Jundiaí implanta prontuário eletrônico em toda a rede de Saúde
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí implanta prontuário eletrônico em toda a rede de Saúde

As informações dos pacientes são centralizadas em banco de dados e podem ser acessadas em qualquer serviço da Atenção Básica

Published

on

Atualizado há

Com prontuário eletrônico, as informações podem ser acessadas em qualquer serviço da Atenção Básica. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí conclui a implantação do prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município em abril. Os pacientes terão todos os dados registrados eletronicamente com o uso da ferramenta, que fará parte de um Sistema Integrado de Gestão em Saúde.

A integração dos dados de saúde vai melhorar a gestão dos cuidados dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e garantir um planejamento mais adequado para cada região do município. “Assim, a prefeitura pode criar programas específicos para cada localidade, dependendo do perfil dos pacientes do local. Por exemplo: se um bairro tem muitos diabéticos, podemos promover atividades próprias para esse público, como ações de educação em saúde, atividades coletivas, entre outras”, explica Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.

O Sistema Integrado de Gestão deve ser concluído nos próximos quatro anos e tem investimentos previstos de R$ 18 milhões. Além do planejamento na saúde, a ferramenta traz economia de recursos com a gestão de dispensação de medicamentos, evita a duplicação de exames, bem como perdas de informações do paciente.

Etapas

Em julho de 2022, a prefeitura começou a implantar o prontuário eletrônico. A administração municipal ofereceu, até a presente data, treinamento para mais de 840 profissionais da saúde para utilizar a ferramenta, que terá certificação digital e as receitas médicas terão o “carimbo eletrônico” do médico. Essas receitas serão digitadas pelos profissionais e impressas dentro do consultório. Com isso, o entendimento da prescrição será facilitado, pois não haverá possibilidade de receita ilegível.

Alguns dados serão de preenchimento obrigatório no prontuário, como se foi aferida a pressão arterial do paciente. O sistema também contém a CID – Classificação Internacional de Doenças – que é um sistema criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para padronizar a linguagem entre os médicos, além de monitorar a incidência e a prevalência de cada doença.

A partir de maio, a implantação do sistema começa a ser expandida para os serviços de atenção especializada como ambulatórios e Caps (Centro de Atenção Psicossocial), por exemplo. “Ao longo dos cinco anos de contratos, a integração chegará inclusive ao nível hospitalar do município. Assim, os profissionais de saúde podem acompanhar a saúde do paciente em qualquer equipamento público de saúde”, detalha o prefeito.

Os agentes comunitários de saúde, que fazem parte de algumas UBSs como as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), também estarão munidos de tablets e poderão incluir informações dos pacientes durante as visitas domiciliares. Assim, as informações poderão ser inseridas nesse encontro, sendo possível a identificação das necessidades da população em tempo real.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, todos esses dados permitirão a elaboração de relatórios e indicadores de saúde atualizados momentaneamente, que poderão fortalecer a gestão de políticas públicas do setor: “Caso necessário, equipes multidisciplinares de saúde, por exemplo, podem ser acionadas para acompanhamento de ações específicas nas UBSs ou nas comunidades. As unidades de gestão podem inclusive atuar transversalmente oferecendo terapias não medicamentosas”, comenta.

A ferramenta também organiza melhor o fluxo do usuário dentro do serviço, direcionando-o para o setor que irá prestar seu atendimento pois, junto com o prontuário eletrônico, são instalados painéis de voz nas recepções dos serviços, que chamam o usuário obedecendo a ordem de chegada, o que também é um ganho para acessibilidade de portadores de deficiência visual.

Jundiaí

APAE Jundiaí conclui Semana do Brincar com sucesso; confira

Evento reuniu assistidos, suas famílias e profissionais para atividades que visam o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Published

on

Mãe e filha, junto de terapeuta, em atividade da APAE Jundiaí.
Ariane Souza Gonçalves participou das brincadeiras com a filha, ao lado da terapeuta (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta semana, a APAE Jundiaí promoveu a ‘Semana do Brincar’, um evento que trouxe cinco dias de atividades lúdicas e terapêuticas com foco na interação entre assistidos, suas famílias e os profissionais da instituição. A iniciativa destaca a importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos, proporcionando momentos de aprendizado e diversão em conjunto. Programação completa na Semana…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia Núcleo Empresarial para panificadoras 

Foco está na identificação de problemas e como a associação pode contribuir para o desenvolvimento do segmento.

Published

on

Reunião da ACE Jundiaí com representantes de panificadoras.
ACE Jundiaí inicia diálogo com panificadoras para propor criação de Núcleo Empresarial (Foto: Divulgação/ ACE Jundiaí)

Nesta semana, a Associação Comercial Empresarial (ACE Jundiaí) reuniu representantes de panificadoras para discutir os desafios enfrentados pelo setor. A iniciativa tem como objetivo identificar como a entidade pode contribuir para o desenvolvimento do segmento. A presidente da ACE Leandra Maia Diniz abriu a reunião destacando a criação de um Núcleo Empresarial de Panificação para o município.  "Quem é de…

Continue Reading

Jundiaí

Inovações no Hospital São Vicente prometem agilidade e humanização no cuidado oncológico

O Hospital São Vicente firmou uma parceria com o A.C.Camargo Cancer Center para a realização de exames essenciais para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Published

on

Funcionária do Hospital São Vicente
Foto: Divulgação/ HSV

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) se consolidou como um centro de referência no tratamento oncológico em todo o Estado. Por meio das unidades de Quimioterapia e Radioterapia, a instituição apresenta dados sobre produtividade, agilidade e compromisso no cuidado de pacientes diagnosticados com variados tipos de câncer. Neste mês de conscientização da campanha "Outubro Rosa", o Hospital São Vicente…

Continue Reading

Jundiaí

‘Feira Amigos do Galeão’ reúne expositores de Jundiaí em prol do Lar Galeão Coutinho

A “Feira Amigos do Galeão” ocorrerá na rua Eng. Roberto Mange, 90, no bairro Anhangabaú, dia 9 de novembro, com entrada gratuita para todos os interessados.

Published

on

Fachada Lar Galeão Coutinho, onde a Feira Amigos do Galeão acontecerá
Foto: Divulgação

Jundiaí se prepara para receber a primeira edição da "Feira Amigos do Galeão", evento que promete fortalecer o comércio local e arrecadar fundos para o Lar Galeão Coutinho, entidade beneficente que atende crianças e famílias da cidade. A feira ocorrerá no Lar Galeão Coutinho, rua Eng. Roberto Mange, 90, no bairro Anhangabaú. O evento está agendado para o dia 9…

Continue Reading

Jundiaí

Cinépolis do JundiaíShopping apresenta sessão de ‘Caindo na Real’ com adaptações para o público autista

A sessão inclusiva de “Caindo na Real”, no Cinépolis JundiaíShopping, acontece neste sábado (26), e será adaptada para pessoas com TEA e outras síndromes.

Published

on

Cinépolis, JundiaíShopping
Foto: Divulgação

A Cinépolis do JundiaíShopping promoverá neste sábado (26), uma sessão adaptada e inclusiva especialmente dedicada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras síndromes, que busca proporcionar uma experiência acolhedora e confortável para todos, permitindo que possam desfrutar da comédia "Caindo na Real" em um ambiente ajustado às suas necessidades. Durante a exibição no JundiaíShopping, o cinema realizará…

Continue Reading
Advertisement