
As Olimpíadas de Verão que acontecem em Paris neste ano têm a abertura marcada para esta sexta-feira (26) e pela primeira vez na história, atletas amadores poderão fazer o trajeto da maratona Olímpica no dia 10 de agosto, mesmo dia em que os corredores profissionais, com a Maratona para Todos. Entre os milhares de participantes classificados estão Carolina, Mônica e Leonardo, três corredores de Jundiaí.
A maratona aberta ao público corredor amador fará o mesmo trajeto da prova. A primeira cobre a famosa distância da maratona, de 42.195km, enquanto a outra é de 10km. Os três jundiaienses participarão da Maratona. A largada acontecerá em frente à sede da prefeitura de Paris, de acordo com os organizadores.
Corredores de Jundiaí se preparam para a Maratona para Todos das Olimpíadas
Os nossos jundiaienses vêm de uma longa trajetória de treinamento. Mônica Pupo participou da maratona de Londres em abril, onde conseguiu o índice pra Boston. “Então a preparação pra Maratona para Todos, das olimpíadas, está sendo um pouco mais cuidadosa, pra evitar lesões”, contou.

Mônica conta que escolheu ir para a Europa um mês antes a Maratona das Olimpíadas, para se acostumar com o clima – a previsão do tempo para o dia da prova é de muito calor – e se adaptar em correr no horário da prova, que terá largada às 21h.
“Aqui é mais seguro pra correr durante a noite, sem contar as paisagens, que são de tirar o fôlego. A expectativa é de concluir a prova sem muito desgaste e aproveitar ao máximo esse evento único”, conta Mônica. “É um momento histórico, e estou curtindo cada segundo dessa oportunidade!”

Carolina mora na Vila das Hortênsias, em Jundiaí, e também participará da Maratona para Todos das Olimpíadas de Paris. Ela contou ao Tribuna de Jundiaí que também conseguiu seu lugar na corrida, e embarca para França neste domingo.
“Estou bem ansiosa… mas, no momento, estou mantendo os treinos e tentando respirar!”, disse.

[tdj-leia-tambem]
Leonardo investiu bastante em sua preparação para a prova. De acordo com ele, para suportar todo o processo, o corredor montou um time multifuncional com médico do esporte, ortopedista, nutricionista, personal trainer, assessoria de corrida e fisioterapeuta.
“Não foi fácil, tive alguns contratempos físicos como contraturas e tendinites, o que era relativamente esperado”, disse. “Me sinto muito orgulhoso e grato por ter vivenciado todo esse ciclo. Estou muito feliz! Agora é continuar curtindo a jornada, a prova e Paris!”

Além disso, ele contou ao Tribuna de Jundiaí que no meio do processo, a Kokua, empresa de produtos de alta performance, o convidou para o projeto “Road to Paris”, para começar as nossas histórias e trajetória da preparação da maratona.
Além dele, a jundiaiense, Mônica Pupo, também está fazendo parte do projeto. Outras três companhias – House Whey, Demarchi e Asics – fazem parte do Road to Paris.