Jundiaí sedia primeira reunião do ano sobre Mobilidade e Transporte da região
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí sedia primeira reunião do ano sobre Mobilidade e Transporte da região

O encontro reuniu representantes dos sete municípios: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista e Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Representantes das Prefeituras da Região discutem demandas e definem ações para promover segurança viária. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A primeira reunião para tratar sobre ações integradas de Mobilidade e Transporte da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) foi realizada na terça-feira (17), no Paço Municipal, e contou com a presença de representantes dos sete municípios: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista e Jundiaí.

“Essas reuniões são importantes para discutirmos demandas e definirmos ações conjuntas de segurança viária e melhorias na infraestrutura e serviços para a locomoção da população. Somos municípios que se limitam, e muitas pessoas trabalham, estudam e realizam os seus afazeres entre as cidades da RMJ”, explica o diretor de Transporte e gestor de Mobilidade e Transporte em substituição de Jundiaí, Leslie Tealdi Litano.

Os representantes das Prefeituras comentaram sobre atualizações de normas e regulamentações do Trânsito e de Transporte para que possam monitorar e fiscalizar de maneira mais integrada, inclusive, com investimento em inovações tecnológicas.

Em Jundiaí, os agentes de trânsito, assim como os fiscais do transporte coletivo, atuam também no monitoramento com as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal, o que tem somado na identificação de infratores que desrespeitam as leis e na ação rápida das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).

Também foram iniciadas as tratativas sobre a regulamentação do uso de motocicletas para transporte individual remunerado de passageiros por aplicativo, ou seja, normas para regulamentação do serviço que têm sido discutidas em várias cidades do Brasil, com base em estudos e demandas, para posterior definição de legislação municipal.

Outro assunto que deverá ser apresentado já na próxima reunião será a elaboração de um plano de ações, que inclua blitzes simultâneas entre os municípios com a participação de diversas forças de Segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal, equipes de Trânsito e de Transporte).

“Vamos convidar todas as forças envolvidas para que possamos somar na segurança, inclusive, com a fiscalização de transporte clandestino, além de identificação de possíveis irregularidades que colocam vidas em risco. A nossa união é para que a população se sinta segura em toda a Região Metropolitana de Jundiaí”, ressalta Leslie Tealdi Litano.

Neste ano, também deverão ser realizadas reuniões para apresentação e discussão de programas educativos, como Maio Amarelo, leis federais, estaduais e municipais, e investimentos em Mobilidade Urbana para viabilizar infraestrutura modal que seja eficiente para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de transporte de cargas.

Jundiaí

Saúde de Jundiaí reforça a importância da vacina contra Febre Amarela

Em Jundiaí, a dose da vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família.

Publicado

em

Por

Vacinação em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça a importância da vacinação contra a Febre Amarela. O reforço acontece especialmente após o registro do primeiro óbito pela doença em São Paulo em 2024. O caso, de um morador de Águas de Lindóia que também esteve em Monte Sião (MG), ocorreu no dia 29 de abril. Nos…

Continuar lendo

Jundiaí

Castelo Alimentos envia 2,5 toneladas de Vinagre de Álcool Concentrado para higienização no RS

Empresa também enviou doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas, água potável, roupas, calçados e brinquedos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Castelo Alimentos

Diante da tragédia ambiental que assolou o Rio Grande do Sul, a Castelo Alimentos, maior empresa de vinagres da América Latina, se solidarizou com as vítimas e rapidamente se mobilizou para realizar uma campanha de doações. A ação visa auxiliar na higienização das áreas afetadas e oferecer suporte às famílias desabrigadas. Assim, a empresa enviou 2,5 toneladas de Vinagre de…

Continuar lendo

Jundiaí

Empresário de Jundiaí arrecada mais de 4,5 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul

A iniciativa arrecadou 3 toneladas de comida para cavalos e 1,5 tonelada para gatos e cachorros para ajudar os animais afetados pelas enchentes no estado sulista.

Publicado

em

Por

Para participar da campanha, basta se dirigir à sede da Casa da Fazenda, localizada na Avenida Humberto Cereser, 2850, no Caxambu (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o empresário Glauco Cesar Cosin, proprietário da Casa da Fazenda, no bairro do Caxambu, em Jundiaí, decidiu tomar uma iniciativa solidária para ajudar os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Após contatar clientes e fornecedores, o empresário criou um grupo solidário para arrecadar ração para animais de pequeno e grande porte. A resposta da comunidade…

Continuar lendo

Jundiaí

Aeroporto de Jundiaí suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul

Até o momento, o município de Jundiaí já encaminhou mais de 120 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
A população ainda pode colaborar, entregando doações diretamente no Fundo Social de Solidariedade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí informou que o Aeroporto de Jundiaí não receberá mais doações para o Rio Grande do Sul até sexta-feira (10). Contando com a colaboração de empresas, a Prefeitura de Jundiaí garantiu o transporte terrestre dos donativos até o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Essa medida visa agilizar o processo de entrega e garantir que a…

Continuar lendo

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo
Publicidade