Práticas complementares integram serviços oferecidos pelas UBS de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Práticas complementares integram serviços oferecidos pelas UBS de Jundiaí

A fim de investir em atividades preventivas e tratamentos complementares para a população, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade oferecem grupos de meditação, auriculoterapia

Publicado

em

Atualizado há

Angelina Nair Delben, de 76 anos, participa do grupo de artesanato e está feliz com a terapia

A fim de investir em atividades preventivas e tratamentos complementares para a população, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade oferecem grupos de meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, uma prática chinesa de ginástica corporal, artesanato, alongamento, dentre outros.

As práticas fazem parte da proposta das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) oferecidas pelos Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF) na rede de Atenção Básica, e são organizadas para o atendimento aos usuários do equipamento da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Para alguns grupos, a participação é aberta ao público.

“As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, explica Andreia Pinto de Souza, diretora do departamento de Atenção Básica à Saúde.

Linhas e agulhas fazem parte das atividades do grupo de artesanato oferecido na Nova UBS Maringá
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Arte como prevenção

Na Nova UBS Maringá, localizada na Rua Casemiro de Abreu, 57 – Vila Alati, a aula de artesanato é um momento aguardado por participantes como Angelina Nair Delben, de 76 anos. Ela produz peças em crochê há cerca de três anos nas aulas que ocorrem todas às quartas, 14h, no quiosque da UBS. “Pra minha cabeça, é uma terapia. Sempre gostei de artesanato, então o momento de estar trabalhando nisso pra mim é terapêutico”, relata.

Nair, como é chamada pelo grupo, entrou no grupo de artesanato logo no início a convite de Vilma Belo Pereira, Agente Comunitária de Saúde e organizadora das aulas. “Quando um paciente passa pelo médico e reclama de alguma coisa, relata que não está conseguindo dormir, está muito nervoso, ele indica para vir aqui. As psicólogas também fazem esse direcionamento, a depender do quadro do paciente há indicação”, explica Vilma.

Segundo o grupo proporciona um momento de descontração na rotina e se torna até mesmo oportunidade de renda para alguns participantes, que vendem as peças de crochê produzidas. “A gente não só aprende, a gente bate papo, troca experiências, conta histórias de vida. Isso ajuda, pois a nossa saúde não é só física, mas mental e espiritual também.”

Oportunidades diversas para a saúde

Além do artesanato, outras práticas complementares acontecem na Nova UBS Maringá ao longo da semana, como o Lian Gong, às segundas-feiras, das 8h às 9h20, e o alongamento, às quintas-feiras, das 8h às 9h30. Mais informações podem ser obtidas pelo número 4589-0199.

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: confira o ‘Abre e Fecha’ dos serviços municipais de Jundiaí

Confira como será o funcionamento da Saúde, Transporte, Lazer e mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os serviços e equipamentos públicos da Prefeitura de Jundiaí poderão ter horários de funcionamento alterados na quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalho. Confira os detalhes e horários de funcionamento no período: Os setores administrativos em geral não terão expediente na quarta (1º), retomando o atendimento normal na quinta-feira (02). Paço Municipal; Unidades de Gestão externas; Complexo…

Continuar lendo

Jundiaí

Projeto Ludoteca estimula o desenvolvimento infantil através do brincar

Direcionado às crianças de três anos da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas ao programa Escola novadora

Publicado

em

Por

Na Emeb Professor Owen Zílio, atividade da semana com a turma do G3 foi com a história dos “Três Porquinhos e o Lobo Mau”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O projeto Ludoteca, direcionado às crianças de três anos (G3) da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas às aprendizagens das crianças pelo eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora. Com foco na promoção de experiências lúdicas, o projeto visa promover diversas atividades de acolhimento, centradas na Arte e na Cultura, tais como músicas,…

Continuar lendo
Publicidade