Jundiaí é 5ª no Estado na empregabilidade de pessoas com deficiência
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí é 5ª no Estado na empregabilidade de pessoas com deficiência

No acumulado do ano de 2022 (janeiro até setembro), Jundiaí tem saldo positivo de 60 empregos

Publicado

em

Atualizado há

Simone Imaculada Oliveira conseguiu emprego partir do Portal Jundiaí Empreendedora
Simone Imaculada Oliveira conseguiu emprego partir do Portal Jundiaí Empreendedora (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A auxiliar de produção Simone Imaculada Oliveira, de 49 anos, estava há dois anos desempregada. Há oito meses, a realidade dela mudou. Ela, que tem deficiência auditiva bilateral, conseguiu, com a colaboração do programa Jundiaí Empreendedora, um emprego de auxiliar de produção na empresa Pochet do Brasil.

“Graças a ajuda da Prefeitura, consegui fazer o cadastro do meu currículo, enviar meu lado e consegui ser empregada. Estou muito feliz com a oportunidade”, explica.

Assim como Simone, Tamires da Costa, de 29 anos, que possui paralisia cerebral, conseguiu emprego depois de oito anos desempregada. Ela trabalha como operadora de loja no Assaí há sete meses. “Consegui a entrevista via prefeitura e consegui me recolocar no mercado de trabalho. Foi uma ajuda muito boa e estou muito feliz com meu trabalho. O suporte que foi me dado aqui foi muito bom.”

Trabalho desenvolvido em Jundiaí rende frutos. A cidade é a quinta colocada no estado em contratações de pessoas com deficiência, de acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado do ano de 2022 (janeiro até setembro), Jundiaí tem saldo positivo de 60 empregos, atrás de Poá, Taubaté, Fernandópolis e Araraquara.

O número decorre de ter havido no Município 547 admissões e de 487 desligamentos durante 2022.

De acordo com o assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência da UGCC da Prefeitura de Jundiaí, Marco Antonio dos Santos, Jundiaí tem feiro encontros mensais de sensibilização para empregabilidade de pessoas com deficiência. “No dia 16 de novembro, teremos o quarto encontro. Reunimos auditores fiscais do Ministério do Trabalho, INSS, Cerest Jundiaí, a Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e empresas, com o objetivo principal de discutir formas de aumentar a oferta e a ocupação de vagas de emprego destinadas às Pessoas com Deficiência (PCD). Além disso, com o Jundiaí Empreendedora auxiliamos quem quiser se colocar no mercado de trabalho e também e qualificar. Jundiaí, com a gestão de sucesso do prefeito Luiz Fernando Machado, tem buscado dar inclusão e voz a todos os grupos e perfis de pessoas”, explica.

“Ampliar as chances a cada jundiaiense que ainda procura oportunidade no mercado de trabalho continua sendo uma agenda permanente de nossa parte. Desde as reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, até os cursos de qualificação que nós oferecemos: há um conjunto real de ações em Jundiaí que buscam, no fim, gerar mais postos de trabalho em nossa cidade.  A proposta é aumentar cada vez mais a participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e dar oportunidade para quem quer empreender”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Uma das ferramentas que contribui para os dados positivos é o portal Jundiaí Empreendedora, que está com mais de 2 mil vagas diárias de empregos disponíveis – 163 vagas exclusivas para a pessoa com deficiência. “O programa Jundiaí Empreendedora é um grande fomentador na criação de vagas de trabalho. A pessoa com deficiência, claro, se insere nesse trabalho, com a qualificação profissional e a ponte com as empresas por meio do nosso portal Jundiaí Empreendedora”, Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Segundo o diretor de Fomento ao Comércio, Enrico Arkchimor Milamonti, o Espaço Jundiaí Empreendedora faz o cadastro de pessoas com deficiência e encaminhamento para o trabalho. “Isso pode ser feito pelo Portal e também no Espaço.  Nossos agentes de atendimento analisam o currículo, auxiliam o cadastro nas plataformas digitais e agendam entrevistas com possíveis empregadores, além de cadastro do laudo médico. ”

O laudo médico para PcD é um documento que ajuda a comprovar a deficiência de uma pessoa. Ele é essencial para quem é contratado por empresas que adotam a lei de cotas para PcDs.

Jundiaí

PEAMA de Jundiaí abre inscrições para 16 modalidades esportivas

10% das vagas do PEAMA serão destinadas aos usuários da Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência de Jundiaí. Veja como participar.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) da Prefeitura de Jundiaí abriu inscrições para pessoas com deficiência que desejam praticar esportes. As inscrições para o sorteio de vagas vão até o dia 13 de maio, ao meio-dia. Para se inscrever, basta acessar o site da Prefeitura de Jundiaí e ir em "Serviços Mais Acessados". Lá, você encontrará o…

Continuar lendo

Jundiaí

Confira a previsão do tempo para essa semana em Jundiaí

A cidade deve ter máxima de 32°C e dias de sol. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto aérea de Jundiaí
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Essa semana em Jundiaí deve continuar com dias quentes e sem chuva, mas fará menos calor que a semana anterior. De acordo com o Climatempo, a cidade terá mínima de 17°C e máxima de 32°C. Confira a previsão do tempo para essa semana em Jundiaí: Segunda-feira (6) - Sol o dia todo, sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí e Azul Conecta arrecadam 6 toneladas de doações para o RS

Ação solidária mobiliza comunidade e parceiros, destacando a força da união em momentos de crise.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Voluntários e líderes locais trabalham juntos em Jundiaí, preparando as doações para envio ao Rio Grande do Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um avião repleto de amor e doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul (RS) partirá de Jundiaí nesta segunda-feira (6) com destino a Porto Alegre (RS). Graças a uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e da Rede de Cooperação, com a Azul Conecta, cerca de 6 mil toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo