
A partir deste domingo (22), Jundiaí se torna oficialmente um destino na Rota Biker, um movimento nacional criado para promover o turismo e homenagear os milhões de motociclistas espalhados por todo o Brasil. O grande destaque da inauguração de Jundiaí na Rota é a instalação do monumento ao motociclista, com mais de 4 metros de altura.
Esta escultura, feita de concreto e com cerca de 4 toneladas, simboliza o compromisso de união, respeito e irmandade que os motociclistas demonstram uns aos outros nas estradas.
Este é apenas um dos vários monumentos que fazem parte de um movimento nacional. O primeiro monumento foi entregue em 2023, no Paraná, e desde então, a Rota Biker já conta com 22 esculturas espalhadas por cinco estados. Em Jundiaí, o monumento ficará localizado em frente ao Box 1200, na Avenida José Luiz Sereno, 1200, no bairro Eloy Chaves, se tornando um ponto de parada essencial para os motociclistas que visitam a cidade.
Fortalecendo o mototurismo no Brasil
A instalação do monumento ao motociclista em Jundiaí tem como objetivo fortalecer o mototurismo no Brasil. Um dos principais recursos dessa iniciativa é o “passaporte de viagens”, que indica todos os locais onde os motociclistas podem encontrar essas esculturas e, assim, planejar suas viagens e roteiros.
Além de promover o turismo local, a Rota Biker conecta cidades e estados, criando uma rede que estimula a descoberta de novas atrações para os motociclistas.

A inauguração do monumento ao motociclista em Jundiaí será marcada por uma série de atrações, com destaque para os shows das bandas Aranhas Amplificadas e Águas Claras. As apresentações começam a partir das 10h deste domingo, 22 de dezembro, e prometem animar o público presente. O evento vai além da entrega do monumento, proporcionando uma experiência completa para os amantes de motocicletas e para todos que querem conhecer mais sobre a cultura biker.
O impacto do monumento ao motociclista para Jundiaí e região
De acordo com Rogério Gonzaga de Souza, motociclista e um dos sócios do Box 1200, a chegada do monumento ao motociclista à cidade é um motivo de grande celebração. Ele destaca que, além de colocar Jundiaí e a região na rota nacional do mototurismo, o evento mostra a acolhida e a estrutura que a cidade oferece aos motociclistas.
“Temos uma cidade muito bacana, acolhedora, apaixonada por moto e com grande estrutura para receber visitantes. Temos muito orgulho de poder encabeçar este movimento na nossa região e esperamos que todos possam visitar o monumento e as maravilhas que Jundiaí tem”, afirmou Rogério.
Mais informações
Para quem deseja saber mais sobre a inauguração e as atrações relacionadas à Rota Biker, basta acessar o Instagram @box1200oficial. No perfil, os motociclistas podem ficar por dentro de todos os detalhes do evento e de outras iniciativas voltadas para o mototurismo na cidade e região.
[tdj-leia-tambem]