioterapia e, hoje, praticando uma de suas atividades favoritas (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje, 8 de setembro, é o Dia Mundial da Fisioterapia e para celebrar esta data tão importante vamos contar a história do jundiaiense Luis Gustavo Loschi, de 28 anos, que em 2017 foi diagnosticado com PDIC (Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica), uma condição rara, e viu sua vida transformar num piscar de olhos.  A condição que afeta os nervos do corpo…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí adota modelo colhe e pague para produção rural

Proposta tem atraído turistas de todos os cantos para viver a experiência

Published

on

Em Jundiaí, o visitante pode colher sua própria goiaba nas plantações.
Produtor Almir Michelin, do Sítio Santana, mostra como é feita a colheira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No município de Jundiaí, em São Paulo, ser o protagonista da colheita tem sido um diferencial para o visitante que faz questão de ter novas experiências saudáveis. E assim tem sido, quando se deparam com propriedades rurais com o sistema ‘colhe e pague’.  A nova proposta tem atraído turistas de todos os cantos. Eles são equipados com cesta, tesoura ou…

Continue Reading
Advertisement