Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Atualizado há

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada.

Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do acervo. Essa lacuna foi preenchida nesta semana com a entrega de cerca de 170 novos livros pela empresa Solistica. Assim, com essa doação, o acervo da nova biblioteca de Jundiaí chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Instalada no Centro Comunitário Casa Verde, a biblioteca contou com meses de participação ativa dos moradores locais. Eles estiveram envolvidos desde a demanda pela criação da biblioteca até a construção do mobiliário e na formação para gerenciamento de curadoria.

Dessa forma, as bibliotecárias Mariana Marquiori, do Sesc; e Michele Santana, da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot ofereceram a capacitação. A Biblioteca Municipal, um equipamento cultural de Jundiaí, também contribuiu com a doação de livros.

Parceria e compromisso com a comunidade

“Esta é mais uma ação viabilizada dentro do contexto do ‘Fepasa Viva’ e que só se tornou realidade graças à união dos esforços de lideranças sérias, de parceiros comprometidos e de uma comunidade interessada neste projeto”, comentou Daniele Ruiz, responsável pela Rede Jundiaí de Cooperação.

De acordo com o gerente do Sesc Jundiaí, Wagner Castro, a parceria se estendeu desde o planejamento da biblioteca até as oficinas viabilizadas pelo Sesc. “É a nossa missão contribuir para o crescimento das pessoas e vemos nesta uma parceria que vai além do institucional, mas que emociona, que motiva a vida, já que é fruto de um movimento e interesse que vêm da própria comunidade.”

Michael Teza, responsável pelo projeto dentro da comunidade, está mobilizando outros moradores para ajudarem na gestão da biblioteca comunitária. “É um desejo da comunidade ter essa biblioteca e conseguimos viabilizar com a união de todos, inclusive do Sesc. Vamos catalogar os novos livros que recebemos para ativar este espaço tão importante para nosso bairro”, afirmou.

Doação de livros para a nova biblioteca de Jundiaí

Além disso, a líder de Desenvolvimento Organizacional da Solistica, Amanda Xavier, também falou da alegria com a criação do novo espaço. “É muito bom quando boas vontades se encontram, ainda mais quando, na busca por levar bem-estar à sociedade, nossa empresa consegue identificar parceiros para incluir toda a comunidade em que estamos inseridos.”

A entrega da doação de livros contou com a presença de autoridades e representantes das instituições parceiras, como João Carlos De Luca, diretor do Departamento de Cultura; Alan Piccolo, diretor de Departamento de Ação Social da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), órgão responsável pelo centro comunitário; moradores e lideranças locais.

Jundiaí

ACE Jundiaí encerra ciclo de reuniões com pré-candidatos à prefeitura da cidade

No último encontro, Associação recebeu Ricardo Bocalon (PSB) e Silas Feitosa (PRTB)

Published

on

ACE Jundiaí encerra ciclo de reuniões com pré-candidatos a prefeito
Foto: ACE Jundiaí/Divulgação

A ACE Jundiaí concluiu uma série de reuniões durante o mês de julho com os pré-candidatos à prefeitura da cidade. Esse ciclo de encontros teve como objetivo proporcionar um espaço para a apresentação das propostas de governo e responder a perguntas dos representantes da Associação Comercial Empresarial, incluindo diretoria, conselheiros, grupos de negócios e núcleos empresariais. Participação dos pré-candidatos A…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí tem queda de índice de gravidez na adolescência nos últimos cinco anos

A Prefeitura de Jundiaí oferece acompanhamento às adolescentes grávidas, com equipe de pré-natal e, quando necessário, equipes multidisciplinares para suporte psicossocial.

Published

on

Jundiaí registra queda de gravidez na adolescência
Foto: Canva

Baseada em dados dos últimos cinco anos, Jundiaí registrou queda de gravidez na adolescência. A informação é da Secretaria de Saúde da cidade. Analisando os dados por faixas etárias, observa-se a diminuição em todos os grupos: Entre 2019 e 2021, seis adolescentes de 13 anos deram à luz. Já entre 14 e 16 anos, a queda foi mais expressiva, com…

Continue Reading

Jundiaí

Temperaturas começam a subir com dias ensolarados em Jundiaí; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para essa semana.

Published

on

Previsão do tempo mostra sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

Nesta semana, as temperaturas devem começar a subir em Jundiaí, com previsão do tempo mostrando máxima de 27°C e dias ensolarados. Ainda assim, de acordo com o Climatempo, as mínimas devem ficar entre 12°C e 13°C, então os dias ainda terão períodos frios. Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana: Segunda-feira (22) - Sol o dia todo sem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é líder em Bem-Estar em ranking de Índice de Progresso Social

A categoria “Fundamentos do Bem-Estar” engloba indicadores como educação básica, infraestrutura, saúde, expectativa de vida e qualidade do meio ambiente.

Published

on

Jundiaí aérea
A cidade se destaca entre cidades de 200 a 500 mil habitantes do Brasil no Índice de Progresso Social (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A cidade de Jundiaí se destaca como referência em desenvolvimento social no Brasil, figurando na 9ª posição no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) entre municípios com população entre 200 e 500 mil habitantes. O estudo, realizado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação à memória da ferrovia

O acervo inclui peças em exposição no Museu dos Ferroviários, documentos históricos e 12 veículos, entre locomotivas e vagões, situados no Espaço Expressa.

Published

on

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação da memória da ferrovia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí celebra a cessão de posse ao Município de um acervo ferroviário de grande importância histórica e cultural. A conquista, resultado de uma solicitação da Prefeitura feita em 2017, representa um passo fundamental para a preservação da memória da ferrovia na cidade, no estado e no país. O acervo, composto por cerca…

Continue Reading
Advertisement