
Na terceira semana do Maio Amarelo, movimento global que promove a segurança no trânsito, Jundiaí realizou uma importante ação voltada aos motociclistas. A ‘Operação Maio Amarelo – Educativa para Motociclistas’ ocorreu nesta sexta-feira (23), na Avenida Jundiaí, em frente ao Parque da Uva.
Foco na conscientização e na segurança
A iniciativa buscou conscientizar sobre a importância do uso de equipamentos de proteção e da direção preventiva. Durante a ação, foram distribuídos gratuitamente chaveiros, antenas corta-pipa — com instalação no local — e kits com folders informativos, adesivos refletivos e cordões.
Um dos destaques foi a orientação sobre os chamados pontos cegos de veículos de grande porte. Um caminhão foi posicionado no local para demonstrar na prática as limitações de visibilidade dos motoristas em relação aos motociclistas.
Jackson dos Santos, que participou da ação, destacou a importância do tema:
“O motociclista só é visto mesmo quando ele está bem na lateral, na direção do motorista do veículo ou bem atrás se o motociclista for baixo. Às vezes o caminhão também é alto, o motociclista está atrás e o caminhão não está vendo ele, né? Tem que ter essa consciência de que ele não está sendo visto”, comentou.
Parcerias fortalecem a iniciativa
A operação contou com o apoio do Grupo Motiva (antiga CCR), do DETRAN/SP, além da participação efetiva da Polícia Militar, Guarda Municipal, Fiscalização e Educação para o Trânsito.
João Moacir da Silva, gerente de Operações do Grupo Motiva, ressaltou a importância da antena corta-pipa como item essencial para a segurança. “A fragilidade desses personagens do trânsito e a falta de cuidado, leva muitas vezes a acidentes que causam sequelas graves e permanentes, o que impacta diretamente na vida do próprio motociclista, do passageiro e das suas famílias, por isso é muito importante realizarmos ações educativas envolvendo esse público”, afirmou.
Álvaro Carneiro, chefe de Fiscalização de Trânsito da Superintendência Jundiaí do DETRAN-SP, reforçou a necessidade de empatia. “O motociclista precisa pilotar de forma preventiva, entendendo que muitas vezes não é visto pelos motoristas de carros ou caminhões. Cerca de 30% dos acidentes fatais no trânsito envolvem motociclistas. A campanha nos lembra: ‘Desacelere, seu bem maior é a vida’. Se não for por você, pense em quem está em casa esperando sua chegada”.
Depoimentos reforçam a importância da campanha
Samara Fischer, chefe de setor de atendimento do DETRAN-SP, compartilhou sua experiência pessoal. “Infelizmente, a moto é mais vulnerável. Já sofri um acidente ao ser fechada por outro veículo. Falta muito respeito e atenção no trânsito. A conscientização precisa acontecer não só entre os motociclistas, mas também entre motoristas de carros e caminhões”.
Para José Carlos Sacramone, Gestor de Mobilidade e Transportes de Jundiaí, a operação é um pilar fundamental para a segurança viária na cidade. “Em Jundiaí, a vida é a nossa prioridade máxima no trânsito. A conscientização e o uso correto dos equipamentos de proteção individual, como o capacete e a antena corta-pipa, não são apenas recomendações, são atitudes que salvam vidas. Entendemos que o motociclista é um dos elos mais vulneráveis no complexo cenário do trânsito. Por isso, ações educativas como esta são imprescindíveis. É um convite à reflexão, à prudência e ao respeito mútuo. Que cada motociclista que participou hoje leve para casa a mensagem de que a sua segurança e a dos seus entes queridos dependem de suas escolhas no trânsito. Dirija consciente, dirija pela vida. Juntos, faremos de Jundiaí um exemplo de segurança e respeito no trânsito”.
Programação do Maio Amarelo segue até o fim do mês
A Prefeitura de Jundiaí reforça que as ações educativas e preventivas do Maio Amarelo continuam acontecendo em diversas regiões da cidade ao longo de todo o mês. Acompanhe a programação completa pelas redes sociais e pelo site oficial da Prefeitura.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]