Obra da Emeb Candelário, da Vila Hortolândia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (2), gestores de Jundiaí se reuniram para discutir sobre o andamento de 10 obras, monitoradas pela prefeitura. Durante a reunião foram abordados projetos da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde, Esporte e Lazer, Educação e Cultura.

O encontro ocorreu virtualmente e abordou projetos das Plataformas de Saúde e Qualidade de Vida, de Educação e Cultura, de Segurança Municipal e Proteção do Cidadão e de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Confira os planejamentos em andamento:

Saúde

  • Reforma e a adequação da UPA Hortolândia e o Pronto Atendimento;
  • Construção da casa de apoio da mesma UPA (voltada aos profissionais que trabalharão na unidade);
  • Finalização do projeto para a construção do Centro de Especialidades da Vila Progresso.

Esporte e Lazer

  • Construção da pista de skate no Centro Esportivo Professora Helena Cestari – que aguarda a autorização do Ministério da Cidadania para utilização de recursos com contrapartida de R$ 82 mil;
  • Reforma das canchas de bocha;
  • Construção da sala de ginástica do Centro Esportivo Antônio de Lima.

Educação

Foram discutidas obras da Emeb Joaquim Candelário de Freitas:

  • A escola receberá, este mês, a implantação de um elevador e, em seguida, será feita a ligação da energia pela CPFL;
  • Também foram tratadas as obras para melhorar a ambiência das Emebs Professor Anézio de Oliveira e Professora Abigahil Alves Fêu Borin.

Cultura

  • Obras do Centro das Artes;
  • Implantação de passeio frontal no Complexo Fepasa.

Segurança Municipal

  • Construção da sede da Central de Urgência e Emergência, que abrigará a GM, SAMU e Defesa Civil. A obra terá a licitação da obra iniciada em breve.

Assistência e Desenvolvimento Social

  • Construção da casa de passagem para moradores de rua, em andamento na região da Vila Arens.

[tdj-leia-tambem]

Todos os projetos são acompanhados pelo Escritório Central de Projetos (ECP), que utiliza ferramentas da iniciativa privada para agilizar as entregas. O ECP foi implantado pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado.

Junto às unidades de gestão, o escritório capacita servidores para lidar com ferramentas digitais, monitora o andamento dos projetos e analisa dados de inteligência para fomentar uma gestão estratégica. Cada projeto conta com um gerente de projetos que faz seu acompanhamento, inclusive em campo, quando necessário.

De acordo com o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a proposta é acompanhar o estágio de cada projeto para destravar a execução dos cronogramas de entregas para a população.

“O nosso modelo de gestão utiliza o gerenciamento de projetos como ferramenta para planejar, avaliar e controlar cada um dos projetos e obras prioritários da Prefeitura. Assim, potencializamos o uso dos recursos públicos, com mais eficiência na ponta e melhores resultados para os munícipes, que recebem a obra ou o serviço dentro do prazo”, explica Parimoschi.

Recentemente, Jundiaí foi eleita a cidade que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos. “Isso está relacionado com nosso modelo de governança”, explicou o gestor.