Parceria da Prefeitura de Jundiaí com empresa SKF transforma a vida de jovens em vulnerabilidade social
Conecte-se conosco

Jundiaí

Parceria da Prefeitura de Jundiaí com empresa SKF transforma a vida de jovens em vulnerabilidade social

A SKF, multinacional com sede na Suécia, procurou o poder público oferecendo o curso de linguagem de computação Python.

Publicado

em

Alunos do curso de linguagem de computação fruto de parceria entre Prefeitura de Jundiaí e empresa SKF
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O curso da linguagem de computação Python, oferecido gratuitamente pela empresa SKF a jovens em vulnerabilidade social de Jundiaí, está terminando. Nove alunos, com 15 anos ou mais, iniciaram a atividade no dia 19 de setembro e já têm a data definida de sua formatura: 19 de dezembro.

As famílias dos jovens participantes são assistidas pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

A SKF, multinacional que tem unidade em Cajamar e sede na Suécia, procurou o poder público oferecendo o curso. Os adolescentes foram escolhidos pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os alunos residentes de bairros como São Camilo, Centro, Vila Rio Branco, Jardim Tarumã, Santa Gertrudes e Vila Rami.

Marcelo Camargo, diretor de TI da SKF, disse que a empresa sempre valorizou iniciativas de caráter social e ambiental. “Outros departamentos promovem ações como essa. Por que o TI não pode fazer igual? Resolvemos fazer”, explicou Marcelo.

“Estamos não só realizando um trabalho social como capacitando jovens com muita vontade de aprender, formando assim profissionais que, no futuro, poderão até ser contratados pela empresa”, emendou. Ele garante que a iniciativa vai ser repetida em 2021.

O programa de formação de novos programadores da SKF foi a oportunidade que faltava na vida de Bruno dos Reis Francisco (17), do Tarumã. “É excelente ver uma empresa dando oportunidade para jovens que não têm dinheiro para pagar um curso como esse. Estou adorando participar da atividade. Sempre gostei de computador e estou certo que é isso que eu quero para minha vida”, ressaltou Bruno.

Proposta de parceria

As aulas deste curso foram sempre aos sábados e a carga horária foi de cerca de 80 horas. Além disso, nos dias de semana os jovens participaram de atividades complementares na Divisão de Programas Complementares/Inclusão Produtiva, no Centro.

Dessa forma, a SKF ofereceu a cada aluno um laptop e os participantes aproveitaram para desenvolver no curso, o jogo Space Invaders. Nele, o jogador tem que combater naves alienígenas.

A gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, agradeceu a SKF pela parceria. “Ficamos honrados com a proposta da empresa, que vai ao encontro das iniciativas do nosso setor de Inclusão Produtiva para a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Esta é mais uma iniciativa que se soma às nossas frentes de trabalho, tanto na formação dos jovens como na inclusão deles em um banco de talentos e o encaminhamento dos formados para o mercado formal de trabalho”, destacou Maria Brant.

Outras iniciativas

Visando o encaminhamento de dos jovens para o mercado de trabalho, a UGADS desenvolve, por meio do programa “Jovem para o Futuro”, diversas oficinas de formação. Entre as ofertas estão as oficinas realizadas em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), oferecidas no Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou em outros locais. Há ainda parcerias para formação com a Siemens – no programa Aprendiz Formare – e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade