
Como enfrentamento às mudanças climáticas e a prevenção de desastres ocasionados, principalmente, em períodos de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí desenvolve diversas ações e atua em projetos de combate à crise do clima. Essa iniciativa abrangente inclui projetos de macrodrenagem, ampliação da arborização urbana, proteção de mananciais, melhorias na mobilidade urbana com foco na redução do uso de automóveis e a intensificação dos cuidados com a Serra do Japi.
Olhando para o futuro: ações para mitigar as mudanças climáticas
“Os efeitos das mudanças climáticas são preocupantes e as iniciativas para mitigá-los devem ser iniciadas no presente, para que os impactos no futuro sejam positivos. Estas ações estão em consonância com o Programa Cidade das Crianças, com medidas que potencializam o desenvolvimento dessa e das próximas gerações”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Jardins de chuva: uma solução sustentável para a drenagem urbana
Uma das ações em destaque é a instalação de jardins de chuva em diversos pontos da cidade. Essa solução baseada na natureza, já implementada no Parque Naturalizado do Jardim Guanabara e em três escolas públicas, reduz a quantidade e a velocidade do escoamento da água em chuvas intensas, além de embelezar a paisagem.
“Fazer a gestão das águas pluviais é fundamental para que, na ocorrência de eventos climáticos adversos como fortes chuvas, o território tenha mais dispositivos de retenção da água e redução da sua velocidade, diminuindo, assim, os efeitos indesejados dos alagamentos”, lembrou a arquiteta Sylvia Angelini, diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí.

Obras e legislação para um futuro resiliente às mudanças climáticas
As obras municipais também incorporam medidas de combate às mudanças climáticas. O Código de Obras Municipal exige que novas construções, ampliações e regularizações em Jundiaí possuam reservatórios de águas pluviais, contribuindo para a manutenção do lençol freático e a redução do impacto das chuvas.
“Pequenas ações tomadas nos imóveis, mas distribuídas pelo território e somadas, resultam em grandes resultados para a melhoria do manejo da água pluvial da cidade”, avaliou o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.
Planejamento urbano e meio ambiente: ferramentas contra os desafios climáticos
O Plano Diretor Municipal também desempenha um papel importante, estabelecendo taxas mínimas de permeabilidade do solo para que a água da chuva seja absorvida, mitigando os impactos das chuvas e melhorando a qualidade ambiental.
Arborização urbana: um aliado no combate às mudanças climáticas
A arborização urbana é outra frente de atuação da prefeitura. O programa Pé de Árvore plantou mais de 1.300 mudas em diversas regiões da cidade, e um projeto para plantar 6.600 árvores às margens do Rio Jundiaí está em andamento.

A Serra do Japi: preservação e educação ambiental para um futuro sustentável
A Fundação Serra do Japi também contribui para o combate às mudanças climáticas com projetos de educação ambiental e conscientização sobre a importância da preservação do bioma.
Um futuro resiliente às mudanças climáticas
Como enfrentamento às mudanças climáticas e a prevenção de desastres ocasionados, principalmente, em períodos de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí desenvolve diversas ações e atua em projetos de combate à crise do clima. Através de um conjunto de ações que abrangem infraestrutura, legislação, planejamento urbano, educação ambiental e preservação ambiental, Jundiaí se posiciona como uma cidade que busca soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.