'Jundiaí Tem História': ACE resgata memórias da loja Móveis São José
Conecte-se conosco

Jundiaí

‘Jundiaí Tem História’: ACE resgata memórias da loja Móveis São José

A loja Móveis São José inaugurou em 1964, no Centro de Jundiaí, e funciona até hoje.

Publicado

em

Atualizado há

Mark William Ormenese Monteiro, entregando a Aiche um troféu personalizado do projeto em homenagem à história da loja
A ACE Jundiaí iniciou o projeto de depoimentos para contar as histórias por trás dos comércios da cidade (Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Em um novo episódio do projeto “Jundiaí Tem História”, realizado pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí em homenagem aos associados mais antigos, é contada a história da criação da loja Móveis São José.

A comerciante Aiche Abbas Silva (73), saiu de Beirute, no Líbano, em setembro de 1955, e viajou um mês de navio com destino ao Porto de Santos, acompanhada pela mãe, o irmão e a esperança de uma vida melhor em Jundiaí. Depois de muitas dificuldades, a família inaugurou, em 24 de fevereiro de 1964, a loja Móveis São José, que funciona até hoje no mesmo endereço, na rua São José, no Centro da cidade.

Aiche lembra a viagem ao Brasil, a chegada a Jundiaí, os obstáculos enfrentados diante do novo idioma e da nova cultura, o apoio de conterrâneos e a persistência para iniciar e manter os negócios da família. “Meu pai veio para trabalhar porque não dava só para viver de agricultura, no Líbano não estava rendendo muito. Ele tinha amigos no Brasil, por isso veio primeiro e deixou eu, minha mãe e meu irmão no Líbano. Trabalhou um bom tempo vendendo roupa até juntar o dinheiro da nossa passagem”, conta.

Aiche cresceu no Jardim Pacaembu, em extrema pobreza. De acordo com ela, a família não tinha condições de ter portas e janelas em casa, que eram substituídas por papelão. Aos 16 anos, ela mudou com a família para o imóvel onde funciona a Móveis São José e ali os cômodos eram divididos entre a moradia da família e a loja de roupas.

Na rua São José, Aiche viu nascer comércios tradicionais, que já nem existem mais. Ela conta que trabalhar atualmente é mais difícil devido ao novo comportamento do cliente, cada vez mais exigente. Para se adequar às mudanças impostas pela modernidade, precisou adaptar seu comércio e praticar novos preços. Mas diz que não abre mão da qualidade do produto vendido e orgulha-se por ter mantido os negócios da família praticamente sozinha. “Meu pai ajudou um pouco, mas o esforço maior foi meu.”

O presidente da ACE Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, entregou a Aiche um troféu de homenagem à história da loja e contribuição para o comércio da cidade. “É uma história muito bonita, de persistência e vitória diante dos obstáculos e que merece ser resgatada pela Associação”, afirma ele.

Saiba mais sobre a história de Aiche e da Móveis São José no novo episódio de “Jundiaí Tem História”, clicando aqui.

Jundiaí

Hospital da Criança do Grendacc implanta sistema de senhas no atendimento

O novo sistema permitirá agilizar o atendimento e organizar os serviços, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera na entidade.

Publicado

em

Por

O painel de senhas foi colocado bem na entrada do Hospital (Foto: Luis Felipe Amaral)

Neste mês, o Hospital da Criança do Grendacc implantou a automatização do sistema de senhas em sua recepção, a fim de agilizar o atendimento dos pacientes. O projeto, intitulado "painel de senha", também visa organizar os serviços, inclusive por ordem de prioridade, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera. Com esse novo sistema, o…

Continuar lendo

Jundiaí

Alfabetização matemática é tema da formação de abril para as profissionais do Núcleo de Apoio à Aprendizagem

Os temas são escolhidos de acordo com a demanda dos atendimentos e habilidades das profissionais com relação aos temas

Publicado

em

Por

O encontro foi coordenado pela psicopedagoga, Mirna Renno. Foto: APAE Jundiaí

As equipes das duas unidades do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA), Complexo Argos e do Vetor Oeste, participam de formações mensais e o tema deste mês de abril foi “Alfabetização Matemática”, promovido na segunda-feira, dia 29. Os temas são escolhidos de acordo com a demanda dos atendimentos e habilidades das profissionais com relação aos temas. As equipes se encontram…

Continuar lendo

Jundiaí

Escritora jundiaiense faz lançamento do seu terceiro livro infantil na Livraria Leitura, do Maxi Shopping

“Martin” é o novo trabalho de Lívia Brigoni, que narra as aventuras fantásticas de um menino

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Lívia Brigoni, escritora jundiaiense, fará o lançamento exclusivo de seu mais recente trabalho, "Martin". O evento será na Livraria Leitura, do Maxi Shopping Jundiaí, no sábado, dia 4 de maio, das 16h às 18h. A obra narra a história de um menino que está se sentindo sozinho e entediado. Curioso, ele resolve pegar um livro da estante e começa a…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí aumenta oferta de oficinas culturais nas unidades dos CRAS

Agora, as unidades têm 19 novas atividades, entre dança, desenho, terapias alternativas e oficinas para idosos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Jundiaí aumentou a oferta de oficinas culturais gratuitas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Agora, as unidades contam com 19 novas atividades, entre dança, desenho, terapias alternativas e oficinas para idosos. “Nós entendemos a Cultura como um ativo de transformação social fundamental, além de proporcionar…

Continuar lendo

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo
Publicidade