Ar-condicionado em ônibus de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Cada vez mais frequentes, as intensas ondas de calor impactam diretamente a vida da população em Jundiaí. Por isso, a Prefeitura de Jundiaí tem investido na renovação da frota de ônibus do transporte público para oferecer carros com ar-condicionado.

Essa é uma das ações do Programa Mobilidade Total. Até o momento, a cidade tem 90 veículos com o equipamento e que atendem a cerca de 90 mil pessoas diariamente. Ainda assim, a gestão tem como objetivo atingir 100% da frota nos próximos anos.

Usuários do transporte público de Jundiaí, Daiane de Jesus e seu irmão Rafael José, elogiam a iniciativa. “Depois de um dia cansativo de trabalho, chegar ao terminal e ter a certeza de que poderá ir pra casa em um transporte público de qualidade, sem aquela sensação de mal-estar, faz toda a diferença”, ressalta a moça. O irmão, Rafael, que é estudante, concorda. “O ar-condicionado ajuda a gente a chegar mais confortável na escola”, explica.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Melhoria constante

Para o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes (UGMT), Aloysio Queiroz, a administração busca a melhoria constante na prestação de serviço. “Essa entrega materializa a busca pela excelência, respeito ao meio ambiente e preocupação de entregar para a população um serviço de boa qualidade e de máxima utilidade para esses dias de calor intenso”, comenta.

Lançado em setembro de 2018, o Programa Mobilidade Total prevê ações para modernizar e qualificar a prestação do serviço de transporte coletivo de Jundiaí. Entre as medidas realizadas pelo programa estão a instalação de GPS e câmeras de monitoramento nos ônibus e implantação de linhas diretas, que resultam na redução do tempo de trajeto. Além disso, os veículos têm pagamento por meio digital (cartões, PIX ou QR Code) e sistemas de acompanhamento do veículo em tempo real.

[tdj-leia-tambem]