Prefeitura de Jundiaí espalha 'casinhas da infância' pela cidade para Semana do Brincar
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí espalha ‘casinhas da infância’ pela cidade para Semana do Brincar

As “casinhas” são feitas de materiais sustentáveis e convida crianças e adultos a explorar brincadeiras em pontos estratégicos de Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

Família brinca em estrutura de madeira
Nathália, Sônia e Anthony saíram de São Paulo para conhecer o Mundo das Crianças (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Como uma das iniciativas da Prefeitura de Jundiaí para a Semana do Brincar, diversos pontos da cidade receberam as “casinhas da infância”, que convida crianças e adultos a explorar brincadeiras e abusar da criatividade. O projeto de Semana do Brincar se estende até o próximo domingo (30).

“Brincar é algo levado muito a sério pela Prefeitura e a programação desta Semana vai ao encontro de outras iniciativas já estabelecidas, como o Pé de Infância. Isso passa pelo estímulo ao brincar, cantar, contar histórias e transmitir tradições de uma geração para a outra. Quem se deparar com uma dessas ‘casinhas’ deve não só brincar com elas, como também reproduzir em casa as suas brincadeiras”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.

Na quinta-feira (27) será feita uma escuta com as crianças suplentes do Comitê das Crianças, abordando os “Espaços de Brincar nas Escolas”, às 14h.

A ideia das casinhas partiu do Grupo de Trabalho Criança na Cidade da Prefeitura, e o material foi montado pelo Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi). O Ciempi é uma das iniciativas do programa Escola Inovadora, em Jundiaí.

“As ‘Casinhas de Infância’ foram pensadas como uma surpresa, nesta semana em que comemoramos a importância do brincar, não só para as crianças, mas também para que os adultos também possam fazer um resgate à sua Infância”, explica a gestora da gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.

Espalhadas pela cidade

Essas casinhas foram pensadas para incentivar as brincadeiras de crianças e adultos, e podem ser encontradas no Paço Municipal, no Mundo das Crianças, nos jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e no Complexo Argos. Os espaços são compostos por recipientes, instrumentos, utensílios diversos e elementos da natureza, como terra, folhas, sementes e frutos.

A engenheira civil Nathália Navarro saiu de São Paulo com o filho Anthony e a mãe, Sonia, para conhecer o Mundo das Crianças, em Jundiaí. “Em uma única instalação, são trabalhadas questões como motricidade, coordenação, texturas e, acima de tudo, criatividade, pois a criança cria uma narrativa enquanto brinca. Jundiaí está de parabéns. Opções como esta nem a capital oferece, ainda mais gratuita”, comentou Nathália.

Uma das casinhas no jardim do Solar do Barão recebeu a pequena Beatriz Guarda, com sua mãe, a manicure Claudineia. “Em casa estão proibidos celulares e tablets. E aqui estão reproduzidas situações como as que ensino a eles em casa. Tanto a Beatriz quanto o Thiago, meu outro filho, de quatro anos, participam da hora de cozinhar, e assim aprendem os nomes das frutas, verduras e legumes, e quais são as medidas de segurança que devem ter na cozinha”, conta Claudineia.

A ida ao Centro de Jundiaí virou oportunidade para brincar (Foto: Beatriz e Claudineia/Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí

Projeto Ludoteca estimula o desenvolvimento infantil através do brincar

Direcionado às crianças de três anos da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas ao programa Escola novadora

Publicado

em

Por

Na Emeb Professor Owen Zílio, atividade da semana com a turma do G3 foi com a história dos “Três Porquinhos e o Lobo Mau”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O projeto Ludoteca, direcionado às crianças de três anos (G3) da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas às aprendizagens das crianças pelo eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora. Com foco na promoção de experiências lúdicas, o projeto visa promover diversas atividades de acolhimento, centradas na Arte e na Cultura, tais como músicas,…

Continuar lendo

Jundiaí

Maio chega com dias de sol e máxima de 33°C em Jundiaí; confira a previsão do tempo

Semana será de dias quentes e sem sinal de chuva em Jundiaí. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Paço Municipal de Jundiaí
Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nos próximos dias, nos despediremos de abril para dar as boas-vindas ao mês de maio, e de acordo com o Climatempo, Jundiaí terá uma semana quente. A previsão do tempo é de dias de sol e com máxima de 33°C, sem chuva. Confira: Segunda-feira (29) - Sol com algumas nuvens, mas não chove. Mínima de 20°C, máxima de 32°C. Terça-feira…

Continuar lendo

Jundiaí

Parque da Cidade: caminhada de encerramento das comemorações de aniversário reúne mais de 1000 pessoas

Publicado

em

Por

Caminhada Parque da Cidade em Jundiaí
Dia ensolarado contribuiu pra deixar a caminhada ainda mais animada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã ensolarada foi palco de evento que celebrou duas décadas do espaço verde Em um domingo radiante, o Parque da Cidade recebeu mais de 1000 pessoas para uma caminhada especial, marcando o encerramento das comemorações dos seus 20 anos de existência. Idealizada pela DAE Jundiaí e realizada pela Davelo Corridas, a iniciativa contou com o apoio dos patrocinadores Mila Moto,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo
Publicidade