Prefeitura concede o primeiro selo do SIM-Jundiaí a uma queijaria
Connect with us

Jundiaí

Prefeitura concede o primeiro selo do SIM-Jundiaí a uma queijaria

O Serviço de Inspeção Municipal é o responsável por fiscalizar as empresas de alimentos de origem animal

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Queijaria Capril Capriolez – Fazenda Bonifácio, localizada na avenida Antônio Pincinato, junto da Serra do Japi, foi a primeira propriedade rural com criação de cabras e gado leiteiro a receber o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM-Jundiaí).

O SIM é o órgão responsável pela fiscalização das empresas de alimentos de origem animal, como carne, leite, mel, pescado, ovos e seus respectivos derivados fabricados nos limites de Jundiaí.

A produtora e proprietária Celia Storani Bíscaro, que é neta do imigrante italiano Benedito Storani, conta que também precisou se adaptar às regras para a legalização. “Para nós, foi uma grande vitória e uma enorme conquista, fruto de um duro trabalho que já dura anos, dia após dia”, relata de maneira emocionada.

“Agora contamos com um veterinário responsável técnico para acompanhar toda a produção bem de perto. Trabalhar regularmente é um sonho que estamos realizando e traz a garantia de qualidade e segurança ao consumidor”, completa.  

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, o SIM foi criado especialmente para apoiar os estabelecimentos de pequeno porte que não conseguiam se regularizar devido a sua pequena produção. “Esperamos que essa seja a primeira de muitas queijarias certificadas de Jundiaí, pois essa aquisição agrega muito no turismo rural jundiaiense”, relata.

A Capril Capriolez conta hoje com 110 cabras e 85 vacas e produz queijos provenientes do leite de ambas as espécies e de várias qualidades como o frescal, meia cura, queijo colonial, parmesão, doce de leite e outros. A responsável pela criação é Luisa Storani Bíscaro, filha de Célia. “Todas as etapas do processo são realizadas aqui e temos toda a família envolvida na produção”, conta.

Ser pequeno não é sinal de falta de qualidade, como declara a médica veterinária Sílvia Santaella, responsável pelo SIM Jundiaí. “As pequenas empresas também podem produzir alimentos de qualidade e com segurança. Precisamos ter um olhar especial para os produtores locais, porque eles podem contribuir com alimentos bons, genuínos e culturalmente relacionados com a nossa região”.

Segundo as informações fornecidas pelo Serviço de Inspeção de Jundiaí, todos os produtos de origem animal comercializados no Município devem apresentar um dos selos de fiscalização: federal, estadual ou municipal.

Qualquer produtor interessado em registrar seu estabelecimento no SIM Jundiaí ou necessitar orientações para iniciar sua produção, pode entrar em contato com o Departamento de Agronegócio pelo telefone 4589-8581.

Jundiaí

Previsão em Jundiaí: final de semana terá calor intenso com máxima de 33ºC

Sábado e domingo terão máximas de 33ºC, segundo o Climatempo

Published

on

Previsão em Jundiaí terá dias quentes. Sol entre nuvens.
Foto: Canva

Hoje, 20 de setembro, o sol deu as caras na Terra da Uva, marcando 33ºC nesta tarde. A previsão em Jundiaí para este final de semana é de muito calor!  Segundo o portal meteorológico Climatempo, a previsão do tempo deste final de semana é máxima de 33ºC com possibilidade de uma chuva passageira.  Confira a previsão em Jundiaí: Sábado (21):…

Continue Reading

Jundiaí

Fextou: Jundiaí recebe novo festival de música com Calcinha Preta e mais; confira

A programação completa com os artistas que se apresentarão no Fextou em Jundiaí, no dia 16 de novembro, será divulgada em breve. Saiba mais.

Published

on

Banner festival Fextou
Foto: Divulgação

Jundiaí se prepara para receber mais um evento musical. O Fextou, festival idealizado pelos mesmos organizadores da Festa Julina da cidade, promete música e diversão nos dias 15 e 16 de novembro, no Parque da Uva. A organização já confirmou nomes da música brasileira, como Pablo, o rei da sofrência, a banda de forró Saborear e o grupo Calcinha Preta.…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí se destaca entre as cidades mais seguras para morar no Brasil

A cidade ocupa a 6ª posição dentre os municípios com população entre 200 a 500 mil habitantes

Published

on

Vista aérea de Jundiaí com destaque para o Paço Municipal, cenário das eleições com candidatos a prefeito em 2024.
Os dados são do Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil© da Myside (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí está como uma das cidades mais seguras do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A taxa registrada na cidade é de 6,1 homicídios a cada 100 mil habitantes.  A cidade ocupa a sexta posição no ranking de cidades mais seguras com população de 200 mil a 500 mil habitantes, sendo a 23ª terceira posição na…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí promove evento sobre vendas através das redes sociais

Encontro faz parte do quadro de reunião mensal do Núcleo Empreendedor e é aberto aos associados e não associados

Published

on

Gustavo Rueda dará workshop na ACE Jundiaí.
Gustavo Rueda ministrará o treinamento ‘Social Selling: Rotina Diária de Vendas Através das Redes Sociais’ (Foto: Divulgação/ ACE Jundiaí)

Nesta sexta-feira (20), a partir das 7h30, a Associação Comercial Empresarial (ACE Jundiaí) promove a reunião mensal do Núcleo Empreendedor. O evento é aberto para associados e não associados.  Durante o encontro, o especialista Gustavo Rueda ministrará o treinamento ‘Social Selling: Rotina Diária de Vendas Através das Redes Sociais’, que faz parte do tema ‘As 4 Alavancas de Vendas’ abordado…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí avança com instalação de nova adutora no Córrego das Valquírias

Cavalete integra uma nova adutora em implantação, que conectará ETA-A ao Vetor Oeste

Published

on

Instalação de cavalete de adutora do Córrego das Valquírias.
Estrutura de grande porte possui 16 metros de comprimento e 1.000 mm de diâmetro (Foto: DAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (19), o DAE Jundiaí instalou um cavalete de adutora no Córrego das Valquírias. A operação contou com o auxílio de um guindaste para posicionar uma estrutura de grande porte, com 16 metros de comprimento e 1.000 mm de diâmetro. O cavalete integra uma nova adutora em implantação pela DAE Jundiaí, que conectará a Estação de Tratamento de Água…

Continue Reading
Advertisement