Paris 2024: Corredores de Jundiaí se preparam para desafio histórico nas Olimpíadas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Paris 2024: Corredores de Jundiaí se preparam para desafio histórico nas Olimpíadas

Carolina, Leonardo e Monica vão participar da corrida aberta para o público corredor. Confira a entrevista com os atletas amadores ao Tribuna de Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

Fotos: Arquivo Pessoal

Neste ano, as Olimpíadas acontecem em Paris, e pela primeira vez na história, atletas amadores poderão fazer o trajeto da maratona Olímpica no mesmo dia em que os corredores profissionais. Uma novidade para Jundiaí, três moradores da cidade participarão do trajeto em agosto.

O público poderá participar de uma entre as duas corridas que acontecerão no sábado, 10 de agosto, no mesmo trajeto da prova. A primeira cobre a famosa distância da maratona, de 42.195km, enquanto a outra é de 10km.

A largada acontecerá em frente à sede da prefeitura de Paris, de acordo com os organizadores. O objetivo é garantir aos participantes ótimas condições para a corrida, que irá até o Castelo de Versalhes e depois retornará à capital.

Carolina, Leonardo e Monica vão participar da corrida aberta para o público corredor amador. Confira a entrevista com os atletas amadores ao Tribuna de Jundiaí:

Quem é quem

Leonardo Angelotti tem 40 anos de idade e é gerente financeiro de uma farmacêutica multinacional. Atualmente, moro atualmente no Jardim Morumbi, em Jundiaí.

Carolina Curassá Rosa é Economista e mora na Vila das Hortênsias, em Jundiaí.

Mônica Pupo tem 40 anos, é advogada e mãe do Miguel de 10 anos e Otávio, de 7 anos. Nasceu em Campinas e mora em Jundiaí há 11 anos.

A corrida no dia a dia

Carolina

Corro com regularidade há três anos. Comecei em meio a pandemia por motivos de saúde. Sempre fui sedentária, mas me preocupava com isso por ter um histórico muito complicado na família de pressão alta, diabetes e doenças do coração (meu avô faleceu de infarto aos 42 anos e meu pai por complicações da mesma natureza aos 59).

Então, o cenário da pandemia me deixou realmente mal e alerta. Um dia acordei bem cedo, sem ninguém na rua, e fui caminhar. Aos poucos fui evoluindo e em agosto do ano passado corri minha primeira maratona na Serra de São Francisco, em Votorantim. Agora fico mal se a corrida não fizer parte do meu cotidiano!

Leonardo

Minha primeira prova de corrida de rua foi em 2012, muito inspirado pelo meu pai (que já corrida há algum tempo naquela época). Mas comecei a pegar firme na corrida durante a pandemia – naquela época eu morava em São Paulo. Quando voltei a morar um Jundiaí, entrei numa assessoria local e já estava me programando para correr minha primeira maratona esse ano, mas não sabia que seria desta forma tão especial.

Mônica

Desde muito pequena, sempre pratiquei esportes! Mas a corrida, conheci em 2020, durante a pandemia, depois de sarar de Covid. Sentia uma necessidade enorme de me sentir VIVA! Então experimentei a corrida e foi amor ao primeiro km.

Comecei correndo 3 vezes por semana, seguindo os treinos de um app. Logo fui aumentando distância, e entrei pra AP PERFORMANCE, para que um profissional de referência (André Pizzinato) fizesse uma planilha com treinamento direcionado a mim. Ano passado fiz a minha primeira maratona, em Buenos Aires, agora em abril farei a Maratona de Londres, e em agosto, a olímpica, em Paris!

Foto: Arquivo Pessoal

Maratona para Todos

Carolina

No início de 2022, iniciando os treinos de corrida, li que as Olimpíadas da França seriam as mais inclusivas da história dos jogos, e isso envolvia uma grande maratona para amadores. Imediatamente comecei a pesquisar. Era preciso baixar um aplicativo, sincronizar minhas corridas com ele e completar 100 mil pontos para concorrer no sorteio de janeiro de 2024. Cada km corrido somava 10 pontos.

Fiz todas as contas possíveis e cheguei à conclusão de que não conseguiria. Mas o aplicativo começou a propor desafios periódicos. Por exemplo: corra duas meias-maratonas este mês e concorra a 25 vagas. E fui fazendo. Corri quase mil km em função desses desafios até ser sorteada em fevereiro de 2023.

Leonardo

Fiquei sabendo por uma amiga da minha esposa, a Monica, num churrasco de confraternização no final do ano passado. Ela já havia sido sorteada. Aí, me interessei, baixei o aplicativo da prova para começar a cumprir os desafios. Mas comecei sem pretensão, apenas seguindo meu plano de treinos, o que automaticamente fui cumprindo as metas do aplicativo.

Mônica

Fiquei sabendo em agosto/2023 da MPT por um amigo de São Paulo, Felipe. Uma moça da assessoria dele havia sido sorteada, e ele me incentivou a baixar o app e participar dos desafios para tentar a vaga. Foram lançados desafios, quase que semanalmente, através do app MPT PARIS 2024. Conforme o desafio se encerrava, eram sorteadas vagas (de número já previamente deliberado), além de que, eram computados pontos ao cadastro de quem os finalizava.

Motivação

Carolina

Acho que a junção de sonhos foi a principal motivação. Eu tinha o sonho antigo de assistir aos Jogos Olímpicos. A corrida despertou em mim algo novo: o desejo de participar do maior evento esportivo do mundo. Não há motivação maior que ver a possibilidade de ter sonhos realizados.

Leonardo

Eu já tinha como meus objetivos correr uma maratona. Por sinal, no meio do ano passado fiz uma postagem no Instagram em homenagem a um amigo que esta morando na França dizendo que se tudo desse certo, minha primeira maratona seria com ele em Paris… que era um sonho. Nessa época nem imaginava que estava rolando essa prova olímpica, apenas joguei para o Universo, e ele me retribuiu com essa linda prova.

Monica

Eu, que sempre fui apaixonada por todos os tipos de esportes, fiquei muito entusiasmada com a ideia de participar de uma olimpíada, como atleta (ainda que amadora)!

Treinamento para a Maratona nas Olimpíadas

Carolina

[O treinamento] estava bastante intenso até a primeira semana de fevereiro, quando me lesionei. Mas já estou melhor e pretendo iniciar uma nova progressão de treinos em até duas semanas. O plano é intensificar os treinos de fortalecimento, pois para correr 42 km os músculos precisam estar bem-preparados para o impacto. Além disso, já iniciei treinos de mobilidade e alongamento com mais frequência.

Pela minha experiência na primeira maratona, o ciclo final de treinos será bem cansativo, mas ao olhar a medalha eu tive a plena convicção de que precisava fazer aquilo de novo!

Leonardo

Atualmente estou num período de base, fase que estamos trabalhando para ganhar força e estrutura antes do início do ciclo. Pelo planejamento do meu treinador, iniciaremos o ciclo da corrida em maio. Então até lá, tenho tempo para preparar meu corpo para esta maratona.

Mônica

Por enquanto, meu treinamento está específico para a Maratona de Londres, que é agora em abril. Mas assim que voltar, meu professor já vai organizar todo o planejamento para Paris (que será num clima diferente, altimetria diferente). Apesar de ser maratona também, cada prova exige uma preparação específica!

Foto: Arquivo Pessoal

Viagem para Paris

Carolina

Bancamos tudo. Costumo brincar que os atletas de verdade já têm pouco patrocínio, imagine a gente. Já fiz vakinha, tenho fechado parcerias para divulgação de marcas nos treinos e pretendo lançar algumas rifas. Em tempos normais, isso não seria necessário, mas em tempos olímpicos tudo aumenta muito. Temos notícias circulando de que os hotéis estão com uma alta de mais de 300% para a época. O transporte aumentará 100%. Creio que a alimentação também. Portanto, Paris, que já é uma cidade cara, ficou olimpicamente cara!

Leonardo

Está sendo uma decisão difícil, pois como estaremos em Olimpíadas, tudo está muito caro em Paris. Mas provavelmente levaremos a família toda (esposa e filhos), aproveitaremos esta oportunidade e vamos tirar umas férias para conhecer outros países. Estamos aqui juntando as moedinhas para bancar a viagem, vai valer muito a pena.

Mônica

Tudo é por conta do atleta! Não pagaremos apenas a inscrição para a prova! Passagem, hospedagem, alimentação, suplementação, tudo é por conta do atleta.

Muitas sensações

Carolina

Não é uma resposta fácil, pois envolvem muitas sensações. Descoberta, pois nunca imaginei que poderia ter a chance de realizar algo assim na minha vida. Gratidão, quando vejo minha família, tantos amigos e parceiros me ajudando. Curiosidade – “será que vou chorar muito ou pouco correndo naquele percurso histórico, o mesmo dos atletas, praticamente no encerramento das Olimpíadas, em uma cidade tão icônica e admirada por mim como Paris?”

Esperança de viver mais e melhor e poder ter muitas histórias para contar aos meus sobrinhos. Orgulho, quem diria que seria capaz de correr 1 km, quanto mais uma maratona e nas Olimpíadas? Saudades, como seria bom se meu pai tivesse aqui pra ver tudo isso. Ele é meu grande exemplo de que a disciplina e atividades saudáveis podem aumentar seus dias, e com qualidade. Tenho certeza de que estaria extremamente feliz por mim. Mas estará em meu coração a cada metro percorrido na Cidade Luz!

Estou muito feliz com a perspectiva de participar dos jogos e trazer essa medalha para Jundiaí. Todo o esforço valerá a pena. Poder dizer que tive uma experiência olímpica não tem preço.

Leonardo

Sou um privilegiado de participar deste evento. Até semana passada, nem estava acreditando que era real, mas agora chegou a confirmação de participação então estou caindo na real. É uma realização tremenda ter a oportunidade de fazer minha primeira maratona num evento tão especial.

Levarei no meu coração todas as pessoas que conheço e que deram duro para participar desta prova, mas não conseguiram. Levarei também, tudo o que vivi até lá (treinos duros, momentos que terei que abdicar, esforço, etc), levarei comigo o esforço da minha família, tudo. É um sonho, que eu pedi para o Universo, e ele me retribuiu da melhor forma.

Mônica

O sentimento de fazer parte desse evento não dá pra descrever! Quando me pego pensando na largada, na chegada, na vibe, no encontro com os outros brasileiros do nosso grupo (também sorteados)… a cidade inteira respirando esporte… JURO… não me sobram palavras pra descrever. As lágrimas falam por si! EU TÔ VIVENDO UM SONHO QUE EU NEM SABIA QUE EU TINHA! Esse virou o meu lema, desde o email confirmado a minha vaga!

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo

Jundiaí

Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí

O projeto, que começa em 2024, fortalecerá a economia de Jundiaí e promoverá o desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Por

Reunião entre prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado com o presidente da Henkel no Brasil, anunciando instalação do centro de inovação
O projeto inclui modernas instalações e um bosque nativo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A multinacional alemã Henkel escolheu Jundiaí para sediar seu maior Centro de Inovação do mundo, um projeto grandioso que impulsionará o desenvolvimento da região e fortalecerá a parceria entre a empresa e o município. O novo centro, com previsão de início das obras no segundo trimestre de 2024 e conclusão até o final de 2025, será um ecossistema colaborativo dedicado…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia campanha 80 Mil em Prêmios

Descubra como suas compras podem render grandes recompensas com a ACE Jundiaí este ano

Publicado

em

Por

Foto da fachada da ACE Jundiaí
(Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Para celebrar o Dia das Mães, e outras datas importantes para o varejo ao longo de 2024, a Associação Comercial Empresarial (ACE) iniciará neste mês de maio a “Campanha 80 Mil em Prêmios”, que distribuirá cupons para as pessoas que consumirem em lojas associadas participantes. Assim como foi em 2023, o valor dos vales-compras é de R$ 500, R$ 1…

Continuar lendo
Publicidade