
Na última quarta-feira (30) a Huawei inaugurou, em jundiaí, a Huawei Local EMS Factory, primeira fábrica inteligente de manufatura a utilizar a tecnologia 5G em suas aplicações no processo produtivo. Para fazer jus ao EMS do nome (Electronic Manufacturing Service), o espaço foi inteiramente equipado com a tecnologia de inteligência artificial, nuvem e IoT (internet das coisas), com o objetivo de aumentar a eficiência da produção e a produtividade.
Para conseguir conectar uma área com cerca de 30 mil m², foi necessário a remoção de estruturas de cabeamento físicas e instaladas 14 antenas de 5G. No local vão ser produzidos diversos equipamentos eletrônicos, como como rádios-base, placas processadoras, placas controladoras, entre outros. Essa linha de produção se conecta à rede e funciona com aplicações baseadas no 5G, como câmeras com inteligência artificial embarcada e óculos de realidade aumentada.
Mais produtividade
Segundo o diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei, Tiago Fontes, esse é o modelo operacional que utiliza a quinta geração de wifi e poderá ser usado por diversas fábricas no Brasil para impulsionar ainda mais a indústria. Isso porque essa tecnologia é a única que suporta conexão entre máquinas.
[tdj-leia-tambem]
Uma das principais novidades, são as câmeras com inteligência artificial utilizadas tanto para monitorar a produção, como também para garantir a segurança de todos os colaboradores e do ambiente de trabalho. Elas são capazes de detectar erros na linha de montagem, presença de estranhos no ambiente e não uso dos equipamentos de produção individual (EPI).
A realidade aumentada é mais um diferencial utilizado na nova estrutura Huawei Local EMS Factory. A manutenção das máquinas, por exemplo, é feita com uso de óculos de realidade aumentada. Com eles, as equipes conseguem fazer um checklist completo dos equipamentos e reportar informações em tempo real para a central de operações.