Motoristas de aplicativo em Jundiaí fazem protesto por maior repasse de tarifas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Motoristas de aplicativo em Jundiaí fazem protesto por maior repasse de tarifas

De acordo com os profissionais, os aplicativos ficam com maior parte do valor das viagens, sem ter gastos como gasolina e manutenção.

Publicado

em

Atualizado há

Motoristas de aplicativo em Jundiaí fazem protesto
O ato em Jundiaí contou com cerca de 400 motoristas, ao lado do terminal Hortolândia (Foto: Assessoria de Comunicação/Amajur)

Nesta quarta-feira (17), motoristas de aplicativo de Jundiaí e região foram para a rua, participar da paralisação nacional em protesto contra as operadoras. De acordo com a Amajur (Associação dos Motoristas por Aplicativo de Jundiaí e Região), os profissionais protestaram pelo direito de maior repasse das tarifas de viagens.

Segundo o presidente da Amajur, Djan Schettino, os aplicativos ficam com a maior parte dos ganhos das viagens, mas sem ter os gastos e prejuízos que os motoristas têm, como manutenção e seguro dos veículos, e gasolina. Só em 2021, o valor do combustível já subiu seis vezes, o que impacta consideravelmente o trabalho dos profissionais.

“Os motoristas da região de Jundiaí, assim como em todo o país, vêm sofrendo nos últimos meses com a alta desenfreada nos preços de itens que compõem a manutenção da atividade, principalmente dos combustíveis, tornando inviável continuar o trabalho com um mínimo de lucratividade operando com as tarifas oferecidas pelas operadoras, sem reajustes favoráveis aos motoristas há mais de quatro anos”, descreve o manifesto da Amajur.

Djan reforça que o objetivo da paralisação não é pedir o aumento do valor das corridas para os clientes, e sim ter mais lucro a partir do valor que já é pago. “Aumento de tarifa representa aumento para o cidadão pagar. Não é isso o que nós queremos. Nós estamos reivindicando um aumento nos repasses, contra as operadoras.”

O ato em Jundiaí contou com cerca de 300 motoristas, que se reuniram, de forma pacífica e respeitando as restrições sanitárias, ao lado do terminal Hortolândia, por toda a manhã desta quarta-feira.

Motoristas de aplicativo de Jundiaí e região se uniram à paralisação nacional – Foto: Assessoria de Comunicação/Amajur

Protesto com solidariedade

Durante a paralisação, os motoristas por app também foram convidados a arrecadar alimentos não perecíveis e itens de limpeza e higiene pessoal. Todo o conteúdo arrecadado será doado à instituições e entidades de assistência da região de Jundiaí.

Djan conta que ainda não foi possível contabilizar, mas que a ação gerou uma grande quantidade de doações. “Encheu o porta-malas do carro, até a tampa. Tem muita comida”. Após a contagem, a Amajur fará a divulgação do resultado final das doações através da página da associação no Facebook.

Motoristas de aplicativo arrecadaram doações para instituições da região – Foto: Assessoria de Comunicação/Amajur

De acordo com o presidente da Amajur, até o momento nenhum dos aplicativos respondeu às solicitações dos motoristas. “As operadores são totalmente omissas, não respondem, tratam com indiferença ou dão respostas evasivas”, comenta.

Para o G1, a assessoria de imprensa da Uber informou que oferece descontos aos passageiros como forma de incentivar e aumentar as viagens durante um baixo fluxo de corridas por causa da pandemia. Já sobre o aumento da gasolina, o aplicativo comentou que o fator “foge do controle” da empresa.

Não para por aí…

Ainda assim, Djan conta que a Associação dos Motoristas por Aplicativo vão propor outras mudanças para as operadoras. O motorista de 45 anos conta que vão denunciar os aplicativos por prática de dumping, um termo econômico que representa a oferta de produtos e serviços muito abaixo do preço correto. Esse tipo de prática prejudica os prestadores de serviço.

Segundo o presidente, a denúncia será feita para dois órgãos: ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e através do Procon: “Os motoristas são clientes das plataformas, pagamos pelo serviço de informação”, defende.

A Amajur também deverá convocar os aplicativos para uma audiência pública e por fim, solicitarão à Justiça a isonomia de atividades. De acordo com o presidente, as plataformas praticam vários tipos de tarifação em diferentes locais no Estado de São Paulo, fazendo com que os ganhos dos motoristas sejam desiguais.

Jundiaí

Reunião com governo estadual impulsiona projetos de R$ 1 bilhão para mobilidade em Jundiaí

Intervenções incluem melhorias no fluxo de veículos e segurança, com obras lideradas por iniciativa privada.

Publicado

em

Em reunião na Capital, Prefeito Luiz Fernando apresenta projetos para secretário Rafael Benini (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Luiz Fernando Machado e gestores municipais se reuniram com o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, na sede da secretaria, para discutir projetos de melhorias na mobilidade urbana de Jundiaí. O foco principal da reunião foi a busca de soluções para os gargalos de trânsito ao longo da Rodovia Anhanguera, que…

Continuar lendo

Jundiaí

Portal Jundiaí Empreendedora celebra três anos impulsionando o desenvolvimento econômico local

Além da plataforma online, há o espaço físico localizado no Maxi Shopping, com atendimentos realizados através de agendamento

Publicado

em

Por

Com 1,3 milhão de acessos, a plataforma tem sido uma ferramenta crucial para fomentar a geração de empregos e renda em Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (13), o portal Jundiaí Empreendedora comemora seu terceiro aniversário com marcos significativos. Com 1,3 milhão de acessos, a plataforma tem sido uma ferramenta crucial para fomentar a geração de empregos e renda em Jundiaí, estimulando o empreendedorismo, atraindo investimentos e facilitando a interação entre a população, empresas e o governo local. O prefeito Luiz Fernando Machado destaca a…

Continuar lendo

Jundiaí

Motoristas do transporte público de Jundiaí participam de ação de segurança no trânsito

Ações incluem exercícios práticos e orientações de saúde para reduzir acidentes e melhorar o bem-estar dos motoristas.

Publicado

em

Motoristas recebem orientações de saúde durante as atividades do Maio Amarelo em Jundiaí, visando prevenir incidentes no trânsito. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dando continuidade à campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema "Paz no Trânsito Começa por Você", a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), em parceria com o SEST/SENAT, promoveu uma ação de saúde para os funcionários do transporte público de Jundiaí. A iniciativa, realizada na última semana, teve como objetivo conscientizar os colaboradores da importância de…

Continuar lendo

Jundiaí

Canil da Guarda Municipal de Jundiaí está com 98% das obras concluídas

O Canil recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões e será entregue à população ainda no primeiro semestre de 2024.

Publicado

em

Por

Expectativa é que o equipamento seja entregue ainda no primeiro semestre de 2024 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (13), o Prefeito Luiz Fernando Machado visitou as obras do novo canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), localizado no bairro do Medeiros. O equipamento de segurança está com 98% de execução e será entregue ainda no primeiro semestre de 2024. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o novo canil contará com uma estrutura completa para abrigar…

Continuar lendo

Jundiaí

ISO 9001: ETA Anhangabaú vai abrigar projeto piloto em Jundiaí

Unidade, uma das principais da DAE, é responsável por tratar a maior parte da água fornecida à cidade e opera 24 horas por dia

Publicado

em

Por

ETA Anhangabaú é uma das principais unidades da DAE: escolha se deu pela precisão dos processos na estação. Foto: DAE Jundiaí

Em busca da certificação ISO 9001:2015, que define um modelo de gestão de qualidade, a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) foi escolhida para abrigar um projeto piloto, que será expandido, no futuro, para todos os setores da DAE Jundiaí. Considerada uma das principais unidades da empresa, a ETA-A é responsável por tratar a maior parte da água…

Continuar lendo
Publicidade