Jundiaí identifica morcego positivo para raiva
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) identificou um morcego positivo para raiva no bairro Terra Nova, após uma demanda recebida da população por meio do canal 156. Este é o 9° caso de morcego com raiva registrado em Jundiaí no ano de 2024.

O morcego, pertencente à espécie Histiotus velatus, que se alimenta de insetos e é comum na cidade, foi encontrado na área externa de uma residência. Felizmente, não houve contato direto com humanos ou outros animais. A VISAM, em resposta ao incidente, reforçou as medidas recomendadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva, fornecendo orientação aos moradores da região e à equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) local.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta que, caso a população encontre morcegos em situações incomuns — como dentro de casa, nos quintais, voando durante o dia, caídos no chão ou mortos —, é essencial entrar em contato imediatamente com a VISAM.

Ao encontrar um morcego, a recomendação é isolar o local e imobilizar o animal utilizando um anteparo, como um balde, pote de sorvete, pano ou toalha. É fundamental evitar tocar no morcego diretamente, pois isso pode representar um risco de transmissão da raiva.

Os telefones disponíveis para a retirada segura dos animais são: (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

Importância da vacinação antirrábica

Outro ponto essencial na prevenção da raiva é a vacinação anual de cães e gatos. Os tutores devem garantir que seus animais estejam com a vacina antirrábica em dia. O imunizante é fornecido gratuitamente pela VISAM, mediante agendamento telefônico nos números já citados.

Casos de raiva em Jundiaí

Em 2023, Jundiaí registrou 17 casos de morcegos com raiva, o que reforça a importância de medidas preventivas e a colaboração da população para controlar a doença na cidade.

[tdj-leia-tambem]