Jundiaí é destaque nos principais rankings do país que medem desenvolvimento e qualidade de vida
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí é destaque nos principais rankings do país que medem desenvolvimento e qualidade de vida

Logo no início de 2021, em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM)

Published

on

Atualizado há

Em 2021, Jundiaí conquistou importantes colocações nos mais diferentes rankings nacionais que medem a qualidade de vida e o desenvolvimento dos municípios. 

Logo no início do ano, em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan – publicado na Revista Exame, subindo três posições em comparação com o ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.

No mês de junho, Jundiaí é considerada uma das melhores cidades das Américas para se investir, sendo destaque na 6ª edição do ranking “Cidades do Futuro”, realizado pela FDI Intelligence, entidade ligada à divisão de inteligência em investimentos estrangeiros do Financial Times. O município está entre as 25 cidades na nova categoria Estratégia de Promoção de Investimentos Estrangeiros Diretos, na 13° posição do ranking, que é liderado por Nova York. A cidade também figura na 8ª posição no ranking das cidades médias (acima de 350 mil habitantes), quando o critério avaliado é a Efetividade de Custos.

Em julho, Jundiaí foi eleita a cidade do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Em outras palavras, é o município que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos arrecadados. Isso foi revelado pela 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM).

“Nada mais importante para o cidadão do que perceber que os tributos pagos são bem aplicados nas políticas públicas”, observa o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “O município é o ente federativo onde a pessoa realmente sente a presença dos serviços públicos e em Jundiaí nós nos voltamos para investimentos que impactam a vida das pessoas, com mais Saúde, Educação e infraestrutura de boa qualidade.”

Pelo segundo ano consecutivo, em 2021 Jundiaí ficou na oitava colocação no ranking de cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities – desenvolvido pela Urban Systems -, entre os municípios com população de 100 mil a 500 mil habitantes do Brasil e na quarta colocação entre as cidades paulistas.

Também é a 12ª cidade mais competitiva do país. É o que revela a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado em novembro. O estudo avalia 411 municípios brasileiros (com mais de 80 mil habitantes) a partir de diferentes indicadores como educação, saúde e sustentabilidade fiscal.

Em novembro, Jundiaí foi eleita a cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo, a partir de um estudo técnico do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), constituído por professores da USP, UFSCAR e FATEC. O estudo avaliou indicadores de 41 municípios do Estado com mais de 200 mil habitantes.

Encerrando o ano, foi publicado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto de Jundiaí de 2019 foi de R$ 46,9 bi, o que representa um crescimento nominal de 7,61% em relação ao registrado em 2018. A sustentação do bom resultado se deve ao ambiente econômico favorável e ao ecossistema empreendedor desenvolvido no município, que está localizado estrategicamente entre os dois maiores mercados consumidores do país – São Paulo, capital e Campinas, entrada do interior, além de um conjunto de atributos como investimentos na infraestrutura da cidade, em inovação e na desburocratização da gestão pública, entre outros. Jundiaí segue sustentando a 7ª posição no ranking estadual e a 17ª do Brasil.

“Esses resultados positivos atestam a qualidade da gestão pública de Jundiaí e o acerto na mudança do modelo de governança que fizemos a partir de 2017, primeiro mandato do prefeito Luiz Fernando. A máquina pública ficou mais eficiente e a gestão municipal consegue ser mais econômica e entregar mais para a população. Nosso modelo de planejamento associado à visão de longo prazo, confere mais efetividade às políticas públicas, especialmente as mais relevantes para o desenvolvimento, como saúde e educação”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “No início de 2021, baixamos um decreto instituindo a política de Governança Pública de Jundiaí. Dessa forma, o governo institucionaliza suas políticas públicas para que elas não sejam interrompidas a longo prazo e garantam a continuidade dos serviços prestados à população.”

Jundiaí

Jundiaí: Anhangabaú terá calçadas mais acessíveis para pessoas com deficiência

A iniciativa beneficiará os usuários do Instituto Luiz Braille e CECE Dr Nicolino de Luca. Saiba mais.

Published

on

Bairro Anhangabaú, em Jundiaí
As obras têm prazo estimado de seis meses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As calçadas no entorno do Lar Nossa Senhora das Graças, Instituto Luiz Braille e CECE Dr Nicolino de Luca (Bolão), no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, receberão melhorias significativas em sua acessibilidade. A iniciativa, antiga reivindicação da comunidade, terá início ainda em julho e será executada pela Prefeitura de Jundiaí, com projeto elaborado pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e…

Continue Reading

Jundiaí

ACE inicia encontros com pré-candidatos a prefeito de Jundiaí

A iniciativa dá espaço para que cada pré-candidato a prefeito de Jundiaí apresente suas propostas de governo, com foco no desenvolvimento dos negócios na cidade.

Published

on

Presidente da ACE se encontrará com pré-candidatos a prefeito de Jundiaí
Confirmaram presença Gustavo Martinelli (União), Higor Codarin (PSOL), José Antonio Parimoschi (PL), Ricardo Bocalon (PSB) e Silas Feitosa (PRTB) (Foto: ACE Jundiaí)

A Associação Comercial Empresarial (ACE) se prepara para iniciar um ciclo de reuniões com os pré-candidatos a prefeito de Jundiaí. O objetivo da iniciativa, que se inicia na próxima semana, é dar espaço para que cada postulante apresente suas propostas de governo, com foco especial no desenvolvimento e crescimento dos negócios na cidade. As reuniões acontecerão na sede da ACE,…

Continue Reading

Jundiaí

Concertos Astra-Finamax traz uma das principais orquestras de ópera do país para Jundiaí

A 26ª Temporada do Concertos Astra-Finamax traz para o Teatro Polytheama a Orquestra do Theatro São Pedro. Os ingressos já estão à venda.

Published

on

Concertos Astra-Finamax
50% da renda com a venda de ingressos será revertida à Fundação Casa da Cultura e 50% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille (Foto: Divulgação/)

A 26ª Temporada do Concertos Astra-Finamax recebe, no dia 13 de julho, a Orquestra do Theatro São Pedro, uma das principais orquestras de ópera do país em Jundiaí. O concerto, que será realizado no Teatro Polytheama, contará com a regência do maestro Ira Levin e a participação da soprano Gabriella Pace. A Orquestra do Theatro São Pedro apresentará um programa…

Continue Reading

Jundiaí

Centro de Saúde do Trabalhador de Jundiaí está em 1º lugar entre melhores do Brasil

O CEREST de Jundiaí obteve nota máxima – 78 pontos – no Qualifica CEREST do primeiro quadrimestre de 2024.

Published

on

Centro de Referência e Saúde do Trabalhador de Jundiaí
O CEREST é referência técnica e pedagógica, desenvolvendo ações para a prevenção de acidentes e cuidado com os trabalhadores (Foto: )

O Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) de Jundiaí conquistou um resultado notável no Qualifica CEREST do primeiro quadrimestre de 2024, obtendo a nota máxima de 78 pontos. Esse reconhecimento coloca o município na primeira posição no ranking dos 25 melhores CERESTs do Brasil, um feito que demonstra a excelência do trabalho desenvolvido pela unidade em prol da…

Continue Reading

Jundiaí

Coral Divino em Canto abre inscrições para novos integrantes

Os interessados devem ser maiores de 18 anos e poderão se inscrever até o dia 26 de julho. Saiba mais.

Published

on

Integrantes do Coral Divino em Canto
O coral é um projeto musical mantido pelo Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (Foto: Divulgação/Coral Divino em Canto)

O Coral Divino em Canto, projeto musical mantido pelo Colégio Divino Salvador de Jundiaí, está com inscrições abertas para novos integrantes. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e poderão se inscrever até o dia 26 de julho. Para integrar o coral não é preciso ter experiência e nem ter conhecimento de partitura, apenas comprometimento e vontade de cantar.…

Continue Reading