Mês do Patrimônio destaca preservação da Memória e da História de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Mês do Patrimônio destaca preservação da Memória e da História de Jundiaí

A palestra sobre a importância das fontes históricas foi disponibilizada no Youtube. Confira.

Publicado

em

Atualizado há

Chamada de vídeo com foto antiga de prédio de Jundiaí
Atividade contou com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais. Veja como assistir (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As ações do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí continuam e, na tarde desta segunda-feira (09), trouxe uma palestra sobre a importância das fontes históricas para a preservação da Memória e da História da cidade.

A palestra contou com a presença do historiador Paulo Vicentini, que é o diretor do Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), responsável pelo Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e pelo Arquivo Histórico do Município.

Durante a apresentação, Vicentini reforçou a importância de documentos, objetos da cultura nacional, prédios, fotografias e jornais, que podem recontar a História de Jundiaí. Além disso, também destacou como, na contramão da realidade no Brasil, Jundiaí vem atuando pela preservação destas memórias.

“A Prefeitura de Jundiaí está tendo a paciência política de reconstruir a memória da cidade, consolidando um projeto elaborado de preservação, tendo a coragem de fechar equipamentos para revitalizá-los, como foi feito no Solar, e investindo em recursos humanos, financeiros e de infraestrutura”, explica Paulo.

“Trata-se de políticas adotadas para além de um mandato constituído, mas de políticas de Estado, capazes de garantir a preservação do patrimônio ao povo pelo menos até 2030.  Algo que vai na contramão da realidade nacional, que tem passado pelo sucateamento das instituições responsáveis pela preservação e vê seu acervo queimar em chamas”, disse o diretor, se referindo aos incêndios no Museu Nacional, em 2018, e na Cinemateca Brasileira, no mês passado.

Planos

Em sua palestra, Paulo também compartilhou como a Prefeitura de Jundiaí vem trabalhando para a constituição legal do acervo e do Museu da Cia. Paulista.

De acordo com ele, o Departamento atua com o seguintes escopos do trabalho: os indígenas, africanos e afrodescendentes, trabalhadores, migrantes – sejam eles nordestinos ou sulistas, sírios ou japoneses – “além das atas da Câmara Municipal desde 1656, uma das mais completas do Brasil, já que o trabalho dos vereadores ajuda a contar parte significativa da história de Jundiaí”, detalhou.

Vicentini explicou ainda a gestão municipal consolidou diversas iniciativas nesses vetores como, por exemplo, as entrevistas do programa “E também por mim Jundiaí se fez grande“, que traz relatos de pessoas renomadas na cidade com mais de 70 anos; e a recuperação da memória dos ferroviários e ferroviárias da cidade, em fase de pré-elaboração para a execução das principais entrevistas, que irão compor o banco de dados do Museu da Cia. Paulista.

A palestra já aconteceu, mas a organização deixou o conteúdo salvo e disponível no YouTube, confira:

Programação

A próxima atividade da programação do Mês do Patrimônio acontecerá nesta terça-feira (10), às 19h, com o “Colóquio do Samba – homenagem ao Samba Paulista”. A ação será transmitida pelos canais da Cultura de Jundiaí, no Facebook e YouTube.

O colóquio terá como mediador William Paixão e como convidados para debater o tema o sambista e sociólogo Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula), a historiadora, musicista e doutora em História Social a Lígia Nassif Conti e o músico e professor da PUC São Paulo Amailton Magno Azevedo.

Além disso, entre os dias 25 e 28 de agosto, o Mês do Patrimônio ainda traz a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, com o tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19”.

Confira a programação completa no site do evento.

Jundiaí

Última chance para empreendedores participarem da 6ª FENS em Jundiaí

Descubra como participar deste evento imperdível, fortalecer seu negócio e fazer networking com outros empreendedores em Jundiaí.

Publicado

em

Visitantes exploram estandes na 5ª Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) em Jundiaí, destacando inovação e oportunidades de negócios.
Empreendedores se conectam e apresentam seus negócios na última edição da FENS, um evento que fortalece o comércio local e fomenta oportunidades. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Inscrições abertas para a maior feira de negócios da região Empreendedores de Jundiaí têm até o dia 28 de maio para garantir sua participação na sexta edição da FENS – Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços. O evento, totalmente gratuito, oferece uma oportunidade única para apresentar produtos, serviços e fazer networking com outros empreendedores da região. Evento gratuito com apoio…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Feito à Mão fortalece o artesanato local com nova curadoria profissional

A Mestra Artesã Cleide Toledo assume a curadoria, trazendo mais visibilidade e oportunidades aos artesãos de Jundiaí.

Publicado

em

Reunião de pequenos empreendedores no auditório de Jundiaí para discutir o projeto "Jundiaí Feito à Mão", promovendo artesanato local.
Eduardo Alvarez, gestor da UGAAT, apresenta a Mestra Artesã Cleide Toledo aos artesãos do Jundiaí Feito à Mão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nova curadoria valoriza e fortalece o artesanato em Jundiaí Em uma reunião realizada no auditório do Fundo Social de Solidariedade, foi anunciada a nova curadoria do programa Jundiaí Feito à Mão. A renomada Mestra Artesã Cleide Toledo, em parceria com o Galpão Criativo, assume a responsabilidade de selecionar novos artesãos para o programa, visando fortalecer ainda mais o artesanato local.…

Continuar lendo

Jundiaí

Doações para crianças do RS: Jundiaí recebe brinquedos, livros e roupas até dia 29

Saiba como contribuir com brinquedos e livros para as vítimas infantis das enchentes gaúchas.

Publicado

em

Voluntárias do Fundo Social de Jundiaí organizam brinquedos doados para crianças afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Fantasias infantis, livros, brinquedos, descartáveis e roupas íntimas novas são triadas pela equipe de voluntários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí, a Cidade das Crianças, abraça a solidariedade e arrecada doações para as crianças afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. Até o dia 29 de maio, a cidade recebe itens como brinquedos, livros, roupas íntimas infantis e descartáveis, que serão destinados aos pequenos de Canoas e Colinas. Escolas Municipais engajadas na campanha de doação para o RS As…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde Ambiental de Jundiaí identifica morcego positivo para raiva

O animal foi encontrado no interior de uma residência no bairro Ivoturucaia, e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local.

Publicado

em

Jundiaí identifica morcego positivo para raiva, foto mostra o animal sendo manuseado com pinças em laboratório.
Confira as orientações das autoridades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou, nesta sexta-feira (24), um morcego positivo para a raiva no bairro Ivoturucaia. O animal, um insetívoro, estava vivo no interior de uma residência e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local. Felizmente, os felinos já estavam vacinados contra a doença e não houve nenhum caso…

Continuar lendo

Jundiaí

Investimentos no Porto de Santos irão gerar empregos e desenvolvimento para Jundiaí

O Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU) passará a ser um REDEX – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação, facilitando as exportações das empresas da região.

Publicado

em

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos principais do mundo, terá um aporte de R$ 10,6 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos - e este plano impactará o Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU). O plano prevê doze projetos estratégicos que visam aumentar a capacidade e a eficiência do porto, além de reduzir o impacto ambiental…

Continuar lendo
Publicidade