Jundiaí inicia programação para enfrentamento à violência contra as mulheres
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí inicia programação para enfrentamento à violência contra as mulheres

A programação deste ano segue com atividades temáticas gratuitas durante esta semana

Published

on

Atualizado há

Tema do encontro foi a importância do trabalho em rede como instrumento de combate à violência e de proteção da vítima
Tema do encontro foi a importância do trabalho em rede como instrumento de combate à violência e de proteção da vítima (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Uma palestra com o tema “O trabalho em rede como instrumento de proteção à violência contra a mulher” deu início, na tarde desta sexta-feira (25), à programação proposta pela Prefeitura para os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” deste ano.

O encontro no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot contou com a participação especial da assistente social e doutora em serviço social Eloísa Gabriel dos Santos, reunindo servidores de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, além da Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), conselhos tutelares, conselhos municipais e integrantes de ONGs.

“Encontros como este auxiliam para agregar conhecimento e auxiliar nesta tarefa pouco fácil de reverter uma questão cultural milenar, que é o patriarcalismo”, comentou Penha Camunhas Martins, assessora de Políticas para as Mulheres, do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), que compartilhou com os presentes as diversas iniciativas da Prefeitura para o enfrentamento à violência contra as mulheres, como a Patrulha Guardiã Maria da Penha.

O diretor do Departamento de Proteção Social Especial da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Luiz Guilherme Camargo, falou da importância da Casa Sol, abrigo destinado às vítimas sob ameaça de morte. “Dos mais de 5,5 mil Municípios brasileiros, Jundiaí faz parte do restrito grupo de pouco mais de 140 Municípios que dispõem de abrigos como a Casa Sol para o acolhimento dessas vítimas”, apresentou Luiz Guilherme, acompanhado da coordenadora do serviço, Sileni dos Santos. “Sem contar o trabalho em grupo para reflexão com os autores de violência, pelo projeto ’Por Onde Andei’, da UGADS”, acrescentou.

Eloísa fez uma apresentação sobre o histórico da abordagem do tema, a importância da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) e reforçou a importância do trabalho em rede. “Comunicação, intersetorialidade e interdisciplinaridade são elementos fundamentais para que o serviço articulado pelo Poder Público para o enfrentamento à violência contra as mulheres seja efetivo. E isso não vem por decreto, mas do olhar de todos os agentes envolvidos”, resumiu Eloísa, que há pouco mais de um ano presta consultoria para a Casa Sol.

Mais programação

A programação deste ano segue com atividades temáticas gratuitas. Na terça (29), a partir das 9h, também na Biblioteca, será realizada uma palestra sobre o projeto “Por Onde Andei”, da UGADS. Na quinta (30), às 11h30, será a vez da palestra “Economia Social, Trabalho e Empregabilidade”.

Na quinta (01), às 7h30, será realizada uma palestra sobre a violência contra mulheres com deficiência ou idosas no cenário pós-pandemia, no complexo esportivo Aramis Polli, na vila Hortolândia. Na terça (06), o Parque Linear do Parque da Represa recebe uma caminhada a partir das 8h. E no sábado (10), Dia dos Direitos Humanos, será realizado no Sesc, a partir das 15h, uma conversa mediada por Guga Almeida, do Movimento Aliados, sobre diversidade sexual e garantia de direitos.

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre cursos de barbeiro e depilação para setembro

Os interessados devem estar atentos aos requisitos dos cursos oferecidos pelo Fundo Social de Jundiaí e ao prazo de inscrição

Published

on

Curso de barbeiro oferecido pelo Fundo Social de Jundiaí
Foto: Canva

O Fundo Social de Jundiaí está com inscrições abertas para cursos na área de beleza - depilação e barbeiro - com início previsto para setembro. As capacitações oferecidas têm como objetivo principal fornecer conhecimento prático para que os participantes possam realizar pequenos serviços, ajudando aqueles que desejam empreender no setor. Os interessados devem estar atentos aos requisitos de cada curso…

Continue Reading

Jundiaí

Semana terá temperaturas que podem chegar a 35°C; confira a previsão do tempo em Jundiaí

De acordo com o Climatempo, a cidade terá dias de sol com nuvens, mas não chove. Confira a previsão do tempo em Jundiaí para essa semana.

Published

on

previsão do tempo em Jundiaí é de sol, sem chuva
Foto: Canva

O inverno está acabando e a previsão do tempo em Jundiaí é de uma semana de calor, com temperatura máxima que pode atingir 35°C. De acordo com o Climatempo, a cidade terá dias de sol com nuvens, mas não chove. Confira a previsão do tempo em Jundiaí para essa semana: Segunda-feira (9) - Sol o dia todo com algumas nuvens…

Continue Reading

Jundiaí

Satélites registram 45 focos de queimada por dia na região de Jundiaí

O Programa Queimadas estima que mais de 113 mil km² de vegetação tenham sido destruídos entre janeiro e julho de 2024 em todo o Brasil.

Published

on

Queimadas
Foto: Canva

Satélites capturaram 1.363 frentes de fogo em áreas de vegetação em agosto deste ano, conforme divulgado pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A região de Jundiaí e Sorocaba contabilizou uma média de 45 focos de queimada por dia, com o mês registrando quase dois incêndios por hora. Desde janeiro, foram identificados 3.658 focos de incêndio em…

Continue Reading

Jundiaí

Fisioterapeuta de Jundiaí conquista novos horizontes através da música sertaneja; conheça Rayssa Silva

Com o lançamento de sua música sertaneja, a cantora combina o cuidado e a empatia que desenvolveu na fisioterapia com a emoção e a paixão da música.

Published

on

Fisioterapeuta de Jundiaí conquista novos horizontes através da música sertaneja
Foto: Arquivo Pessoal

Natural de Jundiaí, Rayssa já se destaca na área da fisioterapia e agora se prepara para brilhar em um novo palco: o da música sertaneja. "Eu amo a fisioterapia porque amo pessoas, mas a música provoca emoções de uma maneira única," afirma Rayssa, que sempre encontrou na música uma forma de expressar seus sentimentos mais profundos. Desde pequena, ela sempre…

Continue Reading

Jundiaí

Fisioterapia devolve a vida de jundiaiense que sofria de síndrome rara

Após perder todos os movimentos, Luis Gustavo renasceu com a força de vontade e inúmeras sessões de fisioterapia

Published

on

Fisioterapia transformou a vida de Luis Gustavo.
Luis em sessões de fisioterapia e, hoje, praticando uma de suas atividades favoritas (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje, 8 de setembro, é o Dia Mundial da Fisioterapia e para celebrar esta data tão importante vamos contar a história do jundiaiense Luis Gustavo Loschi, de 28 anos, que em 2017 foi diagnosticado com PDIC (Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica), uma condição rara, e viu sua vida transformar num piscar de olhos.  A condição que afeta os nervos do corpo…

Continue Reading
Advertisement