Prefeitura de Jundiaí oferece mais de 260 vagas gratuitas para Oficinas Culturais
Connect with us

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí oferece mais de 260 vagas gratuitas para Oficinas Culturais

Voltadas para diferentes públicos, as aulas são nos segmentos de Dança, Teatro, Audiovisual, Literatura, Música, Artes Plásticas e Cultura Popular

Published

on

Atualizado há

Espaço Expressa grande parte das oficinas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), disponibiliza mais de 260 vagas para 19 oficinas culturais gratuitas. Voltadas para diferentes públicos, as aulas destinam-se desde a bebês a partir dos três meses até adultos de 65 anos.

Com encontros no Espaço Expressa, Pinacoteca, Biblioteca Nelson Foot e Fábrica das Infâncias Japy, as oficinas são nos segmentos de Dança, Teatro, Audiovisual, Literatura, Música, Artes Plásticas e Cultura Popular.

Os interessados em participar devem fazer sua inscrição online, no link específico (confira abaixo). Os contemplados serão por ordem de inscrição até completar o número de vagas oferecidas, os quais receberão por e-mail a confirmação da inscrição.

Confira as oficinas:

Espaço Expressa

Dança – Jazz dance

Arte-educador: Renata Pelegrini Pupo
A Oficina de Jazz Dance é uma oportunidade para as crianças explorarem e desenvolverem uma paixão pela expressão artística através da dança. As aulas ensinam as bases técnicas do Jazz Dance de forma adequada à idade dos alunos. Faixa etária: 7 a 11 anos.

Dia da semana: segunda-feira, das 9h às 10h | Início: 5/2/2024
Vagas: 7 (sete)
Link: https://forms.gle/ECCqa9yBH3yREzHq7

Dança – Ballet clássico (adulto)

Arte-educador: Fernanda Martins Serra Matos
As aulas de Ballet Clássico proporcionam não só o equilíbrio físico, mas também mental, onde a concentração faz toda a diferença na evolução. De uma forma leve serão ensinadas as técnicas do Ballet, fazendo com que cada um encontre seu momento de expressividade e autocuidado. Na parte física, a coordenação motora é bastante estimulada, junto com movimentos orgânicos da Dança Clássica. Faixa etária: 26 a 65 anos.

Dia da semana: segunda-feira, das 11h às 12h30 | Início: 22/1/2024
Vagas: 5 (cinco)
Link: https://forms.gle/ZYMPPE8J5Zad8nkK7

Dança – Ballet clássico

Arte-educador: Renata Pelegrini Pupo
A Oficina de Ballet Clássico oferece para jovens iniciantes uma introdução ao mundo da dança clássica, desenvolvendo as técnicas básicas e trazendo muitos benefícios para os praticantes, como melhora na postura, consciência corporal, flexibilidade e equilíbrio. Faixa etária: 12 a 25 anos.

Dia da semana: segunda-feira, das 14h às 15h | Início: 5/2/2024
Vagas: 15 (quinze)
Link: https://forms.gle/McLkcgXfrt7hE5r46

Teatro – Improvisação.Movimento.Som

Arte-educador: Maria Clara Teixeira Ferreira
Através de jogos cênicos e técnicas apropriadas serão trabalhados o criar e estar coletivamente. O teatro de coro traz inúmeras possibilidades de construção cênica a partir do movimento, do som e de improvisação. Faixa etária: de 18 a 65 anos.

Dia da semana: segunda-feira, das 16h às 17h30 | Início: 15/1/2024
Vagas: 12 (doze)
Link: https://forms.gle/327WDu6KVWp1J8LC7

Arte-educador: Abimael dos Reis Landim
O curso oferece uma introdução ao aprendizado do instrumento “Violão”, abarcando os  aspectos técnicos, posturais e musicais, bem como repertório apropriado ao desenvolvimento da sua técnica, prática e teoria, propiciando aos educandos experiências e vivências diversas dos conceitos musicais aplicados aos instrumentos. Faixa etária: a partir de 25 anos.

Dia da semana: terça-feira, das 9h às 10h30 | Início: 16/1/2024
Vagas: 11 (onze)
Link: https://forms.gle/EwD8kFLVwtnpgYyq8

Música – Musicalizando através do ukulele

Arte-educador: Abimael dos Reis Landim
O curso vem oferecer uma introdução ao aprendizado do instrumento ensinando a prática  do ukulele por meio de uma linguagem adequada à introdução nesse universo sendo  iniciantes e aprendizes pois o conteúdo será abordado na perspectiva da iniciação à prática do instrumento “Ukulele”, nas modalidades Soprano e concerto e tenor. Faixa etária: a partir de 18 anos.

Dia da semana: terça-feira, das 10h30 às 12h | Início: 16/1/2024
Vagas: 11 (onze)
Link: https://forms.gle/EobCGDV4XgpUWkgFA

Audiovisual – Introdução à história do cinema mundial

Arte-educador: Erik Fernando Tavernaro
Estruturada em 12 módulos, a oficina pretende abordar a evolução da linguagem audiovisual ao longo dos últimos 130 anos, desde a primeira exibição cinematográfica, promovida pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, na cidade de Paris, em 1895, até as primeiras décadas do século XXI. Faixa etária: a partir de 18 anos.

Dia da semana: terça-feira, das 19h30 às 21h | Início: 16/1/2024
Vagas: 25 (vinte e cinco)
Link: https://forms.gle/MQDqLjLBtvmd9rMEA

Música – Flauta doce

Arte-educador: Cláudia Guedes de Oliveira Paiva
Desenvolvimento musical através da Flauta Doce – história e repertório. A trajetória inclui história e repertório do instrumento mais antigo do mundo. Faixa etária: a partir de 7 anos.

Dia da semana: quarta-feira, das 9h às 10h30 | Início: 31/1/2024
Vagas: 10 (dez)
Link: https://forms.gle/Q32ggY3haV2sAnTv5

Música – Ukulele para crianças – iniciação musical ao instrumento

Arte-educador: Cahê Gustavo Nunes Boldrini
A oficina propõe um primeiro contato com o universo musical através do ukulele. Os alunos vão aprender os primeiros acordes, as primeiras músicas e passear pelas notas com o instrumento e desenvolver a sensibilidade musical através de jogos que envolvem música e movimento. Faixa etária: de 7 a 11 anos.

Dia da semana: quarta-feira, das 16h às 17h | Início: 10 /1/2024
Vagas: 5 (cinco)
Link: https://forms.gle/iXAZs8DPZEUtZouj8

Teatro físico e mímica

Arte-educador: Odair Fonseca de Souza
A oficina possibilitará ao aluno a experiência e a vivência teatral através do compartilhamento e do exercício de técnicas do Teatro Físico, com o propósito de potencializar a sua capacidade expressiva, desenvolvendo habilidades motoras, físicas, sensoriais, cognitivas, sensíveis, artísticas e criativas. Faixa etária: de 18 a 25 anos.

Dia da semana: quinta-feira, das 9h às 10h30 | Início: 11/1/2024
Vagas: 20 (vinte)
Link: https://forms.gle/HUpmXedA97d1cMHH7

Arte-educador: Jarbas José Francisco (Mestre Pássaro)
Capoeira: união de esporte, cultura, dança e música, a arte que carrega o simbolismo da cultural afro-brasileira desde os primórdios de nosso país. Através de ações educativas e culturais, serão apresentados os conceitos e filosofia dessa arte, valorizando e resgatando a cultura afro-brasileira na cidade de Jundiaí. Faixa etária: de 4 a 11 anos.

Dia da semana: quinta-feira, das 19h30 às 21h | Início: 11/1/2024
Vagas: 5 (cinco)
Link: https://forms.gle/hzAvCVRB8RBnVSR66

Música – Pandeirada (percussão)

Arte-educador: Alexandre de Lima Faria (Bocudo Faria)
O projeto pandeirada vem com a ideia de descolar a imagem do pandeiro do samba e experimentá-lo em outros ritmos. Praticar e aprimorar as técnicas de forma simples para que todos possam empunhar e tocar este instrumento. A pandeirada traz a inspiração do trabalho individual e a amplificação do resultado coletivo a cada encontro. Faixa etária: a partir de 18 anos.

Dia da semana: sexta-feira, das 14h às 15h30 | Início: 12/1/2024
Vagas: 10 (dez)
Link: https://forms.gle/NwtFQqj66gpMpNjg6

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

Artes Visuais – Arte Terapêutica

Arte-educadora: Mariana Vilela Falaschi
Proporcionar aos participantes a expressão do seu mundo interno através do desenho e da pintura de forma espontânea. Estimular as funções pensamento e sentimento, proporcionando momento de relaxamento, alívio das tensões e reconhecimento de suas potencialidades através de atividades artístico-expressivas. Faixa etária: 12 a 65 anos.

Dia da semana: sexta-feira, das 10h às 11h30 | Início: 12/1/2024
Vagas: 12 (doze)
Link: https://forms.gle/oBszLLQQ8j4qPWdNA

Fábrica das Infâncias Japy

Dança – Babyclass (ballet clássico)

Arte-educadora: Raquel Matias Medéia
A proposta da oficina é que os bebês participem do universo do ballet. Através da contação de histórias, exploração de elementos, apreciação das músicas clássicas e estimulação do desenvolvimento motor, a oficina terá como base a estimulação dos movimentos das pernas e pés, das mãos e braços, o girar, o saltar, oferecendo um ambiente de exploração, expressão, interação e brincadeira. Público-alvo: 6 meses a 3 anos.

Dia da semana: terça-feira, das 9h30 às 10h30 | Início: 6/2/2024
Vagas: 15 (quinze)
Link: https://forms.gle/j8oWtpedDZ6ohyZx5

Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot

Literatura – Arte impressa: recurso criativo e registro histórico

Arte-educadora: Gabriela Santos de Matos (Gabizine)
A oficina busca explorar os caminhos da arte impressa e independente através do estímulo à produção de expressões artísticas como fanzines, lambe-lambes e peças gráficas. Público-alvo: a partir de 12 anos.

Dia da semana: terça-feira, das 18h às 19h30 | Início: 16/1/2024
Vagas: 30 (trinta)
Link: https://forms.gle/6sToxyAJHpH3qr1dA

Literatura – Oficina Publicando livros – da escrita à impressão

Arte-educador: Matheus de Alexandro Flores (Podre Flores)
A oficina apresentará todas as etapas necessárias para a feitura de um livro, desde a criação literária até meios de viabilizar a publicação. Ao final, haverá o lançamento de um fanzine com o material elaborado em aula. Público-alvo: a partir de 12 anos.

Dia da semana: quarta-feira, das 19h às 20h30 | Início: 17/1/2024
Vagas: 15 (quinze)
Link: https://forms.gle/93tqSs1DJTMS7BAK7
Obs.: Oficina com duração de 6 meses

Literatura – Oficina de escrita criativa

Arte-educador: Hildon Vital de Melo (Camaleão Albino)
A oficina tem por objetivo desenvolver habilidades técnicas e referências para a escrita literária. A partir da conceção das ideias de um projeto literário (poemas, contos, crônicas ou início de um romance), passando pelas informações básicas e trocas de experiências para orientação de escritores e escritores iniciantes e finalizar oferecendo mecanismos, referências e estratégias para produção de obras literárias pelos participantes. Público-alvo: 26 a 65 anos.

Dia da semana: terça-feira, das 19h20 às 20h50 | Início: 23/1/2024
Vagas: 25 (vinte e cinco)
Link: https://forms.gle/fQWUv14Z3wbQMXqm7

Literatura – Oficina de escrita criativa

Arte-educadora: Thalita Kely Cini
Objetivo da oficina é despertar o conhecimento literário, motivar o aprendizado da leitura, interpretação e escrita por meio de aulas criativas, lúdicas e eficientes. Público-alvo: a partir de 15 anos.

Dia da semana: quinta-feira, das 14h30 às 16h | Início: 18/1/2024
Vagas: 15 (quinze)
Link: https://forms.gle/Mn3i4RpepoWwqA2P9

Artes visuais – Cor e forma – a composição na prática artística

Arte-educadora: Renata Limeira Rodrigues
O conteúdo da oficina visa trabalhar com diferentes propostas artísticas através da pintura, desenho, colagem, em que são explorados conceitos como: cor, linha, forma, perspectiva e profundidade, alinhados a referências teóricas da arte e a apresentação de diferentes técnicas do campo artístico visual. Público-alvo: a partir dos 14 anos.

Dia da semana: sábado, das 10h30 às 12h | Início: 20/1/2024
Vagas: 15 (quinze)
Link: https://forms.gle/hiVSmvhPQiUfhzLk8
Obs.: Oficina com duração de 6 meses

Endereços:

Espaço Expressa: Avenida União dos Ferroviário, 1760 – Centro
Pinacoteca Diógenes Duarte Paes: Rua Barão de Jundiaí,109 – Centro
Fábrica das Infâncias Japy: Rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens
Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot: Avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos

Jundiaí

Mc Tour leva alegria para crianças e idosas da Associação Almater de Jundiaí

O Mc Tour reúne quinzenalmente grupos de crianças de Jundiaí para aproveitar as atrações do Mundo das Crianças e lanchar no McDonald’s.

Published

on

Menino em mesa do McDonald's de Jundiaí, participando do programa Mc Tour
No programa, a manhã de diversão é finalizada no McDonald´s na avenida Nove de Julho (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã de terça-feira (18), 17 crianças da Associação Almater, do Jardim São Camilo, em Jundiaí, participaram da nova edição do Mc Tour. Além disso, os pequenos tiveram a companhia de um grupo de seis idosas, também assistidas pela entidade. Juntas, elas desfrutaram de um dia de lazer no Mundo das Crianças, parque administrado pela DAE Jundiaí. O Mc Tour,…

Continue Reading

Jundiaí

Trecho da Latorre em Jundiaí será interditado a partir de quarta-feira (19)

A previsão é que esse trecho da obra da DAE Jundiaí na Latorre seja concluído até sexta-feira (21). Saiba mais.

Published

on

Trecho da Avenida Latorre em Jundiaí
A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte sugere a utilização de rotas alternativas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de quarta-feira (19), um trecho da Avenida Luiz Latorre em Jundiaí, próximo à Churrascaria da Fazenda (sentido Rodovia João Cereser) será interditado para o remanejamento do emissário da DAE Jundiaí. No local da interdição, a circulação de veículos no sentido da Avenida 9 de Julho será feita por meio de uma faixa reversível. A previsão é que esse…

Continue Reading

Jundiaí

Ação pelo Grendacc marca chegada do Outback ao Maxi Shopping Jundiaí

Outback doou R$ 20 mil em gift cards de R$ 100 para o Hospital da Criança, que comercializará para o público geral e utilizará os recursos para sua manutenção.

Published

on

Pessoas segurando um cheque representando R$ 20 mil em gift cards do Outback do Maxi Shopping Jundiaí para o Grendacc
Foto: Divulgação/Outback Maxi Shopping Jundiai

A inauguração do Outback Steakhouse do Maxi Shopping Jundiaí, na última segunda-feira (17), foi marcada por um grande gesto de solidariedade. Em parceria com o Hospital da Criança do Grendacc, o restaurante doou R$ 20 mil em gift cards para a instituição, que serão vendidos para arrecadar fundos para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas.…

Continue Reading

Jundiaí

Maxi Shopping divulga vencedor de Renault Kardian 0km

José Fernandes Antunes da Silva, de Jundiaí foi o grande vencedor da campanha de Dia dos Namorados do Maxi Shopping Jundiaí, e ganhou um Renault Kardian 0km.

Published

on

Homem idoso ao lado de carro Renault Kardian 0km no Maxi Shopping Jundiaí
O Maxi Shopping fica na Av. Antônio Frederico Ozanam, nº 6000, em Jundiaí (Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí)

O Dia dos Namorados foi de muitas emoções este ano para José Fernandes Antunes da Silva, de Jundiaí. Ele foi o grande vencedor da campanha do Maxi Shopping Jundiaí, e ganhou um Renault Kardian 0km. O sorteio aconteceu no último sábado, (15) pela Extração da Loteria Federal nº 5875, e a apuração aconteceu nesta segunda-feira (17). O número da sorte de José…

Continue Reading

Jundiaí

Villa Mistika em Jundiaí terá expositores esotéricos, ciganos e mais nesta sexta (21)

Uma das maiores feiras esotéricas do Brasil chega à 3ª edição em Jundiaí neste final de semana.

Published

on

Dançarinas em frente a painel do evento Villa Mistika em Jundiaí
Foto: Divulgação/Villa Mistika

A 3ª edição da Villa Mistika, uma das maiores feiras esotéricas do Brasil, chega a Jundiaí com uma programação de arte, bem-estar e espiritualidade. O evento, que acontece no Parque da Uva entre os dias 21 e 23 de junho, terá entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Atividades para todos os gostos na Villa Mistika…

Continue Reading