Motoristas de ônibus que não queriam participar da paralisação em Jundiaí foram ameaçados pelos "rebeldes"
Conecte-se conosco

Jundiaí

Motoristas de ônibus que não queriam participar da paralisação em Jundiaí foram ameaçados pelos “rebeldes”

Atitude resultou na demissão de pelo menos 30 profissionais, que não concordaram em voltar ao trabalho após pedido das empresas

Publicado

em

Atualizado há

terminal central
Terminal central com poucas pessoas, mesmo num horário de pico: reflexo da paralisação (Foto: Motoboy Xororó)

Profissionais das empresas do transporte coletivo de Jundiaí que se negaram a participar da paralisação, deflagrada na madrugada desta quinta (8), foram ameaçados pelo grupo que organizou a manifestação. A informação foi confirmada por fontes ouvidas pelo Tribuna de Jundiaí, que não concordaram em mais uma vez deixar a população à espera dos ônibus, desde as primeiras horas do dia.

Segundo apuração, neste momento 80% das linhas de ônibus estão operando e a expectativa é de que o sistema seja totalmente normalizado até o final da tarde. Por volta do meio-dia, o movimento no terminal central era pequeno – reflexo da paralisação forçada pelo grupo de profissionais.

A assembleia da categoria para discussão da proposta salarial será feita às 15h, na sede do sindicato, na região central. “Fomos pegos de surpresa com essa paralisação”, disse o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz., em entrevista à TVTec Jundiaí. “O movimento não foi feito pelo sindicato, pois temos uma interlocução com eles e com as empresas de ônibus. Foi ilegal e pegou os usuários desprevenidos, com os terminais fechados e sem possibilidade de se locomover aos destinos pretendidos”.

A decisão do grupo rebelde resultou na demissão de pelo menos 30 profissionais, que não concordaram em voltar ao trabalho após negociação com as empresas, nesta manhã. “Eles mantiveram a posição de que estão em greve e, conforme prevê a legislação, foram dispensados por justa causa”, destacou uma fonte ligada ao transporte coletivo, que preferiu não se identificar.

Segundo o advogado Carlos Gustavo Leme Beraldi, que atua nas áreas Cível e Trabalhista, as empresas têm como prerrogativa usar a demissão por justa causa em casos extremos. “A demissão por justa causa, ou imotivada, é a mais alta penalidade que uma empresa pode aplicar ao empregado. Por conta disso, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) disciplina esse tipo de demissão no artigo 482”, destacou.

O artigo mencionado determina como condições para justa causa situações que envolvem, por exemplo, ato de improbidade, mau procedimento, indisciplina e até de negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador.

Manifestação

A paralisação teve início às 3h30, em frente à garagem da Viação Jundiaiense, no Parque Centenário. A justificativa era que os profissionais exigiam melhores condições de trabalho e reajuste dos salários. Quem chegava para trabalhar, segundo as fontes ouvidas, era intimidado pelo grupo de que deveria cruzar os braços. Alguns profissionais desobedeceram a ordem e foram hostilizados pelos manifestantes.

Como se trata de serviço essencial, as paralisações e greves devem ser anunciadas com antecedência e por meio de assembleia do sindicato da categoria – o que não ocorreu. Os mesmos líderes deste grupo rebelde também teriam sido responsabilizados pela paralisação ilegal que ocorreu dia 25 de maio.

Nas duas ocasiões, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Jundiaí e Região se manifestou contrário e alegou que não se tratava de um movimento legal.

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí lança campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2)

A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h

Publicado

em

Por

A abertura do Maio Amarelo será quinta (2), às 14h no Jardim da Mobilidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), dará início nesta quinta-feira (2) à campanha Maio Amarelo 2024. A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h. O movimento Maio Amarelo surgiu inspirado nas cores do semáforo – verde, amarelo e vermelho –…

Continuar lendo

Jundiaí

Franco da Rocha conhece estrutura de Núcleo de Articulação de Políticas Públicas de Jundiaí

Foram abordados temas como o funcionamento no dia a dia; as temáticas de cada assessoria; entre outros

Publicado

em

Por

Encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), membros do Laboratório de Políticas Públicas da Prefeitura de Franco da Rocha estiveram em Jundiaí para conhecer a estrutura do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP), ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). A visita contou com a participação dos sete assessores que compõem o Núcleo, da Gestora do Laboratório de Políticas de Franco…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: fomento à empregabilidade é destaque do Jundiaí Empreendedora

Desde a criação do programa, o município intensificou as estratégias para a geração de emprego e renda, além do incentivo à formação profissional

Publicado

em

Por

Desde a criação do programa, o município intensificou as estratégias para aumentar a geração de emprego e renda. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em Jundiaí, o Dia do Trabalho, celebrado globalmente em 1º de maio, ganha destaque especial, refletindo o compromisso com o fomento à empregabilidade. Desde o lançamento do programa Jundiaí Empreendedora, a cidade tem fortalecido suas estratégias para impulsionar a criação de empregos, o aumento da renda e a promoção da formação profissional. Conectando empresas e profissionais Desde sua implementação em…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, marca presença em evento de transformação digital

Além de estande montado para mostrar as inovações, o Gestor de Governo e Finanças, Jones Martins, participou de painel sobre Dados e Indicadores na gestão pública

Publicado

em

Por

Jones Martins, no centro do palco, participou do painel de tema Dados e Indicadores na gestão pública. Foto: Divulgação

As ações da Prefeitura para tornar Jundiaí uma cidade cada vez mais tecnológica e digital são reconhecidas, mais uma vez, em um grande evento de cidades inteligentes. Na segunda-feira (29), a cidade marcou presença na 2ª edição do CSC GovTech, um evento promovido pela Plataforma Connected Smart Cities com o apoio do Estadão, na capital paulista. Além de um estande…

Continuar lendo

Jundiaí

Pela primeira vez, Jundiaí é palco de encontro estadual de secretários de finanças

A ASSEFIN-SP discute política pública tributária e justiça fiscal, fornece assistência técnica, troca de experiências e mais. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (30), o anfiteatro da UniAnchieta, em Jundiaí, recebeu mais de 300 pessoas para o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças. O evento é da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), em parceria com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças de Jundiaí. Essa foi a primeira realização do evento…

Continuar lendo
Publicidade