Prefeitura de Jundiaí publica decreto de emergência para dengue
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí publica decreto de emergência para dengue

A cidade acumula, conforme último Boletim de Arboviroses, 2.796 casos confirmados da doença

Publicado

em

Atualizado há

Ações têm sido feitas em todas as regiões da cidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí decretou situação de emergência no âmbito da saúde pública no Município, em razão da crescente proliferação do mosquito Aedes aegypti e do aumento dos casos de dengue. O Decreto n.º 33.891, de 27 de março de 2024, está publicado na Imprensa Oficial desta segunda-feira (1).

A cidade acumula, conforme último Boletim de Arboviroses, 2.796 casos confirmados da doença. Desses, 2.099 são autóctones, 146 importadas e 551 estão em investigação para determinação de local de transmissão.

“De maneira permanente, sempre atuamos no combate e prevenção das arboviroses. Em outubro, houve implemento das ações e, em dezembro, com os alertas emitidos pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, instalamos a Sala de Situação para monitorar o cenário e reforçar as estratégias. Neste momento, diante do aumento de casos, a exemplo do que ocorre no País, declaramos estado de emergência. Até então, acompanhávamos o decreto do Estado”, esclarece o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A situação de emergência permite ao Município a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do aumento de casos, com maior flexibilidade. Entre elas: a aquisição de insumos e materiais; a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergência; a prorrogação, na forma da lei, de contratos e convênios administrativos que favoreçam o combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue e de outras arboviroses; e a contratação de servidores, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

A partir do decreto, em vigor por quatro meses, podendo ser prorrogado a depender da situação, também fica instituído o Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue, composto por representantes de diversas Unidades de Gestão e dos hospitais da cidade, para elaborar e implementar mais estratégias, coordenar ações de mobilização junto à população, entre outras iniciativas.

“O Poder Público está agindo. Diariamente, as equipes estão nas ruas vistoriando os imóveis, buscando os criadouros do mosquito e orientando a população; nossos servidores foram treinamos para atendimento integral dos casos nos serviços de saúde, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde; atividades educativas estão sendo desenvolvidas em escolas; está ocorrendo nebulização veicular em localidades com alta transmissão; houve reforço na coleta de inservíveis; e temos campanhas para conscientização da população nas ruas. Mas é essencial que a população faça a sua parte, eliminando quaisquer objetos que possam acumular água. 85% dos criadouros estão nas residências. Se o mosquito não nasce, não temos a doença”, acrescenta Texera.

Jundiaí

Rodada contribui para transformar relacionamento em negócios

ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite de quinta (18), com a participação de empreendedores de diferentes segmentos

Publicado

em

Por

A ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite desta quarta-feira, com a participação de empreendedores de diferentes segmentos. Para a Rodada, a concessionária foi transformada em um ambiente agradável, estilo bar, com bufê servindo petiscos e chope, o que criou uma atmosfera descontraída e propícia para o relacionamento e conexões entre os empresários. A presidente Leandra…

Continuar lendo

Jundiaí

De olho na sustentabilidade, Prefeitura de Jundiaí testa mais dois veículos 100% elétricos

Em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, carros estão destinados para uso da Unidade de Mobilidade e Transporte

Publicado

em

Por

Os veículos 100% elétricos serão testados pelas equipes da UGMT por 15 dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Seguindo a tendência dos principais países europeus e preocupada com a necessidade da redução da poluição do meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou o município no encontro “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação”

Publicado

em

Por

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura. Foto: Divulgação/Índio Reis

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças. Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades

A Conferência Municipal será realizada no dia 15 de junho de 2024, sábado, durante todo o dia, no Espaço Expressa

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) se reuniu nesta quinta-feira (18), de forma extraordinária, a convite da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o objetivo de iniciar os preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades. Essa será uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Governo Federal com…

Continuar lendo

Jundiaí

ATEAL celebra 100 mil pessoas atendidas e 41 anos de dedicação

Fundada em 1982, é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a oferecer terapias especializadas para indivíduos com desafios auditivos e de comunicação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/ATEAL

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) anunciou que ultrapassou a marca de 100 mil pacientes cadastrados e assistidos. Este marco não apenas reflete o compromisso contínuo com aqueles que enfrentam dificuldades auditivas e de comunicação, como também celebra os 41 anos de trabalho e dedicação da instituição. "É gratificante saber que nosso espaço tem sido um refúgio…

Continuar lendo
Publicidade