Autor de Jundiaí lança livro sobre a influência marxista-leninista na arte moderna
Foto: Arquivo Pessoal

O escritor e professor de Jundiaí, Dr. Samuel Antonio Merbach de Oliveira, está prestes a lançar mais uma obra que promete instigar reflexões sobre a história da arte. No próximo sábado, dia 21, a partir das 16h, o livro “A influência marxista-leninista na arte moderna” será apresentado na Livraria Leitura do Maxi Shopping Jundiaí.

A obra, que surge como um aprofundamento de uma pesquisa realizada durante o curso de especialização em História da Arte, aborda a forte influência das ideias marxistas-leninistas nos movimentos culturais do século XX, com destaque para a arte. O autor destaca a importância de figuras como Plekhanov e Jorge Amado, que contribuíram para a disseminação dessas ideias no Brasil.

A influência marxista-leninista na arte moderna

O livro de Oliveira analisa como artistas como Cândido Portinari e Di Cavalcanti foram influenciados pelos muralistas mexicanos, como Rivera, Orozco e Siqueiros, utilizando a arte para denunciar as desigualdades sociais e exaltar a figura do trabalhador.

A obra também aborda o período da Ditadura Militar no Brasil e a importância de artistas como Cildo Meireles, que utilizavam a arte como forma de resistência e crítica ao regime, como no icônico “Projeto Coca-Cola”.

O prefácio do livro “A influência marxista-leninista na arte moderna” foi escrito pelo economista e professor universitário, Everton Araújo. “É uma honra prefaciar um livro, e sendo de um autor que é admirável se torna um privilégio. Professor Samuel Merbach, trazendo a sua contribuição para o entendimento sobre a importância da arte na formação da consciência da sociedade”, escreveu o professor.

“Os princípios de Marx e Lenin é a base para a formação de um proletariado consciente de suas realidades, abordado com clareza pelo autor na explanação sobre o realismo socialista nas Américas.”

Autor de Jundiaí lança livro sobre a influência do marxismo-leninismo na arte moderna
Foto: Arquivo Pessoal

Sobre o autor

Samuel Antonio Merbach de Oliveira é natural de Jundiaí. O professor é Doutor em Filosofia pela PUC-SP, formado em Direito (PUCCAMP); Licenciado em Filosofia, História, Língua Portuguesa e Pedagogia pelo Claretiano – Centro Universitário.