Mente Inovadora: torneio chega à reta final com aprovação da criançada
Connect with us

Jundiaí

Mente Inovadora: torneio chega à reta final com aprovação da criançada

Desenvolvida a partir de jogos da Mind Lab, a iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora, terá a grande final no sábado (25)

Published

on

Atualizado há

Para as turmas dos terceiros anos, jogo definido para disputa é o do “Quatro em Linha”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Após as disputas em sala de aula, definições dos representantes de cada turma, torneios interclasses, a segunda edição do torneio Mente Inovadora chega à reta final, com a sua grande final marcada para o próximo sábado (25), no Complexo Argos. Desenvolvida a partir de jogos da Mind Lab, a iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora, tem contado com a adesão da criançada.

“Por meio das disputas em jogos de tabuleiros, o torneio Mente Inovadora une-se ao programa Escola Inovadora, no eixo da qualidade de ensino. Trata-se de uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades de planejamento estratégico, tomada criativa de decisões e competição saudável, associando o raciocínio lógico matemático à saúde emocional dos nossos meninos e meninas”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Além dos alunos dos quartos e quintos anos, esta edição do torneio conta ainda com as participações dos terceiros anos, que, respectivamente, debruçaram-se nas disputas dos seguintes jogos: Mancala, Pirâmide e Quatro em Linha.

Na Emeb Armanda Santina Polenti, no Parque São Luiz, o Mente Inovadora fez tanto sucesso que a turma do 3º ano C, da professora Rosana Godoy, fez questão de continuar jogando.

Sofia Dionisio, de oito anos, explica as regras. “Como diz o nome do jogo, a ideia é posicionar quatro peças da sua cor em uma linha. Vale na vertical, horizontal e diagonal. Mas há ainda outras duas regras importantes: antes de o jogo começar, precisamos cumprimentar o oponente; depois que ele acabar, compartilhamos as estratégias que usamos para jogar.”

Já o pequeno João Pedro Patrocínio, também de oito anos, complementa. “Este jogo é igual a um Jogo da Velha, mas em pé e com mais peças. E é um jogo bom para fazer pensar e aprender a respeitar o colega. Quando eu ganho, eu grito de felicidade, mas com respeito. E se perco, fica tudo bem, pois pelo menos me esforcei.”

Final

A final do torneio Mente Inovadora será realizada no sábado (25), a partir das 9h, no Complexo Argos. Além das participações dos 300 finalistas, formados por duplas de cada terceiro, quarto e quinto ano de todas as escolas de Ensino Fundamental da rede, estão previstas premiações, as participações de familiares e amigos, e programação que irá envolver ainda apresentações culturais, oficinas, contações de histórias e delícias gastronômicas.

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading

Jundiaí

Viagem musical leva crianças do ensino municipal de Jundiaí a diferentes culturas

Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma aventura imaginária pelas Américas e África

Published

on

Crianças do Ensino Infantil de Jundiaí participando de atividades na quadra da escola

Na última terça-feira (11), a Emeb Vereador Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco, se transformou em um portal para um mundo de música e brincadeiras. Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma viagem imaginária pelas Américas e África, conhecendo as tradições musicais e brincadeiras de diversos povos. Uma aventura musical pelos continentes O pequeno Lorenzo,…

Continue Reading

Jundiaí

Castrações gratuitas em Jundiaí: emenda parlamentar beneficiará 1 mil animais

A iniciativa do deputado federal Bruno Ganem, com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, trará para a cidade um castra-móvel. Saiba mais.

Published

on

Cachorro
As castrações acontecerão em quatro finais de semana em escolas da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Através de uma emenda parlamentar do deputado federal Bruno Ganem, Jundiaí receberá um castra-móvel para realizar 1 mil castrações gratuitas em animais. A iniciativa, que conta com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, visa controlar a população animal, prevenir doenças e promover o bem-estar dos bichinhos. O Projeto Dando Voz aos Animais, idealizado por Dani Fogaça em 2019,…

Continue Reading

Jundiaí

População pode monitorar obras de Jundiaí em tempo real

Em parceria com a CIJUN, Prefeitura instalou novas câmeras nas obras de prolongamento da avenida Ozanan e no novo viaduto do Corrupira

Published

on

Munícipe pode acompanhar o andamento do viaduto do Corrupira. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), está ampliando o monitoramento das obras públicas da cidade com a instalação de novas câmeras de videomonitoramento em tempo real. As primeiras câmeras já foram instaladas no prolongamento da avenida Antonio Frederico Ozanan e no novo viaduto do Corrupira, e podem ser acessadas pela população através…

Continue Reading
Advertisement