Jundiaí intensifica projetos para combater as mudanças climáticas
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí intensifica projetos sustentáveis para combater as mudanças climáticas

A Prefeitura de Jundiaí adota soluções inovadoras como jardins de chuva e plantio de árvores para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Published

on

Atualizado há

Um grupo de estudantes em uniformes azuis e chapéus bege está em uma trilha na Serra do Japi, participando de uma aula ao ar livre sobre mudanças climáticas.
Projetos de Educação Ambiental com as crianças da Rede Municipal de Ensino também são realizados pela Fundação Serra do Japi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Como enfrentamento às mudanças climáticas e a prevenção de desastres ocasionados, principalmente, em períodos de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí desenvolve diversas ações e atua em projetos de combate à crise do clima. Essa iniciativa abrangente inclui projetos de macrodrenagem, ampliação da arborização urbana, proteção de mananciais, melhorias na mobilidade urbana com foco na redução do uso de automóveis e a intensificação dos cuidados com a Serra do Japi.

Olhando para o futuro: ações para mitigar as mudanças climáticas

“Os efeitos das mudanças climáticas são preocupantes e as iniciativas para mitigá-los devem ser iniciadas no presente, para que os impactos no futuro sejam positivos. Estas ações estão em consonância com o Programa Cidade das Crianças, com medidas que potencializam o desenvolvimento dessa e das próximas gerações”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Jardins de chuva: uma solução sustentável para a drenagem urbana

Uma das ações em destaque é a instalação de jardins de chuva em diversos pontos da cidade. Essa solução baseada na natureza, já implementada no Parque Naturalizado do Jardim Guanabara e em três escolas públicas, reduz a quantidade e a velocidade do escoamento da água em chuvas intensas, além de embelezar a paisagem.

“Fazer a gestão das águas pluviais é fundamental para que, na ocorrência de eventos climáticos adversos como fortes chuvas, o território tenha mais dispositivos de retenção da água e redução da sua velocidade, diminuindo, assim, os efeitos indesejados dos alagamentos”, lembrou a arquiteta Sylvia Angelini, diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí.

Vista do pátio de uma escola decorada com bandeirinhas coloridas, com um jardim central cercado por colunas e telhados de cerâmica.
Jardim de chuva implantado na EMEB Marly de Marco Pereira, no Fazenda Grande. Outras duas EMEBs também contam com o equipamento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Obras e legislação para um futuro resiliente às mudanças climáticas

As obras municipais também incorporam medidas de combate às mudanças climáticas. O Código de Obras Municipal exige que novas construções, ampliações e regularizações em Jundiaí possuam reservatórios de águas pluviais, contribuindo para a manutenção do lençol freático e a redução do impacto das chuvas.

“Pequenas ações tomadas nos imóveis, mas distribuídas pelo território e somadas, resultam em grandes resultados para a melhoria do manejo da água pluvial da cidade”, avaliou o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

Planejamento urbano e meio ambiente: ferramentas contra os desafios climáticos

O Plano Diretor Municipal também desempenha um papel importante, estabelecendo taxas mínimas de permeabilidade do solo para que a água da chuva seja absorvida, mitigando os impactos das chuvas e melhorando a qualidade ambiental.

Arborização urbana: um aliado no combate às mudanças climáticas

A arborização urbana é outra frente de atuação da prefeitura. O programa Pé de Árvore plantou mais de 1.300 mudas em diversas regiões da cidade, e um projeto para plantar 6.600 árvores às margens do Rio Jundiaí está em andamento.

Um homem planta uma muda na margem do rio Jundiaí, cercado por vegetação verde e um dia ensolarado ao fundo.
Às margens do Rio Jundiaí, já foram plantadas 3.500 árvores, das 6.600 previstas inicialmente (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Serra do Japi: preservação e educação ambiental para um futuro sustentável

A Fundação Serra do Japi também contribui para o combate às mudanças climáticas com projetos de educação ambiental e conscientização sobre a importância da preservação do bioma.

Um futuro resiliente às mudanças climáticas

Como enfrentamento às mudanças climáticas e a prevenção de desastres ocasionados, principalmente, em períodos de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí desenvolve diversas ações e atua em projetos de combate à crise do clima. Através de um conjunto de ações que abrangem infraestrutura, legislação, planejamento urbano, educação ambiental e preservação ambiental, Jundiaí se posiciona como uma cidade que busca soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

Jundiaí

Feriado de 9 de julho em Jundiaí tem previsão de frio e chuva

Frente fria traz temperaturas baixas e chuva para o feriado prolongado em Jundiaí

Published

on

Chuva em Jundiaí neste feriado de 9 de julho.
Prepare-se para o feriado: previsão indica frio e chuva em Jundiaí. Veja como ficarão as temperaturas nos próximos dias. - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O feriado de 9 de julho, dia em que se celebra a Revolução Constitucionalista de 1932, será marcado por uma mudança significativa no clima em Jundiaí. Após um fim de semana com temperaturas máximas acima dos 26°C, a chegada de uma nova frente fria promete trazer dias mais frios e chuva para a cidade. Fim de semana ensolarado dá lugar…

Continue Reading

Jundiaí

Clube da Estética oferece hidratação facial gratuita na 6ª FENS

O evento reúne diversas empresas e serviços, proporcionando aos visitantes oportunidades únicas e experiências gastronômicas.

Published

on

Mulheres do Clube da Estética posam juntas na FENS, promovendo hidratação facial gratuita, fortalecendo a comunidade de esteticistas.
Os visitantes poderão conhecer os serviços da rede e se cadastrar para receber a hidratação facial gratuita - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A FENS, Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços, que acontecerá nos dias 23, 24, 25, 30, 31 de agosto e 1º de setembro no Parque da Uva, em Jundiaí, reserva uma surpresa especial para os amantes de beleza e bem-estar. O Clube da Estética, renomada rede de esteticistas da cidade, estará presente no evento, oferecendo aos visitantes a oportunidade de…

Continue Reading

Jundiaí

Eventos da ACE Jundiaí estimulam o crescimento dos negócios

Empreendedores podem aproveitar encontros para networking e aprender com especialistas em vendas.

Published

on

Grupo de empreendedores assistindo palestra na ACE Jundiaí, destacando eventos de networking e aprendizado empresarial.
Foto: Ace Jundiaí

Empreendedores de Jundiaí que desejam ampliar suas redes de contatos e fortalecer relacionamentos não podem perder as reuniões presenciais dos grupos de negócios do Unace na ACE Jundiaí. Estes encontros, que acontecerão na quarta e quinta-feira, oferecem momentos valiosos para networking e troca de experiências. Para participar como convidado, entre em contato com a ACE Jundiaí pelo WhatsApp (11) 96387-6099.…

Continue Reading

Jundiaí

Pipas já causaram 98 interrupções de energia este ano na região de Jundiaí

Medidas preventivas e dicas de segurança da CPFL ajudam a reduzir acidentes e interrupções de energia causadas por pipas na região.

Published

on

Pessoa empinando pipa vermelha e branca em campo aberto, evitando interrupções de energia perto de redes elétricas.
Empinar pipas em locais seguros é essencial para evitar acidentes e interrupções de energia - Foto: Canva

Férias escolares, tempo firme e bons ventos anunciam a temporada de pipas nos céus. No entanto, a CPFL Piratininga alerta para os perigos que essa brincadeira pode trazer, especialmente quando realizada próximo à rede elétrica. De janeiro a maio de 2024, foram registradas 98 interrupções de energia causadas por pipas na região de Jundiaí, um número que preocupa e exige…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura divulga convocados para a 2ª chamada da 6ª FENS

Empreendedores convocados devem comparecer à UGDECT até 27 de julho para assinar o termo de participação e garantir presença na 6ª FENS.

Published

on

Visitantes exploram estandes na 5ª Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) em Jundiaí, destacando inovação e oportunidades de negócios. Vem aí a 6ª FENS.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) de Jundiaí divulgou nesta sexta-feira (05) a lista de convocados para a 2ª chamada da 6ª FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços). A relação completa dos nomes das empresas selecionadas está disponível na edição 5487 da Imprensa Oficial. Prazo para confirmação de participação na 6ª FENS Os empreendedores…

Continue Reading