Connect with us

Jundiaí

Motociclista de Jundiaí inspira evento de conscientização sobre Esclerose Lateral Amiotrófica em SP

Encontro e passeio de moto chamam a atenção para ajuda aos pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica; concentração é no estádio do Pacaembu.

Published

on

Atualizado há

Foto: ABrELA/Pró-Cura da Ela/Zanoni Botelho

A história de dois motociclistas que tiveram diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e hoje já não podem mais pilotar foi o combustível para que duas entidades se unissem para criar um grande evento em São Paulo. O objetivo é claro: pedir ajuda e conscientizar a população sobre a doença. Um desses personagens é de Jundiaí, fundador de um grupo de motociclistas e que luta há seis anos contra a doença.

Chamado de “ELA nas Ruas”, o encontro acontece no próximo dia 18 (domingo), a partir das 9h, na praça Charles Miller (região central da capital), em frente ao estádio do Pacaembu. São esperados motociclistas do Estado de São Paulo e de outras partes do Brasil.

Aberto à população e totalmente beneficente, o evento é feito também para quem não possui motocicleta. No local, profissionais vão falar sobre a doença, sintomas e cuidados que os pacientes devem ter. Além disso, haverá atendimento da Polícia Civil para emissão de RGs (IIRGD), informações e prevenção ao uso de drogas pelo Denarc (Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico).

História de vida

ELA é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso da pessoa e causa uma paralisia motora irreversível. Não tem causa conhecida é é considerada rara, pois existem aproximadamente 15 mil novos casos por ano registrados no país.

Dirceu Manzatto Junior, o Junão, teve o diagnóstico confirmado em 2017. Por conta disso, deixou de fazer o que mais gostava: rodar com a Dyna Super Glide da Harley Davidson. Um dos fundadores do grupo de motociclistas Los Condes, de Jundiaí, Junão hoje está em uma cadeira de rodas. Com o tratamento e a força de vontade, porém, tem vencido dia a dia a batalha de conviver com a doença degenerativa.

A irmã dele, Monaliza Manzatto, é advogada e passou a defender um tratamento adequado para pacientes com ELA. Perdeu o medo de pilotar e hoje usa a motocicleta do irmão para participar de eventos e workshops que conscientizam sobre a doença. A luta pela causa também fez com que se tornasse conselheira da ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) – entidade com 24 anos que luta em prol da qualidade de vida de pacientes e familiares.

Foto: ABrELA/Pró-Cura da Ela/Zanoni Botelho

“Quero que as pessoas saibam que essa doença existe e que, enquanto não houver a cura, que tenham um tratamento adequado. É fundamental transmitir essas informações sobre a doença, sobre os direitos desses pacientes e só com a divulgação vamos conseguir isso. O tratamento precoce é o que dá qualidade de vida a essas pessoas”, destacou.

‘Na estrada da vida’

Outro motociclista que também inspirou o encontro é Fábio Carvalho, engenheiro civil e esportista. Ele é autor do livro “Na Estrada da Vida – Seguindo Sempre em Frente”, que conta as aventuras com a motocicleta e também fala sobre a esclerose. Carvalho fez questão de afirmar que nada o impediu de sonhar e manter a esperança. Lançada em 2019, a publicação tem as vendas totalmente revertidas para a Associação Pró-Cura da Ela – outra entidade que, junto com a ABrELA, encabeça o evento do próximo dia 18.

Fábio Carvalho e Junão, juntos pela conscientização da ELA (Foto: ABrELA/Pró-Cura da Ela/Zanoni Botelho)

Embaixador

O “ELA nas Ruas” tem como embaixador o policial civil Zanoni Botelho, instrutor de Moto Habilidade e competidor internacional com certificação pelo Departamento de Polícia do Texas (EUA) para formação de policiais e outros instrutores.

Zanoni é o embaixador do evento e responsável pelo passeio de moto em São Paulo (Foto: ABrELA/Pró-Cura da Ela/Zanoni Botelho)

Conhecido nos meios de segurança pública do Brasil e também dos amantes das duas rodas, Zanoni será responsável por organizar o passeio dos motociclistas – que sairá da praça em frente ao estádio do Pacaembu com destino à ponte Estaiada (e direito à parada no local para fotografias dos participantes).

Antes disso, já realizou workshops de pilotagem na sede da AIPESP (Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo) e em Sorocaba. Todo o valor arrecadado com as inscrições terá como destino as duas instituições que cuidam de pacientes com ELA.

“Digo sempre que fazer o bem faz bem e a prova disso é a grande procura que estamos tendo para estes eventos programados. Além de melhorar a técnica de pilotagem e fazer o bem, as pessoas podem aproveitar o dia para rever e fazer novos amigos. O evento do dia 18 de junho é aberto também para quem não é motociclista, pois teremos uma série de atividades lá na praça Charles Miller”, destacou Zanoni.

Conscientização

A presidente da Pró-Cura da ELA, Lina Pádua, pontuou os objetivos deste trabalho. “No último ano, a Associação Pró-Cura da ELA cresceu e avançou bastante em diversos projetos, graças a muito trabalho dos voluntários e profissionais da saúde, do apoio de nossos Anjos da Pró-Cura e de doações recebidas pelos direitos autorais de livros de amigos como Fábio Carvalho e Maria Lucia Wood Saldanha, da ABCCA, entre outros entes privado e organizações. Os últimos meses têm sido um orgulho inexplicável para nosso time. Esperamos seguir sonhando alto e realizando cada vez mais, em prol da qualidade de vida de cada paciente de ELA pelo país”.

Com Flávio Terra, também fundador do grupo de motociclistas (Foto: ABrELA/Pró-Cura da Ela/Zanoni Botelho)

Para que essas ações sejam possíveis, algumas empresas se ofereceram para patrocinar o evento do próximo dia 18: CelfiMed, Chemax, Dois Cunhados Hortifruti e LEDi Cloud. O apoio é de Zanoni Botelho, Aipesp (Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo) e IPA (International Police Association).

ELA nas Ruas busca, também, mais apoiadores para ajudar nas atividades programadas do dia 18 de junho. Empresas que tiverem interesse podem entrar em contato pelo telefone (11) 97518-3165.

Jundiaí

Jundiaí abre inscrições para nova eleição do Conselho de Políticas sobre Drogas

Interessados têm até 23 de junho para se candidatar a uma das vagas destinadas à sociedade civil no COMAD para o biênio 2025-2027.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil, publicou o Edital de Convocação para a eleição dos novos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) para o biênio 2025-2027. As inscrições estão abertas até o dia 23 de junho, e a eleição será realizada no dia 27 de junho, às…

Continue Reading

Jundiaí

Quer aprender salgados de festa ou artesanato sem pagar nada? Veja como garantir sua vaga em Jundiaí

Fundo Social abre inscrições nesta sexta-feira (13) para cursos gratuitos em parceria com a TVTEC; vagas são limitadas e seleção é por ordem de envio do formulário.

Published

on

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí (SP), em parceria com a TVTEC, está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos que acontecem ainda neste mês de junho: o Workshop de Salgados para Festa e a Oficina de Marca Página em Feltro. As atividades têm vagas limitadas e a pré-inscrição será feita exclusivamente via Google Forms, a partir desta…

Continue Reading
Pular para o conteúdo