Tribuna de Jundiaí repudia comentário de ataque à comunidade LGBT+
Foto: Movimento Aliados

O Tribuna de Jundiaí repudia veementemente qualquer tipo de ameaça ou discurso de ódio, especialmente quando direcionado a um evento pacífico como a Parada LGBTQIA+ de Jundiaí.

Acreditamos na importância da diversidade e da inclusão, e a Parada LGBTQIA+ é uma celebração da liberdade de ser quem se é. A comunidade LGBTQIA+ tem o direito de viver com segurança e respeito, e qualquer tentativa de cercear esse direito é inadmissível.

Condenamos o comentário feito por um seguidor da página do Tribuna de Jundiaí no Instagram, e reafirmamos nosso compromisso com a liberdade de expressão desde que com responsabilidade.

A liberdade de expressão não se estende a discursos que incitam o ódio, a violência ou a discriminação, e não significa liberdade para cometer crimes.

Nota do Movimento Aliados

O Movimento Aliados, por meio da sua Diretoria vigente, vem a público juntamente ao Jornal Tribuna Jundiaí, manifestar veementemente seu repúdio à atitude discriminatória, intolerante e LGBTfóbica expressada por vários seguidores contra a realização da 19ª Parada do orgulho LGBT+ de Jundiaí.

O fato aconteceu depois do Jornal fazer uma postagem sobre a matéria que fala sobre a realização da Parada, com pessoas fazendo diversos comentários com tons de ameaça, como de um seguidor que chegou dizer “preciso de uma metralhadora”.

É com profunda indignação que tomamos conhecimento das declarações preconceituosas, carregadas de deboche, menosprezo e palavras que atentam contra os princípios fundamentais de respeito, igualdade e inclusão, pilares de uma sociedade democrática e da Educação como um todo. O preconceito e a discriminação, sob quaisquer formas, são inaceitáveis na comunidade LGBT+.

Acreditamos que o Jornal é um espaço de pluralidade, diversidade e de compromisso com a informação. Os veículos de comunicação, é onde se fomenta a liberdade de expressão, o debate de ideias e a democracia.

Reafirmamos nosso compromisso inabalável com a promoção da igualdade e da inclusão de todos os cidadãos, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero, raça, religião ou qualquer outra característica pessoal. Acreditamos na Educação como uma ferramenta de transformação social, capaz de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

O fato já foi comunicado à Polícia Civil, por meio de boletim de ocorrência e a representação com provas do ocorrido, que se comprometeu a apurar os fatos e tomar as providências devidas.