Pesquisadores dos EUA participam de reprodução assistida de jaguatirica na Mata Ciliar, em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Pesquisadores dos EUA participam de reprodução assistida de jaguatirica na Mata Ciliar, em Jundiaí

O procedimento no animal ameaçado de extinção contou com a ajuda de especialistas do Zoológico de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos.

Publicado

em

Atualizado há

Cirurgia de jaguatirica na Mata Ciliar, em Jundiaí
A jaguatirica inseminada foi o primeiro animal silvestre nascido de uma "barriga de aluguel" na América Latina (Foto: Reprodução/TV Tem)

A Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, realiza um projeto de reprodução assistida de animais em risco de extinção e, em uma das etapas, uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos participaram do procedimento.

O animal inseminado foi a jaguatirica Lua, que além disso, foi o primeiro animal silvestre nascido da mesma técnica na América Latina, há 14 anos. Lua foi a quarta fêmea de jaguatirica inseminada com a técnica e, daqui um mês, será possível saber se ela está prenha.

Ela já deu um nascimento naturalmente, então já provou que pode ser mãe apesar de ter nascido de uma transferência de embrião. Ela ainda vai atender uma inseminação artificial”, explicou Cristina Harumi, coordenadora da Mata Ciliar.

Participação especial

O procedimento de reprodução assistida foi realizado na Mata Ciliar e contou com a ajuda de três especialistas do Zoológico de Cincinnati, que fica no estado de Ohio, nos Estados Unidos.

Willian Swanson, especialista em reprodução de animais, estuda a reprodução de animais ameaçados no mundo há anos e lidera a equipe norte americana. Swanson explica que o método usa sêmen congelado de uma região e leva para outra região para fazer a diversidade genética. Com isso, é evitado o caso de “parentes gerando parentes”.

“Quando animais da mesma família acasalam, geram descendentes com problemas genéticos e de saúde”, explica.

Técnica replicada

A pesquisa de reprodução assistida de animais em risco de extinção acontece há muito tempo. Os especialistas dos Estados Unidos vêm ao Brasil uma vez por ano, há mais de 20 anos.

O procedimento dura em média duas horas e meia. Além disso, o projeto ainda tem a participação da Universidade Federal do Mato Grosso. A veterinária Regina Paz é professora da unidade e acompanhou a técnica, que poderá ser replicada.

A expectativa é que, em breve, possam aplicar a técnica de inseminação artificial em animais de vida livre, como as jaguatiricas da Serra do Japi, em Jundiaí, e nas onças do Pantanal, enriquecendo geneticamente as populações de animais ameaçados de extinção.

“Cada vez que eles vêm a gente acaba aprendendo algo mais e pode aplicar essas novas tecnologias nos projetos aqui no Brasil”, conta Paz. “Já provamos que deu certo, e agora vindo para a vida livre, que é o segundo momento do projeto, significa que a diversidade genética pode ser oferecida com tudo que a gente está vendo de destruição dos habitats desses animais. Então, existe um pontinha de esperança para que esses animais não definhem por falta de espécimes e, sim, possam ser enriquecidos através dessa técnica”, finaliza Cristina em entrevista ao G1.

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí lança campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2)

A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h

Publicado

em

Por

A abertura do Maio Amarelo será quinta (2), às 14h no Jardim da Mobilidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), dará início nesta quinta-feira (2) à campanha Maio Amarelo 2024. A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h. O movimento Maio Amarelo surgiu inspirado nas cores do semáforo – verde, amarelo e vermelho –…

Continuar lendo

Jundiaí

Franco da Rocha conhece estrutura de Núcleo de Articulação de Políticas Públicas de Jundiaí

Foram abordados temas como o funcionamento no dia a dia; as temáticas de cada assessoria; entre outros

Publicado

em

Por

Encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), membros do Laboratório de Políticas Públicas da Prefeitura de Franco da Rocha estiveram em Jundiaí para conhecer a estrutura do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP), ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). A visita contou com a participação dos sete assessores que compõem o Núcleo, da Gestora do Laboratório de Políticas de Franco…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: fomento à empregabilidade é destaque do Jundiaí Empreendedora

Desde a criação do programa, o município intensificou as estratégias para a geração de emprego e renda, além do incentivo à formação profissional

Publicado

em

Por

Desde a criação do programa, o município intensificou as estratégias para aumentar a geração de emprego e renda. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em Jundiaí, o Dia do Trabalho, celebrado globalmente em 1º de maio, ganha destaque especial, refletindo o compromisso com o fomento à empregabilidade. Desde o lançamento do programa Jundiaí Empreendedora, a cidade tem fortalecido suas estratégias para impulsionar a criação de empregos, o aumento da renda e a promoção da formação profissional. Conectando empresas e profissionais Desde sua implementação em…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, marca presença em evento de transformação digital

Além de estande montado para mostrar as inovações, o Gestor de Governo e Finanças, Jones Martins, participou de painel sobre Dados e Indicadores na gestão pública

Publicado

em

Por

Jones Martins, no centro do palco, participou do painel de tema Dados e Indicadores na gestão pública. Foto: Divulgação

As ações da Prefeitura para tornar Jundiaí uma cidade cada vez mais tecnológica e digital são reconhecidas, mais uma vez, em um grande evento de cidades inteligentes. Na segunda-feira (29), a cidade marcou presença na 2ª edição do CSC GovTech, um evento promovido pela Plataforma Connected Smart Cities com o apoio do Estadão, na capital paulista. Além de um estande…

Continuar lendo

Jundiaí

Pela primeira vez, Jundiaí é palco de encontro estadual de secretários de finanças

A ASSEFIN-SP discute política pública tributária e justiça fiscal, fornece assistência técnica, troca de experiências e mais. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (30), o anfiteatro da UniAnchieta, em Jundiaí, recebeu mais de 300 pessoas para o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças. O evento é da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), em parceria com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças de Jundiaí. Essa foi a primeira realização do evento…

Continuar lendo