Ambulatório de Ortopedia do Hospital São Vicente promove atividades recreativas para pacientes infantis
Foto: Hospital São Vicente

Estar doente é uma experiência desafiadora para todos, especialmente para as crianças. O medo de ir ao hospital, passar por consultas médicas e, em alguns casos, realizar procedimentos dolorosos, pode gerar ansiedade e desconforto. Pensando nisso, o Ambulatório de Ortopedia do Hospital São Vicente (HSV) implantou atividades recreativas para tornar o atendimento mais acolhedor e divertido para os pacientes infantis.

Oficinas de desenho, pintura e sessões criativas

As quartas-feiras são um dia especial no Ambulatório de Ortopedia do Hospital São Vicente. É neste dia que a unidade se transforma em um espaço lúdico e acolhedor para as crianças, com oficinas de desenho, pintura e sessões criativas realizadas antes, durante e após as consultas médicas. As atividades, planejadas pela equipe, visam reduzir a ansiedade das crianças, estimular o desenvolvimento cognitivo e motor, além de promover a educação e conscientização.

“Integrar desenhos para colorir e oficinas no ambulatório de ortopedia infantil não só torna o ambiente menos intimidador para as crianças, mas também promove uma abordagem holística ao cuidado infantil. Essas atividades ajudam a humanizar o atendimento, melhorando a experiência dos pacientes e contribuindo para o seu desenvolvimento e bem-estar geral”, explica a coordenadora de Gestão de Apoio, Jaqueline Queiroz Pádua.

Ambulatório de Ortopedia do Hospital São Vicente promove atividades recreativas para pacientes infantis
Foto: Hospital São Vicente

Pais aprovam a iniciativa do Hospital São Vicente

A iniciativa do HSV tem recebido elogios dos pais das crianças atendidas. Eliovaldo Ferreira de Santana, pai do Luiz, de 8 anos, que está em fase de recuperação após uma queda do telhado, afirma: “Salvaram a vida dele aqui. Ele teve algumas fraturas, fez cirurgia, e já faz uma semana que estamos tratando. Ele está em fase de recuperação, mas bem, graças a Deus. Vocês estão de parabéns. A iniciativa é excelente porque além das crianças tirarem um pouco o estresse, também acaba nos deixando mais seguros”.

Já Natália Nogueira, mãe da Beatriz, de 3 anos, que trata uma pequena deformidade nos pés, destaca a importância das atividades recreativas para acalmar as crianças: “Por meio das oficinas é possível trazer tranquilidade para a agitação das crianças. São atividades que a distraem enquanto aguardamos, evitando que ela fique agitada, correndo ou pulando. É importante para o atendimento”.