Jundiaí: Vigilância Ambiental identifica morcego com raiva e orienta veterinários da Ponte
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí: Vigilância Ambiental identifica morcego com raiva e orienta veterinários da Ponte

Esse foi o 12º caso de morcego positivo para raiva na cidade.

Publicado

em

Atualizado há

Morcego positivo para raiva
Durante o trabalho educativo, os veterinários puderam tirar dúvidas sobre a raiva e outras zoonoses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí realiza ação sobre reforço de procedimentos para prevenção da raiva com clínicas veterinárias da Ponte São João. O órgão identificou, no bairro, o décimo segundo caso da cidade de morcego positivo para a doença.

A iniciativa reforçou a importância da sensibilização dos tutores sobre a vacina antirrábica de cães e gatos, que devem receber anualmente. Além disso, houve orientação sobre a vacina antirrábica humana, o Programa de Vigilância da Raiva e o fluxo de atendimento para serviços ofertados pela VISAM.

“É um trabalho educativo, porque esses profissionais estão na linha de frente, recebendo os cães e gatos. Ter eles como parceiros é fundamental para a prevenção tanto da raiva, como de outras zoonoses como a esporotricose felina, a leptospirose e leishmaniose, sobre as quais também demos orientações. É uma oportunidade para reforçarmos os conhecimentos, esclarecermos dúvidas e enfatizarmos o nosso fluxo de atendimento”, ressalta o médico veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa.

Responsável por uma das clínicas visitadas, a veterinária Flávia Saltori de Oliveira aprovou a ação. “É extremamente importante esse trabalho e vamos atuar reforçando ainda mais a importância da vacina”, observou.

12º caso

O morcego encontrado na Ponte São João é da espécie Artibeus lituratus – frugívoro muito comum no Município. A VISAM tomou todas as medidas preconizadas, como a orientação aos responsáveis pelo imóvel onde o animal estava e a busca de sinais de colônias nas proximidades.

A VISAM alerta que, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a pessoa deve contatar imediatamente o órgão pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do morcego.

Caso seja possível, a orientação é isolar o cômodo em que o animal esteja e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.

A VISAM também reitera que disponibiliza gratuitamente a vacina antirrábica, que os cães e gatos devem receber anualmente. A aplicação ocorre na rua dos Bandeirantes 375, Vila Municipal, a partir de agendamento telefônico. Em 2022, Jundiaí registrou três casos de morcegos positivos para raiva.

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para teste de DNA gratuito em Jundiaí

O serviço é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

As inscrições estão abertas entre 07 de maio e 22 de julho (Foto: Canva)

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), abre inscrições para testes de DNA gratuitos. O objetivo da iniciativa é auxiliar na investigação de laços de parentesco entre supostos pais e filhos, garantindo acesso à justiça e à resolução de dúvidas para famílias de baixa…

Continuar lendo

Jundiaí

Bairros de Jundiaí terão paralisação no abastecimento de água neste sábado (11)

A DAE Jundiaí realizará uma interligação de rede no Jardim do Lago, o que impactará o serviço de distribuição de água em bairros da região. Confira.

Publicado

em

Por

Reservatório do Jardim do Lago, Jundiaí
O trecho em frente ao reservatório será interditado para o serviço, das 6h às 19h. Confira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (11), a DAE Jundiaí realiza uma interligação de rede na avenida Professora Leonita Faber Ladeira. A obra acontece em função do novo reservatório do Jardim do Lago. Assim, a empresa interditará o trecho em frente ao reservatório para o serviço, das 6h às 19h. Durante este período, os bairros Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Jardim Santa Gertrudes, Vila Progresso,…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo
Publicidade