
Após inúmeras demandas, principalmente de comerciantes, a respeito da preocupante situação da população de rua em Jundiaí, o vereador Faouaz Taha deu início, em 2023, a uma frente parlamentar com o objetivo de discutir e propor soluções para esse problema. Desde sua criação, o grupo de vereadores tem realizado reuniões frequentes, visitas técnicas a diversas instituições e buscado o diálogo com diferentes setores da sociedade, como órgãos públicos, entidades do comércio e representantes religiosos.
O vereador Faouaz destaca a necessidade de um olhar humano e compreensivo para a questão da população de rua. “Somos muito cobrados sobre esse tema e o Legislativo tem que participar da discussão com sabedoria, cabeça fria, com o olhar humano que o assunto merece”, disse.
“Conheço a dor do comerciante, os problemas diários enfrentados quando há pessoas que, em situação tão extrema, fazem suas necessidades na porta dos comércios. Mas temos que todos nos unir para pensar a solução de forma conjunta, pois são seres humanos. Não podemos ser higienistas e o Poder Público está pronto para acolher essas pessoas de forma técnica, qualificada”, frisou o vereador.
A frente parlamentar tem trabalhado para entender o perfil das pessoas em situação de rua e buscar soluções integradas que envolvam os serviços públicos, as entidades do terceiro setor e a sociedade civil. “Temos que entender o perfil de quem está nas ruas e canalizar para o mesmo caminho, uma união de forças, dos serviços públicos, das entidades, das igrejas, do comércio. Não estamos aqui para demonizar um lado ou outro”, explica Faouaz.
Acolhimento da população de rua em Jundiaí
O vereador destaca que a pandemia demonstrou a importância das políticas de acolhimento e prevenção da população de rua, uma vez que houve uma redução significativa no número de pessoas nesta situação durante esse período. No entanto, Faouaz alerta para a necessidade de ações contínuas e eficazes, como o retorno de pessoas para suas cidades de origem e a oferta de serviços especializados.
Além de discutir a questão da população de rua, a frente parlamentar também tem se dedicado a encontrar soluções para a revitalização do Centro de Jundiaí, onde a concentração dessas pessoas é maior.
“Aprovamos alterações no Plano Diretor para que pessoas voltem a residir no Centro, para que tenham opções de gastronomia e valorização das atrações culturais e nossos patrimônios. Tudo isso também gera maior segurança e propicia um ambiente menos favorável a outros hábitos.”
A frente deverá encaminhar pedidos à prefeitura para manutenção dos espaços públicos e iluminação, além de indicações para suporte e maior estrutura às equipes de abordagem e consultório de rua que fazem trabalho de referência na cidade. “Esse trabalho não se encerra aqui, é um diálogo permanente que estamos dispostos a fazer para melhorar a situação”, finalizou Faouaz.
[tdj-leia-tambem]