Um grupo de estudantes em uniformes azuis e chapéus bege está em uma trilha na Serra do Japi, participando de uma aula ao ar livre sobre mudanças climáticas.
Projetos de Educação Ambiental com as crianças da Rede Municipal de Ensino também são realizados pela Fundação Serra do Japi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Como enfrentamento às mudanças climáticas e a prevenção de desastres ocasionados, principalmente, em períodos de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí desenvolve diversas ações e atua em projetos de combate à crise do clima. Essa iniciativa abrangente inclui projetos de macrodrenagem, ampliação da arborização urbana, proteção de mananciais, melhorias na mobilidade urbana com foco na redução do uso de automóveis e a intensificação dos cuidados com a Serra do Japi.

Olhando para o futuro: ações para mitigar as mudanças climáticas

“Os efeitos das mudanças climáticas são preocupantes e as iniciativas para mitigá-los devem ser iniciadas no presente, para que os impactos no futuro sejam positivos. Estas ações estão em consonância com o Programa Cidade das Crianças, com medidas que potencializam o desenvolvimento dessa e das próximas gerações”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Jardins de chuva: uma solução sustentável para a drenagem urbana

Uma das ações em destaque é a instalação de jardins de chuva em diversos pontos da cidade. Essa solução baseada na natureza, já implementada no Parque Naturalizado do Jardim Guanabara e em três escolas públicas, reduz a quantidade e a velocidade do escoamento da água em chuvas intensas, além de embelezar a paisagem.

“Fazer a gestão das águas pluviais é fundamental para que, na ocorrência de eventos climáticos adversos como fortes chuvas, o território tenha mais dispositivos de retenção da água e redução da sua velocidade, diminuindo, assim, os efeitos indesejados dos alagamentos”, lembrou a arquiteta Sylvia Angelini, diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí.

Vista do pátio de uma escola decorada com bandeirinhas coloridas, com um jardim central cercado por colunas e telhados de cerâmica.
Jardim de chuva implantado na EMEB Marly de Marco Pereira, no Fazenda Grande. Outras duas EMEBs também contam com o equipamento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Obras e legislação para um futuro resiliente às mudanças climáticas

As obras municipais também incorporam medidas de combate às mudanças climáticas. O Código de Obras Municipal exige que novas construções, ampliações e regularizações em Jundiaí possuam reservatórios de águas pluviais, contribuindo para a manutenção do lençol freático e a redução do impacto das chuvas.

“Pequenas ações tomadas nos imóveis, mas distribuídas pelo território e somadas, resultam em grandes resultados para a melhoria do manejo da água pluvial da cidade”, avaliou o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

Planejamento urbano e meio ambiente: ferramentas contra os desafios climáticos

O Plano Diretor Municipal também desempenha um papel importante, estabelecendo taxas mínimas de permeabilidade do solo para que a água da chuva seja absorvida, mitigando os impactos das chuvas e melhorando a qualidade ambiental.

Arborização urbana: um aliado no combate às mudanças climáticas

A arborização urbana é outra frente de atuação da prefeitura. O programa Pé de Árvore plantou mais de 1.300 mudas em diversas regiões da cidade, e um projeto para plantar 6.600 árvores às margens do Rio Jundiaí está em andamento.

Um homem planta uma muda na margem do rio Jundiaí, cercado por vegetação verde e um dia ensolarado ao fundo.
Às margens do Rio Jundiaí, já foram plantadas 3.500 árvores, das 6.600 previstas inicialmente (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Serra do Japi: preservação e educação ambiental para um futuro sustentável

A Fundação Serra do Japi também contribui para o combate às mudanças climáticas com projetos de educação ambiental e conscientização sobre a importância da preservação do bioma.

Um futuro resiliente às mudanças climáticas

Como enfrentamento às mudanças climáticas e a prevenção de desastres ocasionados, principalmente, em períodos de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí desenvolve diversas ações e atua em projetos de combate à crise do clima. Através de um conjunto de ações que abrangem infraestrutura, legislação, planejamento urbano, educação ambiental e preservação ambiental, Jundiaí se posiciona como uma cidade que busca soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.