Jundiaí ganha plataforma 'Alertas da Infância', com 13 alertas; entenda
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí ganha plataforma ‘Alertas da Infância’, com 13 alertas; entenda

A plataforma apresenta informações sobre serviços e emite alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.

Publicado

em

Atualizado há

Mundo das Crianças poderá ser visitado na quarta (12) sob agendamento
Os alertas programados englobam as áreas de saúde, educação e assistência social, para crianças de 0 a 9 anos de idade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí entregou oficialmente a plataforma “Alertas da Infância”, com quase o dobro de alertas previamente programados. A plataforma apresentando informações sobre os serviços utilizados, como saúde e educação e emite alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.

Assim, o “Alertas da Infância” integra dados de três áreas de governo e aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social. A iniciativa está inserida no Programa Cidade das Crianças.

Ao todo, a plataforma tem 13 alertas que englobam as áreas de saúde, educação e assistência social, para crianças de 0 a 9 anos de idade.

Os alertas

Confira detalhes dos 13 alertas definidos pela plataforma inserida a Jundiaí:

Saúde

  • Criança em atraso na consulta puericultura
  • Gestante que não realizou consulta odontológica
  • Teste de HIV
  • Teste de sífilis

Educação

  • Criança fora da escola
  • Criança fora da creche

Assistência social

  • Cuidados com gestantes adolescentes
  • Crianças em território de vulnerabilidade
  • Atividades em grupo para crianças de 0 a 6 anos
  • Visitas domiciliares a crianças
  • Visitas domiciliares a gestantes
  • Benefícios de prestação continuada a crianças com deficiência de até seis anos
  • Visita domiciliar a crianças em acolhimento.

Como os alertas funcionarão?

Quando o sistema gera um novo alerta, como de “criança fora da creche, por exemplo, um notificação chega às equipes de Educação da cidade. Assim, de forma assertiva, fazem uma busca ativa diretamente com a família para entender motivo da criança não estar na creche.

“Isso é tomada de decisão através do bom uso de dados públicos e com tecnologia, tornando nossa cidade destaque no assunto”, afirma o Gestor Adjunto de Governo, Jones Martins. Ele representou o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, na entrega da ferramenta. Além disso, Martins coordena o projeto até sua implantação.

Jundiaí, Cidade das Crianças

“Jundiaí está avançando na modelagem de um sistema de alertas para o Programa Cidade das Crianças e entende que os cuidados devem iniciar já na gestação”, explica o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Alinhada aos conceitos de Cidade Inteligente, utilizaremos a plataforma para atacar os principais gargalos que prejudicam o desenvolvimento das crianças, além de subsidiar novos projetos sociais de apoio a famílias com vulnerabilidade”.

A plataforma “Alertas da Infância” fica na nuvem e é apenas servidores municipais treinados podem utilizá-la. Quem a desenvolveu foi o Instituto de Tecnologias Geo-Sociais (ITGS) com apoio da Cia de Informática de Jundiaí (CIJUN). Ela passará por constante atualização e aperfeiçoamento para melhor utilização da administração pública.

Jundiaí

Restaurantes do Bom Prato oferecem pela primeira vez cardápio de Dia das Mães

Unidades vão funcionar neste sábado (11) e domingo (12) com cardápios especiais

Publicado

em

Por

As unidades fixas vão servir um cardápio especial (Foto: Governo do Estado de SP)

Os restaurantes Bom Prato estarão abertos neste domingo (12) especialmente para celebrar o Dia das Mães. As unidades fixas prepararam um cardápio especial. Os pratos variam de acordo com a localidade. Entre as delícias para a data, estão carne seca com abóbora e frango assado na maionese, batata assada com ervas finas, salada summer e vinagrete de cebola roxa. Para…

Continuar lendo

Jundiaí

Mães empreendedoras em Jundiaí: inspiração para a família e a economia local

Explorando histórias inspiradoras e apoios disponíveis para as mães que transformam Jundiaí com suas iniciativas.

Publicado

em

Por

Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor
Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí celebra o Dia das Mães homenageando as mulheres que conciliam maternidade e sucesso nos negócios O Dia das Mães é um momento para celebrar a força, a dedicação e o amor das mulheres que geram vida. E em Jundiaí, essa data ganha um significado ainda mais especial, pois a cidade reconhece a importância das mães empreendedoras como inspiração para…

Continuar lendo

Jundiaí

Futuro centro de referência da infância no Novo Horizonte atinge 80% de obras concluídas

Publicado

em

Por

Centro de referência da infância, no Novo Horizonte, em Jundiaí
Obras avançam no centro de referência para crianças e adolescentes no Jardim Novo Horizonte, prometendo segurança e suporte (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Centro de atendimento à crianças e adolescentes vítimas de violência se aproxima da finalização O futuro centro voltado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou com suspeita de violência, no Jardim Novo Horizonte, atingiu 80% das obras concluídas nesta semana e chega à reta final da construção. O equipamento ocupará o prédio onde havia um Centro Comunitário no bairro,…

Continuar lendo

Jundiaí

Aeroporto de Jundiaí está recebendo doações para as vítimas do RS

O foco são itens como água mineral, leite em pó, ração para pets e medicamentos

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Sede da Rede VOA, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, está recebendo doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande de Sul. A prioridade agora são itens de limpeza e higiene pessoal, leite em pó, água mineral, medicamentos e ração para pets. As doações serão recebidas no terminal de passageiros do aeroporto, das 8h às 18h,…

Continuar lendo

Jundiaí

Boa Supermercados doa 18 mil garrafas de água para o Rio Grande do Sul

Além da doação, as lojas da rede passam a ser pontos de arrecadação de doações. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Boa Supermercados

Visando ampliar a rede de solidariedade às pessoas impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, algumas lojas do grupo Boa Supermercados agora são também pontos de arrecadação de doações. Além disso, nesta sexta-feira (10), o grupo doou 18 mil garradas de água, destinadas às vítimas das chuvas. Para realizar a sua doação, basta ir nas unidades do Boa Supermercados…

Continuar lendo
Publicidade