Prefeitura de Jundiaí inicia levantamento de prevenção das arboviroses
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí inicia levantamento de prevenção das arboviroses

Para evitar a proliferação dos mosquitos é fundamental a vistoria de quintais, e eliminação de qualquer objeto que possa acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti.

Publicado

em

Equipe da Prefeitura de Jundiaí atua na prevenção de arboviroses.
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Duas vezes por ano, geralmente em fevereiro e outubro, a Prefeitura de Jundiaí realiza a avaliação de densidade larvária, o qual fornece vários índices. Um deles é o Índice de Breteau, que avalia a infestação do mosquito Aedes aegypti e o risco do município ter grande número de casos das arboviroses. A ação acontece através da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS)

Assim, a partir de uma amostragem de 4,8 mil imóveis a cidade é mapeada e trabalhada. Com isso as equipes analisam os resultados e identificam as áreas de maior risco para ações de prevenção e controle do mosquito. O Aedes aegypti é transmissor das arboviroses, dengue, zika e chikungunya.

Em 2020 esse levantamento aconteceu no mês de fevereiro. No entanto, em outubro a prefeitura suspendeu a ação por conta da pandemia. Dessa forma, este ano o levantamento deve cumprir o calendário municipal e tem início na próxima quarta-feira (17/02). Quatro equipes de cinco integrantes realizam o trabalho. Entre eles estão Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Zoonoses, que irão percorrer o município.

De casa em casa

O trabalho dos técnicos é vistoriar os quintais das residências e avaliar a situação dos recipientes e o risco de ser criadouro. Então, irá verificar a presença de água e, na presença de larvas, coletará as amostras para a análise. No levantamento do ano passado, no mesmo período, a aferição do Índice de Breteau chegou em 1,7.

De acordo com avaliações de anos anteriores, 80% dos criadouros dos mosquitos transmissores de dengue, chikungunya, zika e febre amarela estavam nas residências, em pratos que ficam nos vasos de plantas, garrafas plásticas, caixas d’água entre outros.

“Durante o trabalho as orientações sobre os cuidados com o ambiente são repassadas, no sentido de conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de cada um no controle das arboviroses. É importante destacar que nossas equipes seguem todos os protocolos de prevenção da COVID-19”, explica a biomédica da VISAM, Ana Lúcia Castro.

“Os agentes estarão com crachá, uniforme e carro da Prefeitura. A VISAM coloca o telefone 4521-0660 à disposição para o esclarecimento de dúvidas. É muito importante receber o agente neste momento. Assim poderemos realizar as estratégias preventivas com mais eficácia”, alerta a especialista.

Portanto, para evitar a proliferação dos mosquitos é fundamental que as pessoas façam a vistoria nos quintais, eliminem qualquer objeto que possa acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade