
Pessoas se passaram, na última semana, por funcionários do Procon a fim de aplicar um golpe em créditos consignados pelo Whatsapp. A vítima foi comunicada pelo aplicativo que deveria realizar uma transferência de mais de R$ 11 mil, para devolver os valores de um empréstimo recebido por engano. O órgão registrou Boletim de Ocorrência (BO).
De acordo com a chefe do Procon Jundiaí, Valéria Tavares Alcântara, o Procon não utiliza o Whatsapp. “É importante o consumidor ficar atento, pois o Procon não solicita nenhum tipo de pagamento e não faz negociações por esses meios ”, explica.
As fraudes em empréstimos consignados vem sendo uma prática recorrente e alvo recorrente da atenção do Procon de Jundiaí. De janeiro a setembro de 2022 mais de 400 pessoas foram vítimas de golpes dessa natureza.
“Desde o dia 5 de setembro estamos com a ‘Campanha Fique Ligado: Não Caia em golpe’. Para evitar problemas, recomendo ao consumidor não atender telefonemas suspeitos, ver extratos bancários com frequência, fazer o bloqueio dos empréstimos consignados no INSS e não enviar documentos por fotos”, completa Valéria.
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