Médica examinando bebê
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Governo e Finanças ampliou as informações dos indicadores da primeira infância no portal Observatório Jundiaí. Com o total de 100 indicadores, a ampliação representa um avanço na transparência de dados do município, e na capacidade de planejamento de políticas públicas.

Além disso, as informações são relevantes para a contemplação dos profissionais profissionais que trabalham com os dados, ou os utilizam para pesquisas. O catálogo de indicadores apresentam informações detalhadas sobre tópicos como:

  • Saúde da criança;
  • Cobertura de cada vacina para a primeira infância;
  • Eventos e lazer para crianças promovidos pela cidade;
  • Vagas na educação infantil;
  • Acessibilidade;
  • entre outros.

“A grande importância de ter esses indicadores de primeira infância disponíveis é sensibilizar a sociedade sobre como estamos lidando com o desenvolvimento das nossas crianças”, observa Gerusa Moura, cirurgiã-dentista, articuladora municipal do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e representante da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde no GT Criança na Cidade.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, explica que a gestão da cidade foca na transparência de um trabalho de fortalecimento dos investimentos em políticas públicas para as crianças. “Jundiaí se consolidou como a Cidade das Crianças, o que passa por educação, saúde e qualidade de vida”, comenta. “Em 2018, conquistamos a menor taxa de mortalidade infantil da história de nossa cidade, o que só foi possível com investimentos maciços na rede pública de saúde.”

Para as ações, a Prefeitura de Jundiaí se apoia em um plano relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Nesta semana, Jundiaí foi classificada em primeiro lugar entre as cidades no ranking de Índice de Desenvolvimento Sustentáveis do Brasil.

“Trata-se de colocar a realidade da cidade à disposição de seus moradores e mostrar as evoluções, de forma objetiva por meio de indicadores que mostram o desempenho da política de primeira infância na cidade, que é uma das prioridades do governo municipal”, aponta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.