Prefeitura de Jundiaí inicia projeto de escuta de crianças internadas no HU
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí inicia projeto de escuta de crianças internadas no HU

A iniciativa busca ouvir demandas, sugestões e propostas dos pacientes da unidade de atendimento médico infantil.

Publicado

em

Atualizado há

Crianças internadas no Hospital Universitário de Jundiaí
Kauã e Ingred foram os participantes do primeiro dia de escuta pelo programa Cidade das Crianças no hospital (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura iniciou, na tarde dessa segunda-feira (16), em parceria com o Hospital Universitário (HU), a escuta de crianças em internação na unidade. A iniciativa integra o programa municipal Cidade das Crianças e acontecerá semanalmente. A proposta é ouvir dos pacientes suas demandas, propostas e soluções sobre as instalações e o atendimento no hospital. O projeto acontece de forma análoga a como o Comitê das Crianças trata dos temas da cidade.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é quem conduz as reuniões do Comitê das Crianças, acompanhou o primeiro encontro. Também participaram o diretor técnico do HU, o professor Dr. Rodrigo Camargo e a diretora da diretora de Atenção Ambulatorial e Hospitalar da Unidade de Promoção da Saúde, Daniele Evangelista. Além disso, a equipe do hospital, como gerentes e psicóloga.

“Durante a pandemia, o Hospital Pedro de Elizalde, em Buenos Aires (Argentina), iniciou um trabalho como este, como proposta do pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da rede de Cidades das Crianças, da qual Jundiaí é signatária. Como a presença do Tonucci é esperada em março, para o encontro do programa que Jundiaí irá sediar, quisemos implantar este projeto-piloto em parceria com o HU para que ele possa constatar”, explicou Peroni.

“Escutar as crianças não é tratá-las como mini-adultos. É propor que elas tomem as decisões a partir do que nós adultos achamos ser melhor para elas. Nossa proposta é por uma abordagem lúdica, com vivências e experiências, evitando que elas reproduzam questões infectadas pelos adultos”.

Rodrigo também comentou a proposta. “No ano passado, durante a Semana do Bebê e da Semana do Aleitamento Materno, aprofundamos no contato com o programa Cidade das Crianças da Prefeitura, até que, em outubro, recebemos a visita do Comitê ao hospital. A ideia agora é trabalhar na escuta das crianças do hospital.

Primeira visita

Nesta primeira visita, participaram os pacientes Ingred Coelho dos Santos (10), moradora do jardim Gramadão, e Kauã Vinicios da Silva (13), da vila Nambi. De acordo com Peroni, o primeiro encontro foi bastante produtivo. As crianças comentaram sobre aspectos como internação, procedimentos e até a rotina dentro do hospital.

“A ideia é conduzir semanalmente as escutas, com estes e outros pacientes, a depender do período de internação, e compilar um documento, assim como aquele entregue anualmente pelo Comitê, quando pudermos agrupar as demandas por temas”, acrescentou Peroni, que conduziu a primeira escuta.

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: confira o ‘Abre e Fecha’ dos serviços municipais de Jundiaí

Confira como será o funcionamento da Saúde, Transporte, Lazer e mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os serviços e equipamentos públicos da Prefeitura de Jundiaí poderão ter horários de funcionamento alterados na quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalho. Confira os detalhes e horários de funcionamento no período: Os setores administrativos em geral não terão expediente na quarta (1º), retomando o atendimento normal na quinta-feira (02). Paço Municipal; Unidades de Gestão externas; Complexo…

Continuar lendo

Jundiaí

Projeto Ludoteca estimula o desenvolvimento infantil através do brincar

Direcionado às crianças de três anos da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas ao programa Escola novadora

Publicado

em

Por

Na Emeb Professor Owen Zílio, atividade da semana com a turma do G3 foi com a história dos “Três Porquinhos e o Lobo Mau”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O projeto Ludoteca, direcionado às crianças de três anos (G3) da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas às aprendizagens das crianças pelo eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora. Com foco na promoção de experiências lúdicas, o projeto visa promover diversas atividades de acolhimento, centradas na Arte e na Cultura, tais como músicas,…

Continuar lendo
Publicidade